quarta-feira, 6 de abril de 2022

Padres da Arquidiocese de Santarém renovam promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos

Em preparação a este momento de unidade, o Clero da Arquidiocese de Santarém está em retiro espiritual desde o meio-dia de segunda-feira, 04.

Missa dos Santos Óleos é tradição da Igreja Católica/Divulgação


Nesta quinta-feira, 7 de abril, os padres da Arquidiocese de Santarém renovam suas promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos. Será na Catedral Metropolitana de Santarém, às 19h, presidida pelo Arcebispo Dom Irineu Roman, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Na celebração também é dada a bênção aos três óleos usados em vários momentos sacramentais: óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, usado também na unção das mãos durante a ordenação de um padre ou bispo.

De acordo com os costumes da Igreja, a Missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, porém, considerando a realidade da Arquidiocese, em seus aspectos geográficos, ela é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa.

Retiro do clero

Em preparação a este momento de unidade, o Clero da Arquidiocese de Santarém está em retiro espiritual desde o meio-dia de segunda-feira, 04, no Centro de Formação Emaús, e segue até o fim da manhã desta quinta-feira. Esse momento é assessorado pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo(RS), Dom Antônio Carlos Altieri. 

Arquidiocese de Santarém

A Arquidiocese de Santarém é formada por sete municípios: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém (sede). Para facilitar na ação missionária, ela é dividida em 12 regiões pastorais, compostas por 30 paróquias e 14 áreas pastorais.


Pascom da Arquidiocese de Santarém


Nenhum comentário:

Postar um comentário