quarta-feira, 15 de abril de 2020

Enem 2020: prazo para pedir isenção de taxa e justificar ausência termina dia 17 de abrl

Termina nesta sexta (17) o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar os R$ 85 da taxa precisa se encaixar nos critérios do edital. O resultado será divulgado em 24 de abril.
A solicitação só é aceita por meio da Página do Participante, plataforma virtual do exame. É importante ressaltar que o procedimento não garante a inscrição no Enem 2020, que estará disponível nos dias 11 e 22 de maio de 2020.
Quem Tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem?
Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que tenham renda de até 1 salário mínimo e meio por pessoa da família.
Estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que possuem renda de meio salário mínimo por pessoa ou que tenha renda familiar de até 3 salários mínimos.
Estudantes que obtiveram o certificado do Ensino Médio pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Os estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública são gratificados com a isenção automática. Não é necessário se inscrever para esse processo de análise.
Justificativa de Ausência Enem 2019
O participante que conquistou a isenção em 2019 e não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir nova gratuidade neste ano.
O solicitante que se inscreveu no ano passado, conseguiu a isenção e faltou às provas deverá formalizar o pedido e anexar os itens comprobatórios na Página do Participante, pela internet.
Receba todos os dias no seu WhatsApp as principais notícias do Portal RB1 CLIQUE AQUI
Veja o passo a passo para solicitar a isenção:
1. O candidato deve entrar na página do participante, no site do Enem, e clicar em "Isenção";
2. O próximo passo é informar o CPF e a data de nascimento;
3. Se o candidato for um dos que conseguiu isenção em 2019, mas foi ausente, o sistema vai pedir uma justificativa;
4. Depois disso, a página vai mostrar as regras da isenção e os deveres do participante. É preciso ler com atenção e clicar em "Li e concordo";
5. Os dados pessoais registrados na Receita Federal serão apresentados na tela. Se estiverem incorretos, o solicitante pode corrigir enquanto continua a inscrição;
6. Após esta etapa, o candidato deverá preencher CEP, endereço e informações sobre o ensino médio;
7. Depois disso, será necessário confirmar a solicitação e preencher um questionário socioeconômico com 25 perguntas;
8. Na última etapa, o participante deverá inserir uma foto atual.

Calendário do Enem

Confira as principais datas para realizar a prova:
Divulgação dos resultados de isenção de taxa e justificativa de ausência: 24 de abril
Solicitação de recursos caso a isenção ou justificativa de ausência sejam negadas: 27 de abril a 1º de maio
Inscrições: 11 a 22 de maio
Pedido de atendimento especial: 11 a 22 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio
Pedido de uso de nome social: a partir de 25 de maio
Provas: 1º e 8 de novembro
Gabarito: 11 de novembro
Resultado individual: janeiro de 2021

Cadastro

Para justificar a ausência em 2019 e/ou solicitar a isenção em 2020, os participantes precisam se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso pode ser feito pela Página do Participante do Enem.
A senha deve ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame; desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em janeiro de 2021.

Enem Impresso e Enem Digital

As regras para pedir gratuidade são as mesmas para quem optar por se inscrever na versão digital do exame, que terá aplicação-piloto para 100 mil participantes. As provas do Enem Digital estão previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, em 1º e 8 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário