
A vistoria e monitoramento iniciaram nesta quarta-feira (29) em portos do município e devem durar cerca de 30 dias. Conforme o ICMBio, nesta fase há a orientação e verificação do cumprimento de medidas de enfrentamento ao coronavírus. Entretanto, a partir da semana que vem, os trabalhos serão mais fiscalizatórios mais incisivos nas embarcações.
"Tem uma norma da Anvisa, que é a nota técnica 047/2020, que fala sobre algumas medidas que devem ser adotadas por tripulantes e passageiros. temos um check-list de vistoria, conversamos com o proprietário, tripulação e passageiros, e verificamos se estão cumprindo as recomendações", informou gestor do ICMBio em Santarém, Maurício Santamaria.
Entre as medidas estão:
Distanciamento de dois metros entre as redes;
50% de lotação de passageiros;
Uso de máscaras por passageiros e tripulantes;
Local para higienização das mãos com água e sabão;
Álcool em gel;
Utensílios de cozinha descartáveis ou higienizados;
Limpeza e desinfecção de superfícies de maior contato.
As embarcações voltarão a ser vistoriadas nas próximas semanas para verificação da adequação, com equipe formada pelo ICMBio, Capitania dos Portos e órgão sanitários. Caso não cumpram, poderão sofrer sanções administrativas.
"Estamos priorizando as embarcações que têm acesso às populações tradicionais e áreas indígenas, porque eles são vulneráveis, população de risco. Temos trabalhado nesse primeiro momento com 32 embarcações que têm acesso ao Tapajós e Arapiuns", informou Maurício Santamaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário