Um filhote de boto tucuxi recém-nascido, resgatado no início da tarde deste sábado (14), nas imediações do Porto da Companhia Docas do Pará (CDP) está em observação sob cuidados veterinários do ZooUnama. O animal estava encalhado às margens do Rio Tapajós, ferido e ainda com parte do cordão umbilical. Equipes de fiscalização ambiental da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ZooUnama e do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM) realizaram a operação.
"Tivemos conhecimento desse boto pela guarda portuária de Santarém. A chefia entrou em contato conosco e de imediato nossa equipe se deslocou para o local e constatamos que o animal estava lá. Procedemos com a logística para tirar das margens do rio, pois ele estava se debatendo bastante", informou o chefe de fiscalizações da Semma, Arlen Lemos.
Segundo os agentes de resgate, o filhote pode ter se perdido da mãe após o nascimento ou ainda ter sido rejeitado, suspeitas também giram em torno de que a mãe pode ter sido morta.
O exemplar foi encaminhado para receber cuidados veterinários no zoológico de Santarém. "Aparentemente ele está saudável, mas apresenta um ferimento no focinho. Foi encontrado ainda com o cordão umbilical que já foi retirado pela equipe técnica do zoológico, ele está recebendo alimentação através de sonda e agora os esforços são para mantê-lo saudável e devolver à natureza", informou a coordenadora do ZooUnama, Mary Jane Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário