Filiação ao Partido Progressista aconteceu na quarta-feira, dia 30, em Belém.
![]() |
José Maria Tapajós assinou ficha de filiação no PP/Divulgação |
Durante reunião que
aconteceu na quarta-feira, dia 30 de março, em Belém, o deputado estadual José
Maria Tapajós, que até então era do PL (Partido Liberal), assinou sua filiação
ao Partido Progressista (PP), e anunciou que é pré-candidato a Deputado
Estadual nas eleições que acontecerão em outubro deste ano.
No ato de sua filiação, José Maria Tapajós esteve acompanhado do presidente do PP no Pará, o deputado federal Cristiano Vale, e do vice-presidente Renato Ogawa, que é prefeito de Barcarena.
“Acabei de me filiar ao Partido Progressista (PP). Como diz o ditado: o bom filho à casa torna. Foi por este partido que tive a felicidade de ser reeleito Vereador em 1992. Me sinto muito feliz por estar de volta. Agradeço por ter sido bem recebido pelo presidente estadual, deputado Cristiano Vale e pelo vice
presidente, prefeito, Renato Ogawa”, assim se manifestou José Maria Tapajós.
Saiba quem é José Maria Tapajós
A vida política de José Maria Tapajós iniciou em 1988, quando foi eleito vereador de Santarém, com 847 votos. Foi reeleito, em 1992, com 1.518 votos e, em 1996, reeleito pela 3º vez com 2.794 votos. Entre o 2º e 3º foi Vice-Presidente e Presidente da Câmara Municipal.
Na eleição de 2000, já reeleito para o 4º mandato com 3.018 votos, ocupou a função de líder do Governo na Câmara e integrou a 5ª Comissão, uma das mais atuantes do Poder Legislativo, que trata das questões que envolvem a Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente, Obras Públicas, Terras e
Bens Patrimoniais do Município.
Em 2004, assumiu seu 5º mandato consecutivo, com a expressiva votação de 3.677 votos, sendo o 3° mais votado.
Em 2005 e 2006 exerceu a função de Presidente da 2ª comissão Permanente, que trata de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação. E em 04 de dezembro de 2006 foi eleito, por unanimidade, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, para o biênio 2007/08.
Em 2008 veio a 6º reeleição para Vereador, desta vez com a maior votação da história do município de Santarém. Alcançou o número recorde de 5.599 votos.
Em 01 de janeiro de 2009, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santarém e, logo em seguida, assumiu o cargo de Prefeito Municipal interino, onde ficou até o dia 12 de junho do mesmo ano.
Em 2009, recebeu do Poder Executivo Municipal, a Medalha Pe. João Felipe Bettendorf, pelos relevantes serviços prestados ao município de Santarém. Em dezembro de 2010, foi reeleito ao 4° mandato como Presidente do Legislativo Municipal, para o biênio de 2011 e 2012.
Também em 2011 foi agraciado com o título de honra do Mérito Legislativo, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado.
Em 2012, na comemoração dos 350 anos de Santarém, foi homenageado com um Título Honorífico por servir ao município. Em dezembro de 2012, recebeu o Título de Honra ao Mérito, por indicação do
Vereador Gerlande Castro, outorgado pela Câmara Municipal de Santarém.
Neste mesmo período, foi escolhido pelo seu partido, na época o PMDB, para concorrer às eleições municipais, no cargo de Prefeito, mesmo já estando em plena articulação para mais um mandato de Vereador. Atendeu ao pedido das principais lideranças estaduais, na pessoa do Senador Jader Barbalho
e Helder Barbalho e foi substituído, por seu filho Junior Tapajós, que foi eleito como o segundo Vereador mais votado, com 3.697 votos. Naquele ano, José Maria Tapajós obteve 21.155 votos, sendo o 3º candidato mais votado.
Em 2014 concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa, pelo Partido Humanista da Solidariedade, PHS e obteve 17.689 votos.
Em 2016, quatro anos fora do cenário político e já filiado ao Partido da República, PR (Hoje, PL), foi convidado pelo ex Deputado Estadual, Nélio Aguiar, para compor uma aliança com os Democratas, na chapa majoritária, no cargo de vice-Prefeito. No dia 02 de outubro, veio a resposta: a vitória nas urnas com 96.034, uma diferença de 38.834 mil votos, para o segundo colocado.
Nas eleições de 2018, já exercendo o cargo de vice-Prefeito, concorreu ao cargo de Deputado Estadual pelo PL, alcançando a expressiva votação de 26.286 votos, ficando assim na primeira suplência. No dia 05 de janeiro de 2020, com a eleição do então deputado estadual, Renato Ogawa, para prefeito de Barcarena, assumiu, após 32 anos de vida pública, a vaga na Assembleia Legislativa, com o grande desafio de representar e trabalhar por sua região e por todo o estado do Pará.
Fonte: Portal Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário