A demora pelo atendimento nas instituições bancárias em Santarém é um problema antigo. Lei municipal que limita atendimento ao usuário em até 45min não tem sido cumprida.
Fila em frente à agência da Caixa Econômica, na avenida Tapajós, em Santarém/Foto: G1
Comissão de Direito e Defesa do Consumidor da OAB
Subseção Santarém, entrou com uma ação na
justiça contra as agências bancárias de Santarém, no oeste do Pará, na terça-feira (15). Fiscalização realizada pela entidade em parceria com o Procon e Vigilância Sanitária aponta aglomeração, desorganização e demora no atendimento pelas instituições.
A demora no atendimento nas instituições bancárias em Santarém é um problema antigo.
Além do direito do consumidor previsto em Lei Federal que estabelece normas de
proteção e defesa, Santarém
tem lei própria, que limita a espera do usuário por atendimento em até 45
minutos.
De acordo com a pescadora Raimunda Marques, que viajou de Prainha para Santarém para receber seu
benefício social, ela ficou desde às 3h da manhã em uma fila aguardando para
pegar a senha de atendimento de uma agência bancária.
“É uma humilhação! Estamos aqui desde às 3h da manhã. Quando queremos
resolver alguma coisa com o banco temos que vir para Santarém passar por esse sofrimento. Tem que haver
uma forma para melhorar esse atendimento. Já enfrentei uma outra situação aqui,
de chegar meia-noite e me depararei com uma fila enorme”, destacou a pescadora
Raimunda.
Para o empresário Anselmo Oliveira, até para resolver os problemas que
não demandam horas de atendimento é difícil.
“Vim aqui apenas para desbloquear uma senha. Tive que ficar aguardando a
minha vez em uma fila enorme. Infelizmente, no Brasil tudo se resolve com fila,
nosso direito não é assistido pelas instituições bancárias”, comentou.
O comerciante Ricardo Ferreira relata que as pessoas ficam altas horas
formando filas para serem atendidas noutro dia. “Todos os dias da semana, de
madrugada, já tem gente chegando nas agências e formando filas até o horário de
fechamento”, disse.
Segundo a presidente da Comissão de Direito e Defesa do Consumidor da
OAB, Cynthia Soares, o direito do consumidor tem sido anulado.
“Não adiante existir uma lei, que não tem sido cumprida. É por isso que
a OAB está preparando uma ação judicial aos bancos porque não estão cumprindo a
lei, administrativamente”, destacou a presidente da comissão Cynthia.
Além do descumprimento da Lei do direito do consumidor, os bancos
apresentaram irregularidades nos atendimentos.
“Realizamos uma fiscalização nas agências bancárias e foi detectado
diversas irregularidades, dentre elas, as principais que não estavam sendo
cumpridas, como a Lei das filas, a lei das prioridades e o decreto municipal de
prevenção à Covid-19. Os bancos foram autuados pelos órgãos de fiscalização
tanto Procon como Vigilância Sanitária”, disse Cynthia.
As agências bancárias foram notificadas pela OAB para terem acesso ao
relatório das irregularidades encontradas.
“As instituições foram chamadas na OAB onde foi repassado o relatório
geral da fiscalização. Na reunião os gerentes também justificaram que agências
em Santarém não tem
autonomia para novas contratações ou para abrirem novas agências, o que
certamente iria solucionar o problema”
Caixa Econômica Federal
A Caixa informou por meio de nota técnica que continua realizando ações
para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. Segundo a nota, o
banco ampliou o número de empregados para fortalecer a rede de atendimento,
principalmente, nas unidades que concentram grande números de pagamentos de
beneficiários sociais, afim de dar celeridade de atendimento e oferecer um
serviço de qualidade a todos os cidadãos.
Em Santarém foram
contratados 39 empregados e no estado do Pará 341 foram convocados entre os anos
de 2021 e 2022.
Nas agências dos banco em Santarém
foi realizada a capacitação dos profissionais para fazerem uma recepção
qualificada dos clientes. Antes da abertura das unidades, os funcionários
passam também por orientações de produtos, serviços e canais de atendimento
Caixa bem como atendimento aos clientes preferenciais e distribuição de senhas.
Fonte: G1 Santarém
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