
O trabalho foi realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo os setores de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde, Atenção Básica, Atenção Especializada e Saúde da Família. Estabelece protocolos, normas de atuação, obrigações e responsabilidades na estratégia de conter o avanço da pandemia que assusta o mundo. Os planos de contingenciamento municipais foram recomendados pelo Ministério Público do Pará, para serem elaborados em caráter de urgência.

O documento vai nortear as ações no município de Marituba, definindo objetivos e metas dos setores envolvidos no combate e prevenção à doença.
Dentre as atribuições enumeradas no Plano, estão a captura de rumores diante de casos suspeitos; a notificação de casos suspeitos; e análise das informações das unidades notificantes.

O contingenciamento também trata da gestão dos insumos no município e da capacitação de recursos humanos para execução das ações de assistência e vigilância em saúde.
Com tudo isso, fica definida e consolidada a estratégia de Marituba para fazer frente aos casos da doença que já chegaram ao Pará, com risco de disseminação.
(Comus/Marituba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário