Não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre no Mário Pinotti, pois já tinha sido verificada em inspeções anteriores.
![]() |
Pronto Socorro da 14, em Belém/Divulgação |
Uma vistoria feita pelo Ministério Público do Estado no Pronto Socorro Mário Pinotti, na Travessa 14 de Março, no Bairro do Umarizal, constatou a falta de equipamentos e de medicamentos, entre outros problemas graves, após receber denúncias sobre o péssimo atendimento aos pacientes da capital paraense no local.
Uma equipe da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos realizou a vistoria na última quinta-feira, 31 de março, em razão de denúncias registradas (SIMP 000410-125/2022), relatando a falta de medicamentos, insumos e de médicos, devido à limitação do número de plantões estabelecida pela direção do Pronto Socorro.
De acordo com o MPPA, a promotora de Justiça, Fabia Fournier verificou “in loco” as condições de funcionamento daquela unidade de saúde, tendo constatado a procedência das denúncias em relação à falta de medicamentos, insumos e equipamentos hospitalares.
Segundo a promotora, o maior pronto socorro de Belém está operando sem bombas de infusão e os medicamento Dipirona sódica 1g/2ml; Fosfato de Dexametasona 4mg/ml; Ibuprofeno 50mg/ml; Paracetamol 200mg/ml; Paracetamol 500mg comp. e outros necessários para atendimentos de urgência.
Não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre no Mário Pinotti, pois já tinha sido verificada em inspeções anteriores e tratadas com a Secretaria Municipal de Saúde no início deste ano, com vistas à regularização.
Quanto à limitação imposta pela Sesma ao número de plantões autorizados para cada profissional médico, foi esclarecido em reunião com a direção interina do Pronto Socorro, na ocasião da inspeção, que só entraria em vigor a partir de 15 de abril de 2022, com o objetivo de sanar problemas orçamentários, ajustando-se à atual capacidade financeira da Sesma, e corrigir distorções identificadas pela administração.
Diante da persistência de situações de inconformidades no Mario Pinotti, a promotora informou que encaminhará expediente à Sesma solicitando o agendamento de reunião com o secretário municipal de saúde para a próxima semana, a fim de discutir medidas e prazos para solução dos problemas verificados.
Fonte: Ver-O-Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário