
De acordo com a Semsa, nesta primeira etapa serão disponibilizadas 10.000 (dez mil) doses da vacina, que já foram distribuídas para as Unidades de Saúde. Os idosos e profissionais de Saúde serão os primeiros a receberem a imunização por conta dos estudos que mostram que os casos mais graves de infecção pelo coronavírus, inclusive registro de morte em pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde, por estarem em trabalho de enfrentamento da doença.
Para evitar qualquer tipo de aglomeração as secretarias de Saúde da Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará implantarão a partir desta segunda-feira (23), no horário de 08h às 17h, um "Driver Thru" contra a gripe, com uma equipe de vacinação em frente ao Centro Cultural João Fona, para vacinar os idosos, sem precisar de seus veículos, como forma de ampliar as possibilidades de acesso a imunização.
Apesar da vacina contra influenza ter eficácia, somente nos casos de gripe mais comum, a imunização neste momento da pandemia do Covid-19, se dá para auxiliar os profissionais de saúde, quanto a avaliação por exclusão do diagnóstico em casos suspeitos de coronavírus, devido os sintomas serem confundidos com a doença.
Os idosos que não tiverem condições de ir até a Unidade de Saúde, as Equipes de Saúde irão até a residência dos mesmos, para o procedimento de imunização, baseados em relatório dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), já repassado para as Unidades.
O Cronograma da Campanha está programado da seguinte forma:
23/03 - Idosos e Profissionais de Saúde.
16/04 - Professores, Profissionais da Força de Segurança e Salvamento, doentes crônicos.
09/05 - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário