Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) avançou mais uma
etapa para atendimento presencial gradativo dos cidadãos nas agências.
Nos últimos dias, foram publicadas as portarias 1.413 e 982 e
Retificação no Diário Oficial da União (DOU), para formalizar e padronizar o
fluxo operacional interno para ampliação dos atendimentos presenciais
disponíveis para agendamento.
Desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o INSS tomou
uma série de medidas para evitar aglomerações nas unidades de atendimento e
restringiu o atendimento presencial mediante agendamento apenas aos serviços
que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias
médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação
administrativa.
Com a publicação das novas portarias, a partir do dia 14 de
março, o cidadão vai poder agendar atendimento presencial para todos os
serviços disponíveis no portal e aplicativo Meu INSS. Isso inclui pedidos de
aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros
documentos, obtenção de resultados, entre vários outros. Ao todo, 91 serviços
do INSS já são passíveis de atendimento de forma digital.
O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS (site
gov.br/meuinss e aplicativo para celulares) e telefone 135. É importante frisar
que esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem
a necessidade de comparecimento nas agências.
Atendimento espontâneo
Outro ponto trazido pelas portarias 1.413 e 982 é a retomada
do atendimento realizado sem agendamento prévio, o chamado atendimento
espontâneo. Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à
internet ou telefone, como preveem as normas, ele vai poder procurar as
agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas.
As unidades que vão conseguir prestar este tipo de
atendimento dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento serão
definidas após 30 de março.
O INSS reforça seu compromisso social com a população em
manter o atendimento contínuo com constantes aprimoramentos para que nenhum
segurado seja prejudicado.
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