quinta-feira, 31 de março de 2022

STF derruba pensões especiais a familiares de ex-políticos do Pará

O caso foi analisado no Plenário virtual da corte, ferramenta que permite que os magistrados depositem seus votos à distância, fora dos holofotes da TV Justiça.

STF derruba pensões especiais/Reprodução



O Plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou, por unanimidade, uma série de decretos e leis do Pará que concediam pensões especiais e vitalícias a familiares de ex-prefeitos, ex-deputados (federais e estaduais), ex-vereadores e ex-sindicalistas. Os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que viu ‘tratamento privilegiado’ e apontou violação aos princípios da isonomia, da razoabilidade, da moralidade e da impessoalidade.

A decisão confirmou medida cautelar proferida por Alexandre de Moraes em novembro de 2021 – despacho que suspendeu a eficácia dos dispositivos questionados – e acolheu um pedido do governo do Estado, com pareceres favoráveis da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da União. A Assembleia Legislativa do Estado defendeu a manutenção das 14 normas impugnadas pelo Supremo, alegando ‘direito adquirido dos beneficiários’.

O caso foi analisado no Plenário virtual da corte, ferramenta que permite que os magistrados depositem seus votos à distância, fora dos holofotes da TV Justiça. O julgamento teve início no dia 18 e foi encerrado na sexta-feira, 25. O resultado foi proclamado nesta segunda-feira, 28.

Apesar de derrubar as pensões especiais, os ministros do STF optaram por modular os efeitos da decisão e assim os ex-beneficiários não terão de devolver os valores já pagos até a data do término do julgamento.

A ação analisada pelo colegiado foi ajuizada pelo governo Helder Barbalho em setembro de 2021, questionando cinco normas editadas antes da Constituição Federal, entre 1972 e 1987, e nove leis estaduais promulgadas entre 1988 e 2010. No caso das primeiras, o Supremo declarou a ‘não recepção’ pela Carta Magna, enquanto os dispositivos editados após a lei maior foram declarados inconstitucionais.

No pedido ao STF, o Estado do Pará argumentou que não havia ‘qualquer fundamento’ para a instituição de pensão especial em de dependentes de ex- agentes políticos. Nessa linha, o governo estadual evocou uma série de decisões sobre o mesmo tema entre elas a que, em 2018, declarou a inconstitucionalidade de normas que previam a concessão de subsídio mensal vitalício para ex-governador do Maranhão.

Em seu voto, Alexandre de Moraes ressaltou que o Supremo, em diversas oportunidades, repudiou a previsão de pensionamento vitalício para ex-agentes políticos, bem como para seus familiares.

Segundo o ministro, as normas questionadas pelo governo estadual “termina por materializar tratamento privilegiado, em plena dissonância com os vetores axiológicos que conformam o modelo constitucional político-previdenciário, vulnerando efetivamente os princípios republicano, da isonomia, da razoabilidade, da moralidade e da impessoalidade”.

“Com apoio nessas razões, e em consonância à ampla jurisprudência já consolidada na matéria, reputo as normas ora impugnadas incompatíveis com a Constituição de 1988”, registrou. (AE)

Relação dos beneficiados que agora perderam o direito de continuar recebendo os proventos do Estado do Pará:

1- Denise de Holanda Baker – Lei Estadual 5387, de 08/09/1987 (funcionário
179809/1-SEAD)
2- Laíse Sousa de Oliveira e Edgar Sousa de Oliveira – Lei 5.575, de 06/12/1989
(funcionários 5950275/1-SEAD e 5950273/1-SEAD)
3- Ivanilda de Fátima Gonçalves Souza – Lei 6.649, de 17/05/2004 (funcionário
54188265/1-SEAD)
4- Joaquina Simões Martins e Silva – Lei 5.613, de 20/11/1990 (funcionária
5206715/1-SEAD)
5- Maria da Silva Souza, Walcirlei Rufino de Souza e José Rufino de Souza
Filho – Lei 6.369, de 10/07/2001 (apenas este ultimo está no demonstrativo de
cálculo de folha da SEAD – funcionário 5923675/1-SEAD)
6- Julia Constantina Pampolha de Santa Brígida – Decreto de 31.05.1972
(funcionário 160938/1-SEAD)
7- Kátia Damasceno Seabra – Lei 5.577, de 06/12/1989 (funcionário 727660/3-
SEAD)
8- Lucileia da Costa Freitas – Lei 5.081, de 09/06/1983 (funcionário 163546/1-
SEAD)
9- Iracy Fayad Silva e Maria Celina Fayad Silva – Lei 6.045, de 16.04.1997
(apenas a ultima está no demonstrativo da SEAD – funcionário 5916603/1-SEAD)
10- Maria da Penha Feu Federicci, Kleber Fidel Federicci, Miriam Aparecid
Federicci, Kátia Letícia Federicci e Wagner Rodrigo Federicci – Lei 6.436, de
09/01/2002 (apenas a primeira está no demonstrativo de cálculo de folha da SEAD
– funcionário 5853800/1-SEAD)

11- Maria Neves Albuquerque – Lei 4.939, de 24/11/1980 (funcionário 162736/1-
SEAD)
12- Raimunda Raquel Miranda Fonteles de Lima – Lei 7.495, de 29/12/2010
(funcionário 179760/1-SEAD
13- Raimunda Terezinha de Kós Miranda – Lei 4.972, de 07/07/1981 (funcionário
163120/1-SEAD)
14- Rita Teodora Ferreira Chagas – Lei 5.508, de 28/12/1988 (funcionário
220493/1-SEAD)
15- Walcirlei Rufino de Souza, Maria da Silva Souza e José Rufino de Souza
Filho- Lei 6.369, de 10/07/2001 (apenas o primeiro está no demonstrativo de
cálculo de folha da SEAD – funcionário 5923673/1-SEAD


Fonte: Ver-O-Fato

MPF recomenda medidas urgentes para proteger sítio arqueológico ameaçado por obra em Rurópolis

Empresa e todos os órgãos que receberam as recomendações têm dez dias de prazo para responder ao MPF.

 

Vaso encontrado no sítio arqueológico Santarenzinho/Foto: Bruna Rocha

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendação para que sejam tomadas medidas de proteção urgentes em relação ao sítio arqueológico com mais de 50 mil vestígios e artefatos arqueológicos descoberto em 2021, às margens do rio Tapajós, durante as obras de um novo porto de grãos em Rurópolis, oeste do Pará.

Entre peças encontradas: cerâmicas, líticas, vestígios faunísticos e amostras de carvão para datação, onde também foram encontrados três áreas de sepultamentos do povo Munduruku. O sítio arqueológico foi batizado de Santarenzinho.

A principal medida recomendada é a suspensão imediata de intervenções na área do sítio ou nas proximidades, que possam afetá-lo. Um laudo da perícia técnica do MPF concluiu que “a quantidade de material cerâmico e lítico em superfície no sítio arqueológico Santarenzinho é extremamente expressiva e que raros são os locais na Amazônia com tanto material lítico em superfície e de tão boa qualidade”.

De acordo com o MPF, as 50 mil peças encontradas até agora representam uma fração minúscula do que se espera encontrar no sítio todo, que deve ter milhões de vestígios a serem catalogados.

O material lítico é todo aquele feito de rochas e minerais pelos povos que já habitavam a região amazônica no passado. Ele tem grande importância arqueológica porque fica mais preservado, permitindo a interpretação sobre a maneira como viviam os ancestrais dos povos amazônicos atuais. A presença do carvão, que guarda informações físicas e químicas do local, permite fazer a datação, cálculo do tempo que o sítio arqueológico existe, abrindo uma janela para períodos anteriores da vida da região.

A área do sítio Santarenzinho, às margens do Tapajós, é de ocupação histórica e contínua de povos indígenas, inclusive em período pré-colonial. Por esse motivo, a perícia do MPF acompanhou visita de representantes do povo Munduruku ao sítio, com a presença de um pajé que identificou o local como área sagrada, de onde não devem ser removidos os remanescentes humanos pelo risco de danos irreparáveis ao povo indígena pela violação de sua relação com os espíritos dos antepassados.

De acordo com a legislação nacional e internacional, os povos indígenas têm direito à consulta prévia, livre e informada para qualquer obra que afete seus locais sagrados.

O povo Munduruku tem um protocolo de consulta, que define como deve se dar um processo de consulta desse tipo e, pelo protocolo, qualquer decisão só pode ser tomada com a aprovação de todos os representantes das mais de 115 aldeias das regiões do médio e alto Tapajós, em assembleia geral.

Está prevista uma assembleia do povo Munduruku para o segundo semestre de 2022 e o MPF recomendou que nenhuma licença ou parecer seja emitido até que esse protocolo de consulta seja obedecido, conforme o previsto pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, tratado que protege os direitos de povos indígenas e do qual o Brasil é signatário.

O porto é de propriedade da empresa de transportes Bertolini e está em processo de licenciamento pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). A empresa solicitou vistorias à Semas e também ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável também pela salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro. O MPF recomendou à Bertolini, à Semas e ao Iphan que garantam imediatamente a proteção ao sítio de Santarenzinho.

O MPF entende ainda que, como órgão indigenista oficial e entidade envolvida em processos de licenciamento ambiental para promoção e proteção dos direitos indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve se manifestar sobre as obras do porto da Bertolini antes que qualquer licença seja emitida.


Fonte: G1 Santarém

Auxílio estudante: Veja como participar das inscrições e receber o auxilio no valor de até R$ 750

Os alunos devem estar matriculados em períodos entre o primeiro e o penúltimo ano.

Reprodução/Redes sociais


Houve a liberação de 3.800 vagas por meio do Programa Bolsa do Povo – Bem-vindo à Saúde para estudantes de baixa renda nas áreas de Saúde e Ciências Biológicas do Estado de São Paulo. Essa ação terá o incentivo financeiro de R$ 28,2 milhões e seu surgimento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde. Portanto, confira como participar das inscrições, quais são os requisitos e como receber a bolsa.

De certa forma, o objetivo deste projeto é oferecer subsídios financeiros para complementar a renda e, basicamente, incentivar os alunos a formar cursos técnicos, tecnólogos e cursos de graduação em áreas específicas. Além disso, os alunos devem estar matriculados em períodos entre o primeiro e o penúltimo ano.

Essa ação promoverá não só a profissionalização dos alunos, que permanecerão financeiramente nos cursos, mas também servirão para ampliar e qualificar o atendimento dos cidadãos nos serviços públicos de saúde do estado de São Paulo.

Qual é o valor das bolsas?

Para estudantes de nível técnico, são oferecidas 1.700 bolsas com subsídio de R$ 500 mensais. Já para os alunos tecnólogos, o valor é de R$ 650 e o número de bolsas 700. E, para estudantes de graduação e bacharelado, estarão disponíveis 1.400 bolsas de estudo no valor de R$ 750 cada.

O pré-requisito para que os alunos recebam esses recursos é que eles devem trabalhar em um dos 179 serviços da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Entre eles: hospitais, Ambulatórios Médicos Especiais (AMEs), centros especializados e Secretarias Regionais de Saúde (DRS). Portanto, eles devem cumprir o período de 20 horas semanais.

Saiba como participar da seleção:

As inscrições para o Programa Bolsa do Povo – Bem-vindos à Saúde estão abertas e seguem disponíveis até o dia 10 de abril através do site da Bolsa do Povo SP. E então, o resultado será divulgado em 18 de abril apenas com os classificados no primeiro bloco. E, em seguida, a seleção dos aprovados funcionará com uma lista cronológica do tipo de curso. Por fim, o critério de desempate será através da idade dos candidatos, do maior para o mínimo.

Os estudantes interessados devem ter o cartão de vacinação completo (duas doses ou dose única);

Ter cadastro no Cadastro Único (CadÚnico);

Ter mais de 18 anos até a data de encerramento da inscrição;

Estar desempregado;

Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo.


Fonte: Rede Brasil

 

Março registra 789,2 milímetros de chuvas na região Oeste do Pará; cidades estão em alerta

Volume é 43% maior do que a média prevista pela Semas para o mês. Cidades contabilizam prejuízos.

 

Chuva em Santarém/Foto: G1

Março é considerado o mês mais chuvoso de 2022 na região Oeste do Pará. Até o dia 31 foram registrados 789,2 milímetros de água. A força das chuvas causou diversos alagamentos e prejuízos em diversos municípios da região como AlenquerMonte Alegre e Santarém.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) já havia previsto que o mês teria maior precipitação, com cerca de 450 milímetros de chuva. Porém, até o dia 28 foram registrados 645 milímetros, ou seja, 43% a mais do que a média esperada.

Somente no dia 30, foram 144,2 milímetros de chuvas que causaram diversos alagamentos e prejuízos para muitas famílias dos municípios atingidos.

De acordo com o meteorologista Gabriel Mota, março é o mês em que mais ocorre a precipitação de chuvas na região Oeste, e as previsões para esse ano apontavam um número acima esperado por conta do fenômeno ‘La niña’ que influenciou nesse aumento.

Transtornos e prejuízos

Segundo informações da Defesa Civil, somente em três dias da semana passada, 60 famílias atingidas pelas chuvas foram cadastradas para receber apoio dos órgãos públicos.

Essas pessoas também terão apoio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras) que vai avaliar o levantamento de danos, para fazer o acompanhamento. Em alguns casos, o benefício do aluguel social será uma alternativa.

Ainda de acordo com um levantamento da Defesa Civil, os bairros mais atingidos pelas chuvas em Santarém são os da área central como Santíssimo, Santana, Caranazal, Laguinho e Mapiri.

Registro histórico

O mês de março de 2022 entra para o terceiro lugar no registro histórico realizado pela Agência Nacional das Águas, com 789,2 milímetros. Sendo assim, fica atrás somente do recorde registrado em 2008 quando choveu 825,1 milímetros, seguido de março de 1984 quando foram registrados 814 milímetros de chuvas na região Oeste do Pará.


Fonte: G1 Santarém

“Minhas Raízes” é o título do primeiro DVD de Cici Quaresma

Lançado em 2019, o DVD reúne várias músicas autorais da artista.

Cici Quaresma/Divulgação


Sucesso em apresentações públicas e privadas pela capital e interior do estado, a cantora Cici Quaresma celebra a boa receptividade que o público deu ao primeiro DVD da artista. Lançado em 2019, o DVD reúne várias músicas autorais da artista. 

Na estrada musical desde os 15 anos de idade, Cici Quaresma se dedica há anos à arte da música e leva o que há de melhor da música regional e nacional ao público que a assiste. Com repertório diversificado, a cantora vai do internacional ao carimbó e arrasta elogios em suas apresentações. 

Além do lançamento do DVD, Cici Quaresma está trabalhando em outros projetos autorais que serão lançados no decorrer deste ano. Para acompanhar a artista, assim como estar por dentro da agenda de shows e assistir ao DVD, siga @ciciquaresma nas redes sociais. 

 

Assessoria de Imprensa 

José Maria Tapajós assina filiação ao PP e confirma pré-candidatura à Deputado Estadual

Filiação ao Partido Progressista aconteceu na quarta-feira, dia 30, em Belém.

José Maria Tapajós assinou ficha de filiação no PP/Divulgação


Durante reunião que aconteceu na quarta-feira, dia 30 de março, em Belém, o deputado estadual José Maria Tapajós, que até então era do PL (Partido Liberal), assinou sua filiação ao Partido Progressista (PP), e anunciou que é pré-candidato a Deputado Estadual nas eleições que acontecerão em outubro deste ano. 

No ato de sua filiação, José Maria Tapajós esteve acompanhado do presidente do PP no Pará, o deputado federal Cristiano Vale, e do vice-presidente Renato Ogawa, que é prefeito de Barcarena. 

“Acabei de me filiar ao Partido Progressista (PP). Como diz o ditado: o bom filho à casa torna. Foi por este partido que tive a felicidade de ser reeleito Vereador em 1992. Me sinto muito feliz por estar de volta. Agradeço por ter sido bem recebido pelo presidente estadual, deputado Cristiano Vale e pelo vice

presidente, prefeito, Renato Ogawa”, assim se manifestou José Maria Tapajós.  

Saiba quem é José Maria Tapajós 

A vida política de José Maria Tapajós iniciou em 1988, quando foi eleito vereador de Santarém, com 847 votos. Foi reeleito, em 1992, com 1.518 votos e, em 1996, reeleito pela 3º vez com 2.794 votos. Entre o 2º e 3º foi Vice-Presidente e Presidente da Câmara Municipal. 

Na eleição de 2000, já reeleito para o 4º mandato com 3.018 votos, ocupou a função de líder do Governo na Câmara e integrou a 5ª Comissão, uma das mais atuantes do Poder Legislativo, que trata das questões que envolvem a Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente, Obras Públicas, Terras e Bens Patrimoniais do Município. 

Em 2004, assumiu seu 5º mandato consecutivo, com a expressiva votação de 3.677 votos, sendo o 3° mais votado. 

Em 2005 e 2006 exerceu a função de Presidente da 2ª comissão Permanente, que trata de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação. E em 04 de dezembro de 2006 foi eleito, por unanimidade, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, para o biênio 2007/08. 

Em 2008 veio a 6º reeleição para Vereador, desta vez com a maior votação da história do município de Santarém. Alcançou o número recorde de 5.599 votos. 
Em 01 de janeiro de 2009, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santarém e, logo em seguida, assumiu o cargo de Prefeito Municipal interino, onde ficou até o dia 12 de junho do mesmo ano. 

Em 2009, recebeu do Poder Executivo Municipal, a Medalha Pe. João Felipe Bettendorf, pelos relevantes serviços prestados ao município de Santarém. Em dezembro de 2010, foi reeleito ao 4° mandato como Presidente do Legislativo Municipal, para o biênio de 2011 e 2012. 

Também em 2011 foi agraciado com o título de honra do Mérito Legislativo, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado. 

Em 2012, na comemoração dos 350 anos de Santarém, foi homenageado com um Título Honorífico por servir ao município. Em dezembro de 2012, recebeu o Título de Honra ao Mérito, por indicação do Vereador Gerlande Castro, outorgado pela Câmara Municipal de Santarém. 

Neste mesmo período, foi escolhido pelo seu partido, na época o PMDB, para concorrer às eleições municipais, no cargo de Prefeito, mesmo já estando em plena articulação para mais um mandato de Vereador. Atendeu ao pedido das principais lideranças estaduais, na pessoa do Senador Jader Barbalho e Helder Barbalho e foi substituído, por seu filho Junior Tapajós, que foi eleito como o segundo Vereador mais votado, com 3.697 votos. Naquele ano, José Maria Tapajós obteve 21.155 votos, sendo o 3º candidato mais votado. 

Em 2014 concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa, pelo Partido Humanista da Solidariedade, PHS e obteve 17.689 votos. 

Em 2016, quatro anos fora do cenário político e já filiado ao Partido da República, PR (Hoje, PL), foi convidado pelo ex Deputado Estadual, Nélio Aguiar, para compor uma aliança com os Democratas, na chapa majoritária, no cargo de vice-Prefeito. No dia 02 de outubro, veio a resposta: a vitória nas urnas com 96.034, uma diferença de 38.834 mil votos, para o segundo colocado. 

Nas eleições de 2018, já exercendo o cargo de vice-Prefeito, concorreu ao cargo de Deputado Estadual pelo PL, alcançando a expressiva votação de 26.286 votos, ficando assim na primeira suplência. No dia 05 de janeiro de 2020, com a eleição do então deputado estadual, Renato Ogawa, para prefeito de Barcarena, assumiu, após 32 anos de vida pública, a vaga na Assembleia Legislativa, com o grande desafio de representar e trabalhar por sua região e por todo o estado do Pará. 

  

Fonte: Portal Santarém

FAMEP e MPPA assinam Termo de Cooperação Técnica

Mais uma parceria em prol dos municípios paraenses.

Procurador-Geral do MPPA César Bechara e Prefeito Nélio Aguiar, presidente da Famep/Ascom Famep


O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar juntamente com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), César Bechara Mattar Júnior assinaram o Termo de Cooperação Técnica que tem como objetivo a melhoria de gestão através do intercâmbio de informações, documentos, apoio técnico-institucional e ações conjuntas de incentivo à implantação e aperfeiçoamento do Programa de Integridade (Compliance). A assinatura ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 30 de março.

A parceria, articulada pelo Promotor e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) Lauro Francisco da Silva Freitas Junior e pelo assessor jurídico da FAMEP, Gianluca Alves, visa fomentar esforços mediante a divulgação de avisos, atas, contratos e demais atos administrativos relevantes, inclusive relacionados à execução orçamentária, pertinentes às contratações públicas, em todas as suas modalidades, incluído o Pregão, na forma eletrônica e presencial, realizadas pelos municípios paraenses, com o intuito de dar maior transparência ao uso do dinheiro público e facilitar o acesso, pesquisa e o acompanhamento do processo de compras de bens e serviços realizados pelo Poder Público municipal.

O presidente da Federação destaca a importância de mais uma parceria realizada pela entidade “Esse Termo de Cooperação é fundamental para o intercâmbio de informações, documentos e de apoio técnico-institucional, necessários à eficácia da parceria, uma vez que, ambas partes visam realizar ações conjuntas de incentivo à implantação e aperfeiçoamento do Programa de Integridade no âmbito dos municípios paraenses”, frisou.

Nélio ressalta ainda, a busca da prevenção da corrupção, do fomento a comportamentos éticos nas relações internas e nas estabelecidas com o setor público, além da valorização de uma cultura de transparência, prevenção e de boa governança em contratações públicas, resguardando sócios, o Poder Público e a coletividade contra atos de corrupção e de improbidade administrativa.

Por esse motivo, o MPPA e a FAMEP, a fim de atender os preceitos fundamentais, a preservação do patrimônio público e a eficiência na prestação dos serviços, presando pela liquidez e transparência dos recursos orçamentários realizam essa importante parceria.

A Federação já possui ferramentas que auxiliam a estes códigos tão importantes a administração dos municípios, à exemplo do Portal de Publicações, que visa dar publicidade, visibilidade formal e prática a todos os atos movidos pelo erário municipal, e do Portal de Compras Públicas, ferramenta elogiada pelo órgão judiciário. Todas essas ferramentas e serviços de gestão municipal são disponibilizados pela Entidade aos municípios filiados.


Psicóloga Sandra Santana assume a Semtras no lugar de secretária que vai disputar vaga na Alepa

Sandra Santana, 42 anos, é filha do empresário Orlando Santana e irmão do ex-vereador Ney Santana.

Sandra Santana
A psicóloga Sandra Santana, irmã do ex-vereador Ney Santana (PSDB), será nomeada nesta quinta-feira (31), pelo prefeito Nélio Aguiar, como secretária de Trabalho e Assistência Social de Santarém, no oeste do Pará. A titular da pasta, Celsa Brito, primeira-dama do município, que se desincompatibilizou para disputar a eleição deste ano como candidata a deputada estadual pelo MDB.

A posse da nova titular da Semtras está marcada para às 16 horas desta quinta-feira, na escola de Artes Emir Bemerguy, com a presença do prefeito e demais secretários, além de convidados e membros do governo municipal e Poder Legislativo.

Sandra Santana, 42 anos, é filha do empresário Orlando Santana e irmão do ex-vereador Ney Santana. Ela disputou a eleição municipal de 2020 pelo PSDB, obtendo 1.116 votos e ficando como primeira suplente.

"Uma conquista muito importante, pois Deus sabe e conhece o coração de cada um de nós. Uma grande missão a qual Ele me confiou e rogo a Ele que me sustente a cada dia para honrar o seu nome e o nome da minha família. Gratidão aos meus pais! Em nome dos meus irmãos, quero agradecer o Ney por toda confiança e apoio", escreveu em uma rede social, a nova secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Sandra Santana.


 

Banco Central: servidores ameaçam com “greve severa” e paralisação do Pix

No início da semana, o grupo anunciou greve por tempo indeterminado a partir de 1° de abril, após se reunir em uma assembleia e ter a adesão de 90% do quadro de servidores.

Banco Central do Brasil/Divulgação


Servidores públicos do Banco Central (BC) afirmam que, se eles não estiverem incluídos na medida provisória com o reajuste para os policiais, a greve será mais severa e poderá interromper, total ou parcialmente, o Pix — sistema de pagamento instantâneo. No início da semana, o grupo anunciou greve por tempo indeterminado a partir de 1° de abril, após se reunir em uma assembleia e ter a adesão de 90% do quadro de servidores.

Segundo a categoria, houve uma reunião virtual com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, na última terça-feira (29), às 16h. “Mas foi um fiasco: nenhuma proposta oficial foi feita”, informou o Sinal. “Até agora, não foi marcada uma outra reunião com Campos Neto ou com algum ministro do governo Bolsonaro, mas o sindicato reiterou a cobrança da reunião com o presidente da República para tentar achar uma solução negociada.”

O presidente do Sinal, Fábio Faiad, observou que a greve dos servidores da entidade monetária será feita respeitando a lei de serviços essenciais, mas ele lembra que o Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo da lei, portanto, podem sofrer paralisações parciais e até totais.

Fonte: Correio Braziliense


Prefeitura de Mojuí dos Campos incentiva piscicultura com entrega de 43 mil alevinos de tambaqui a pequenos produtores

No total, 18 produtores foram beneficiados através da parceria entre Semagri e Sedap. A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (30).

Prefeito Marco Antônio entregando alevinos a pequenos produtores/Ascom PMMC



Com o objetivo de incentivar a piscicultura e proporcionar uma alternativa econômica, saudável e diversificada para a alimentação das famílias mojuienses, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), beneficiou 18 famílias com a distribuição 43 mil alevinos da espécie tambaqui, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A entrega ocorreu na sede da Semagri na manhã desta quarta-feira (30).

Criador de alevinos e participante dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Mojuí dos Campos há mais de dois anos, Rosinaldo Xavier, morador da comunidade Santa Júlia, produz para consumo e comercializa parte da produção do pescado. "A gente quer agradecer ao prefeito Marco Antônio, essa é a segunda vez que eu estou recebendo alevinos. O que se torna muitas das vezes inviável é o preço da ração, mas temos todo o apoio para que possamos criar nossos peixes", ressaltou.

O biólogo Zacarias de Oliveira, gerente da Estação de Piscicultura Santa Rosa, ressaltou o trabalho realizado em regime de colaboração entre a prefeitura de Mojuí dos Campos e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). "Eu acredito que isso só vem fortalecer. Fortalece tanto o governo, como o município e muito mais. A gente colabora com o que temos, como máquinas, parte técnica e conhecimento científico para colaborar com o município, a contra partir do município é primordial para os programas existam", disse.

43 mil alevinos foram distribuídos pela Semagri de Mojuí/ Ascom PMMC


Para o Prefeito Marco Antônio Lima, que esteve acompanhado do secretário municipal de agricultura Jailson Mesquita, a distribuição de alevinos fortalece os pequenos produtores e fortalece a renda das famílias beneficiadas. "Eu sei da importância e sei o quanto isso pode melhorar a vida dos nossos produtores, o quanto isso pode gerar renda para eles. Em pouco espaço de tempo você sustenta sua família e ganha dinheiro com isso. Peixe é vida, peixe é renda e pode ajudar muitas famílias", afirmou.


Assessoria de Comunicação

 

 

quarta-feira, 30 de março de 2022

Prefeito Nélio antecipa mais uma vez e paga salário de março nesta quarta-feira, 30

Desde que assumiu o comando da prefeitura de Santarém em 1º de janeiro tem sido uma meta da gestão do prefeito Nélio pagar dentro do mês os salários dos servidores públicos.

 

Prefeito Nélio Aguiar/Divulgação

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar finalizou o pagamento de toda a folha do mês de março de 2022, nesta quarta-feira, 30, para os servidores de todas as secretarias municipais restantes: Semag, Sefin, Semtras, SMT, Semma, Semsa, Semc, Semap, Semurb, Semed/Tesouro, Sehab, Semjel, Semtur, Seminfra e Semdec.

O investimento injeta R$ 32.878.221,87 milhões na economia de nossa cidade. Além da valorização do servidor púbico municipal, o pagamento em dia é uma forte arma contra os impactos da pandemia na economia do nosso município.

Uma gestão fiscal equilibrada e financeiramente ajustada são marcas de Nélio nestes cinco anos à frente da Prefeitura de Santarém. Neste período ele manteve em dias o pagamento do funcionalismo, inclusive antecipando os vencimentos.



Fonte: Portal do Carpê

Mojuí dos Campos concorre pela primeira vez, em duas categorias, ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A iniciativa do Sebrae está em sua 11ª edição. O prêmio busca reconhecer o trabalho de prefeitos que implantaram projetos com foco no desenvolvimento de negócios.

 

Equipe do Sebrae no gabinete do prefeito de Mojuí dos Campos Marco Antônio Lima. (Foto: Ascom/PMMC)


A Prefeitura de Mojuí dos Campos está concorrendo pela primeira vez ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). A iniciativa do Sebrae está em sua 11ª edição e busca reconhecer o trabalho desenvolvido por prefeitos que implantaram projetos em suas cidades com foco no desenvolvimento de negócios. O município concorre em duas categorias: inovação e sustentabilidade e marketing territorial e setores econômicos.

No dia 24 de março, a equipe do Sebrae esteve visitando o município para checar os projetos inscritos e dialogar com a gestão municipal sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo município em benefício dos empreendedores. O prefeito Marco Antônio Lima e a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima receberam no gabinete o gerente do Sebrae Santarém, Michell Martins.

"Temos dois projetos inscritos e participar do prêmio já é uma conquista significativa para a nossa gestão, para o município, e prova que temos políticas públicas destinadas aos empreendedores locais, isso é muito bom. Já estamos realizando tratativas também no sentido de implantarmos no município a sala do empreendedor e a lei da desburocratização, para que possamos auxiliar e fortalecer os pequenos empreendimentos", destacou o prefeito de Mojuí dos Campos, Marco Antônio Lima.

Assessoria de Comunicação