quarta-feira, 30 de março de 2022

Dados da OMS apontam que Brasil terá mais de 20 mil novos casos de câncer colorretal em 2040

Para o especialista Luís Eduardo Werneck, a prevenção e o diagnóstico cedo são grandes aliados do tratamento.

Diagnóstico precoce é fundamental/ Reprodução


O câncer colorretal acomete muitos brasileiros, tanto que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há a previsão para 2040, que cerca de 23,9 novos mil casos da doença serão diagnosticados no país. O mês de março foi escolhido para a realização da campanha de combate e prevenção do câncer colorretal.  

Já na América Latina, a previsão é de que tenham 64,6 mil novos casos. Segundo o médico oncologista doutor Luís Eduardo Werneck, a prevenção está ligada diretamente aos bons hábitos: alimentação balanceada, rica em fibras, legumes e verduras, além de exercícios físicos. “Evitar consumo de embutidos, de fritos e muita gordura melhora, ou seja, diminui a chance que todos nós temos de desenvolver um câncer colorretal.” 
 
Quanto aos sintomas, o especialista alerta. “O câncer é uma doença que costuma causar muitos sintomas, porém a maioria deles tardio. Então, se você por esperar ou sintomas para talvez suspeitar de câncer você já vai diagnosticar um câncer num estágio muito avançado”, afirma. 
 
“Mas em termos de câncer colorretal, o principal sintoma é sangue nas fezes, sangue vermelho vivo nas fezes é uma condição obrigatória de se buscar o médico e de se realizar uma colonoscopia. Outros sintomas, por exemplo, são emagrecimento sem explicação, dificuldade para evacuação, dor abdominal ou no baixo ventre. Outros sintomas podem acontecer já em fase da doença mais avançada. Dor na região do fígado quando já há metástases, tosse”, diz Luís Eduardo Werneck. 
 
Para o especialista, a prevenção e o diagnóstico cedo são grandes aliados do tratamento. “Sabemos que o equilíbrio, tanto do corpo quanto da mente, faz diferença para a gênese, para se desenvolver, se ter ou não se ter várias doenças, dentre elas o câncer. Os dois principais que devem ser evitados de sobremaneira são o álcool em excesso, bebidas alcoólicas em geral, e claro, o fumo excessivo ou quiçá parar de fumar imediatamente. Isso reduz bastante o risco de todos os cânceres, inclusive o câncer colorretal.” 


Com informações da Ascom Oncológica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário