sexta-feira, 8 de abril de 2022

Eleições adiam para 2023 a votação de plebiscito sobre criação do Estado do Tapajós

Vereadores de Santarém reuniram, em Brasília, com o senador Plínio Valério, relator do projeto.

Vereadores de Santarém (PA) e o presidente do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós reuniram em Brasília, com o senador Plínio Valério, relator que propõe criação do Estado do Tapajós (Foto: Divulgação)


O senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse hoje (8/4), ao Portal deAMAZÔNIAque colocará em pauta o Decreto Legislativo 508/2019, que propõe convocação de Plebiscito para a criação do Estado do Tapajós, somente em 2023. O motivo, segundo o senador, são as eleições deste ano.

 

O senador amazonense é o relator do projeto. O parecer dele é favorável à criação do desmembramento do Oeste do Estado.   

 

"Este ano, não mais [haverá votação]. Tem a eleição e é um assunto muito complicado, mas está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A gente avançou bastante, mas agora veio o ano eleitoral", afirmou Plínio.

 

Na tarde de quarta-feira (6), os vereadores Biga Kalahari (PT), Aguinaldo Promissória (PSL), Elielton Lira (Avante) e Ângelo Tapajós (Republicanos) e o presidente do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET), Jean Carlos Leitão, participaram de reunião com o senador Plínio Valério, no Congresso Nacional, em Brasília.


“Na reunião, o Senador nos informou que continua apoiando a pauta. O relator disse ainda, que a matéria deve entrar em votação após as eleições. Acreditamos que a criação do Estado do Tapajós trará muitos benefícios para a nossa região. Nós estamos empenhados para que o projeto entre em pauta. A nossa esperança continua viva. Esse sonho está mais perto do que imaginamos”, disse Kalahari.


Fonte: Portal deAMAZÔNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário