quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Secretário Juvenal Arruda: “A Educação é a base necessária de qualquer município”

Juvenal Arruda, Secretário de Educação
O município de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, completa no dia 1º de janeiro de 2020, o seu sétimo ano de instalação oficial. Seus primeiros moradores datam em meados de 1910, mas sua população teve um grande crescimento a partir de 1945, quando fugidos da seca e da fome do nordeste, um número de 50 famílias chegaram àquele povoado. A Educação sempre foi a marca registrada do povo nordestino, que vivendo suas grandes dificuldades, sempre lutam para que seus filhos se formem nas áreas de direito, medicina e pedagogia, para que não passem dificuldades, assim como eles passaram. 
Em outubro de 2012, quando o lugar já era denominado Vila e que já tinha a aprovação, através de plebiscito, ocorreu a primeira eleição para a escolha, através do voto popular, de prefeito, vice e vereadores. Em primeiro de janeiro de 2013, aconteceu a instalação oficial do município e a posse dos eleitos. O primeiro prefeito eleito do lugar foi Jailson Alves da Costa; seu vice Antônio Juvenal Arruda e mais 9 vereadores. Começava uma nova etapa no cenário sócio-político de Mojuí. Secretarias foram criadas para desenvolver o novo município, que antes era administrado pela cidade de Santarém. Entre todas as secretarias criadas para desenvolver o lugar, estava aquela de maior prioridade, que seria a de Educação. Para lá foram designado o vice-prefeito Juvenal Arruda, por ser ele um Pedagogo, e como dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para melhorar o mundo”. E foi com esse objetivo que o Secretário de Educação Juvenal Arruda colocava a mão na massa para melhorar a educação no novo município. No início, como se previa, encontrou escolas em péssimos estados de funcionamento, outras fechadas e locais onde para as crianças estudares tinha que viajar quilômetros e quilômetros a pé e até mesmo de canoas. Mesmo com todas essas dificuldades, Juvenal Arruda sempre deixou claro que a Educação é um direito de todos, é um dever do município, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, baseada nos princípios da democracia, da liberdade de expressão, da solidariedade e do respeito aos direitos humanos. 
Alunos no desfile na Semana da Pátria
Vista aérea do desfile de 7 de Setembro
A SEMED foi criada no Município de Mojuí dos Campos em 15 de janeiro de 2013 pela Lei Municipal nº 001, com a missão de suplementar e promover a educação na rede pública municipal regular, bem como a educação especializada - educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva - atendendo aos parâmetros da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – Lei nº 9394/96. 
A gestão escolar da rede municipal é instituída e mantida por um sistema próprio de ensino que é de responsabilidade da SEMED e, atualmente, atende a sessenta e quatro escolas públicas na área urbana e rural do Município 
Na área urbana de Mojuí dos Campos são cinco escolas trabalhando com a educação infantil básica: Escola Maria do Carmo; Escola Artur Calazans; Escola Júlio Walfredo; Escola Raimunda Queiroz; Escola Francisco Chagas .
Outras cinquenta e nove escolas que compõem a rede pública estão distribuídas em cento e vinte e três comunidades em Mojuí dos Campos. 
As escolas trabalham a partir da educação infantil básica até o ensino fundamental. 
Os programas trabalhados pela SEMED são: 
PNAE - Plano Nacional de Alimentação Escolar 
Transporte Escolar 
PNAIC – Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa 
PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola 
PME – Programa Mais Educação 
PBF- Sistema Presença do Programa Bolsa Família 


PNAIC 
O Município de Mojuí dos Campos aderiu ao PNAIC – Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa em 2013, sendo que as formações com os alfabetizadores aconteciam uma vez por mês na Escola Municipal Júlio Walfredo da Ponte. 
Até 2015 o município contava com uma equipe formada por uma coordenadora local e cinco orientadoras de estudo que atendiam as quatro escolas pólo na área urbana e as cinquenta e nove escolas na área rural. 
Alunos da Escola Francisco Chagas Lima,
recebendo o título Escola Amiga da Natureza 
O Município promoveu a formação desses profissionais, visitas e diagnósticos para verificação da aprendizagem dos educandos, auxiliando na elaboração e execução de projetos pedagógicos, sequências didáticas, seminários nas escolas e nas formações mensais. 
Desde 2016 que existem quatro orientadores de estudo, um coordenador local, todos os professores alfabetizadores da rede que estão lotados no ciclo de alfabetização e todos os coordenadores pedagógicos que acompanham professores e alunos do ciclo de alfabetização. 

Escola Raquel Freire Paes, na Comunidade
São Raimundo do Mojú: reforma e construção
de banheiros com acessibilidade

Educação especializada

Comprometido com a qualidade do ensino para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, o Município de Mojuí dos Campos atende a cento e sessenta e cinco alunos com deficiência (intelectual, física, visual e auditiva), com atendimento educacional especializado – AEE. 
Os trabalhos desenvolvidos estimulam o lado lúdico com atividades de pintura, artes, canto, música, poesia e atividades de vida autônoma – AVA que tem como principal objetivo estimular a independência desses alunos no convívio familiar e social. 
Juvenal Arruda está à frente da Secretaria de Educação do município de Mojuí dos Campos, há 7 anos, sempre procurando fazer o melhor pela educação. Hoje, 70% dos profissionais da educação, entre professores, pessoal de secretarias, e diversos outros cargos, possui uma graduação e cerca de 4.553 alunos, formam a clientela de alunos do ano de 2019, e como dizia Sir Arthur Lewis: “A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário