| Terminal Hidroviário de Monte Alegre/Reprodução |
A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entrega na próxima quarta-feira (09), às 11h, as obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Monte Alegre - Argemiro Baía da Costa - no Baixo Amazonas, que vai beneficiar cerca de 60 mil habitantes da região.
O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), e o presidente da CPH, Abraão Benassuly, participarão da cerimônia de entrega, juntamente com autoridades locais.
Localizado às margens do rio Gurupatuba, o terminal hidroviário de Monte Alegre recebe embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para Belém, Santarém, Almeirim, Prainha e Macapá, no Amapá. Além disso, pelo porto é realizado o escoamento de produção da cidade, logo a obra também representa desenvolvimento econômico para o município.
Integração hidroviária
A obra foi realizada de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil, com investimentos de R$ 3,6 milhões do Estado. Com a reconstrução e adequação, o porto terá nova sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens.
O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.
Com as novas instalações, a expectativa é de que o Terminal Hidroviário de Passageiros de Monte Alegre ajude na integração do modal hidroviário paraense, junto com os terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém) e Óbidos, já entregues no Baixo Amazonas pela CPH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário