terça-feira, 22 de março de 2022

Incra regulariza Gleba Parauari, em Jacareacanga, no oeste do Pará

É a primeira área da União legalizada dentro do município de Jacareacanga.

Francisco de Souza, superintende do Incra Oeste do Pará/Divulgação


Uma luta antiga que somente agora foi possível concretizar. O Incra, Superintendência de Santarém, no oeste do Pará, através da equipe técnica e do Superintendente Francisco de Souza, realizaram o serviço de georreferenciamento da área.   

A Gleba Pauari estava registrada no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Itaituba, com uma área de aproximadamente 407 mil hectares. Com a realização do georreferenciamento, foi desmembrado a área situada no município e comarca de Jacareacanga. Foi registrada no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Jacareacanga, a área de 368.317,3904 Hectares (Trezentos e Sessenta e Oito Mil, Trezentos e Dezessete Hectares, Trinta e Nove Ares e Quatro Centiares) localizada no município de Jacareacanga.  

A partir de agora, o INCRA poderá resolver uma velha luta dos posseiros desta Gleba, com a titulação. 

O prefeito Valdo do Posto está muito alegre, pois esta é a primeira área da União legalizada dentro do município de Jacareacanga, que pode, seus ocupantes serem titulados. Com isso, novos investimentos vão acontecer em Jacareacanga, pois com o documento da terra, dando assim a garantia aos agricultores e pecuaristas, haverá mudança na economia do Município, que hoje vive economicamente somente do ouro.  

O vereador Rui Baima, um dos líderes na luta pela questão da legalização fundiária do município de Jacareacanga, solicitou do INCRA uma visita no Município para cadastrar e em seguida titular os ocupantes que há anos trabalham nesta gleba, sem nenhuma garantia e hoje a felicidade é grande e todos sonham em receber seus documentos da terra. “Em breve, Jacareacanga, vai começar a produzir, seja na agricultura, seja na pecuária, isto é que esperamos”, disse Rui Baima.  

 

GLEBA SÃO BENEDITO 

Outra luta do município é com relação à titulação das terras da Gleba São Benedito, que estão registradas em nome do Iterpa - Instituto de Terras do Pará-Governo do Pará. Esta Gleba está localizada na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, inclusive além da área já registrada em nome do Estado, o Pará ganhou na justiça uma briga há anos com o Estado do Mato Grosso, faltando apenas o Estado do Pará fazer o georreferenciamento da área e registrar em Cartório para titular os ocupantes das terras.   

Até o mês de abril uma equipe do Iterpa deverá visitar a Gleba São Benedito para vistoriar os imóveis que estão com processos tramitando há mais de 10 anos no órgão para possível titulação. Esta Gleba, parte se encontra dentro do município de Jacareacanga e outra parte no município de Novo Progresso. 

 

Fonte: Portal Santarém 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário