terça-feira, 24 de março de 2020

Prefeitura de Santarém demite médico que cobrou máscara para atuar no combate ao coronavírus

O médico Rafael Matos, que divulgou mensagem nas redes sociais no final de semana, informando que a equipe estava atuando sem máscara na Unidade de Saúde do distrito de Alter-do-Chão, foi demitido pela Secretaria de Saúde de Santarém na segunda-feira, 23. Na mensagem gravada, o médico cobrou providências ao prefeito do município, Nélio Aguiar.
A dispensa do profissional revoltou os médicos do município, que divulgaram nota de de repúdio contra a medida e nesta tarde, representantes do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) se reúne com o secretário de Saúde, solicitando a readmissão de Rafael Matos.
Na nota, os médicos de Santarém, afirmam que apoiam Rafael Matos e ressaltam que o Conselho Federal de Medicina orienta e autoriza os médicos a suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional.
Eles complementam, que a demissão de um médico em pleno período de pandemia de covid-19 coloca em risco a sociedade, desestrutura o plano de contingência e as escalas pré-definidas de atendimento à comunidade local pela Secretaria de Saúde. 
Os médicos que divulgaram a nota pública, também pede providências ao Conselho Regional de Medicina, Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário