sexta-feira, 29 de abril de 2022

Mojuí dos Campos realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O evento foi realizado nesta quinta-feira (28), no auditório do STTR. O objetivo da Conferência foi discutir políticas públicas no campo da Saúde Mental.

Conferência de Saúde Mental em Mojuí dos Campos/Ascom PMMC


A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mojuí dos Campos foi realizada nesta quinta-feira (28), no auditório do STTR, no km 12 da PA-431, comunidade Palhal. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos (CMS/MC), com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Estiveram reunidos durante a Conferência gestores e profissionais da saúde, sociedade civil, especialistas, além de representantes do Poder Executivo Municipal.



Prefeito Marco Antônio na abertura da Conferência/Ascom PMMC



Com o tema central, "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", o objetivo da Conferência foi discutir políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro objetivo da Conferência foi analisar, discutir e traçar propostas de melhorias e avanços nos serviços de saúde mental ofertados no município de Mojuí dos Campos.



A Conferência de Saúde Mental é o momento prioritário dentro da previsão legal das Leis 8080/90 e 8142/90, do Conselho Nacional de Saúde, onde se analisam e atualizam as necessidades relacionadas à Política de Saúde Mental. É um espaço para construção de proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica.




Ascom PMMC

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Grupo Mulheres do Agro realizará ação social às catadoras do Lixão do Perema, em Santarém

Ação social em homenagem às Mães, será no dia 07 de maio, no Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).

Entrada do aterro de Perema, em Santarém/Reprodução

O grupo Mulheres do Agro realizará no dia 07 de maio uma ação social em homenagem ao Dia Das Mães, quando várias mulheres catadoras de material reciclável do Lixão do Perema, em Santarém, oeste do Pará, serão homenageadas. 

 

A homenagem acontecerá no Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN), com uma vasta programação, entre as quais, às 09h30 haverá uma palestra com a médica infectologista Dra. Olívia Berreta, e às 10h30 será feita a entrega de lembranças e sorteio de brindes para as mulheres catadoras de material reciclável. 


Uma grande ação em homenagem a essas mulheres que lutam no dia-a-dia para levar uma melhor qualidade de vida a seus familiares.


“Quando mulheres se reúnem, a transformação acontece. É com esta certeza que estamos aqui. Mulheres do Agro é um grupo de mulheres valentes, de vanguarda e empáticas que querem mudar a realidade das pessoas e impactar a vida delas. Nosso objetivo é atuar em áreas e comunidade em vulnerabilidade social, que necessitem de apoio, ajuda, parceria e transformação. Atuaremos em Belterra, Santarém e Mojuí dos Campos, promovendo informação, assistência, benfeitorias e doações. O que for preciso para transformar realidades, faremos. Mulheres do Agro, uma força que transforma”, disse uma mulher que faz do Grupo Mulheres do Agro. 


Foragido condenado por estupro de vulnerável é preso em Itaituba

A prisão foi feita pelo Grupo Tático Operacional da Polícia Militar.

A prisão de Manoel Natalino Umbelino de Oliveira de 48 anos aconteceu por volta das 9:00 horas desta quinta-feira (28), no Residencial Wirland Freire, em Itaituba, no sudoeste do Pará.

Ele já vinha sendo investigado pelo serviço de inteligência da Polícia Militar. Ele estava na casa da sogra, quando a polícia o localizou.

A prisão foi feita pelo Grupo Tático Operacional da Polícia Militar, Manoel Natalino Umbelino de Oliveira possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Santarém.

O acusado e condenado a cumprir 16 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável, a decisão da justiça já está vigorando desde 12 de fevereiro 2020, mas somente agora ele foi localizado.

O homem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil para o andamento dos procedimentos legais cabíveis ao caso.


Fonte: Portal Plantão 24Horas News

Erasmo: “Município possui vagas, mas falta médicos para atuarem nas regiões de Planalto e Rios”

Erasmo Maia acende alerta para problema que pode aumentar demanda em unidades maiores da Rede Pública de Saúde de Santarém.

Vereador Erasmo Maia/Divulgação

O tema levado à tribuna, na sessão ordinária de quarta-feira (27), por Erasmo Maia (União), líder do governo, foi Saúde. Ele tratou da situação de unidades de saúde de regiões rurais do município de Planalto e Rios, que estariam sem médicos para atenderem. 

Segundo o parlamentar, o Município tem vagas disponíveis, porém, têm faltado profissionais para assumi-las. “Estamos iniciando uma crise bastante preocupante pela ausência de médicos. A UBS do Guaraná, do Corta Corda, Santarém-Miri, São Brás e Alter do Chão estão sem médicos”, afirma. 


Erasmo contextualizou que os médicos que atendiam nas unidades eram do programa “Mais Médicos”, e agora estão inseridos em outro programa. Para o vereador do União Brasil, o problema se torna mais preocupante devido à possível influência na demanda em unidades maiores do Município como a UPA e o Hospital Municipal. 

Atuante, sobretudo, na região de Planalto, Maia informou que, a partir do dia 01 de maio, as comunidades Cipoal e São José, na região da Rodovia Santarém-Cuiabá (BR 163), também ficarão sem médicos. “[A comunidade] Tabocal está sendo atendido por médico que faz atendimento ribeirinho. Isso preocupa porque de uma dezena de unidades, somente uma tem e nem é próprio da unidade”, analisa. 

O vereador pontuou que a questão pode ter relação direta com a ida de médicos para programas de residência e ainda com problemas no programa Revalida, além da carga horária. “São comunidades que já têm uma rotina de atendimento, e agora estamos com uma necessidade desse atendimento. Venho chamar a atenção dos governos Municipal e Estadual. A gente sabe que a saúde tem as parcerias; cada ente das unidades da federação tem participação nesse processo”, observou o parlamentar, acrescentando que conversou, recentemente, com a secretária municipal de Saúde Vânia Portela, que o informou do baixo atendimento do exame de ressonância, que teria apenas um ou dois a por mês. 

“Mais uma questão que a gente tem que avaliar. Além de ser um exame caro. A gente está constantemente sendo acionado para ações solidárias, mas nosso papel principal é cobrar. A gente tem que cobrar, mas precisa perceber que o orçamento público é limitado”, ressaltou o vereador, que afirmou ainda que o recurso destinado à Saúde de Santarém é defasado a ponto de o Município entrar com 15% além do que deveria pelo pacto. “Fica aqui o alerta para que se busque um entendimento”, conclui. 



Fonte: Ascom Câmara Municipal de Santarém

Polícia faz revista em delegacia no Amazonas após detentos publicarem vídeo de espancamento

Durante os trabalhos, os agentes encontraram 7 celulares, drogas, material para embalo e até uma balança de precisão.


Materiais apreendidos durante revista/Divulgação


Uma revista realizada na delegacia do município de Urucurituba, apreendeu armas caseiras, celulares e várias porções de drogas nas celas.

A varredura aconteceu nesta quarta-feira (28) depois que os detentos começaram a postar vídeos nas redes sociais para mostrar colegas sendo agredidos.

As imagens chegaram até o conhecimento da polícia e uma operação foi iniciada. Durante os trabalhos, os agentes encontraram 7 celulares, drogas, material para embalo e até uma balança de precisão.

Os detentos que aparecem no vídeo durante a sessão de espancamento também foram identificados e devem ser punidos.


Fonte: Portal do Holanda

Gestantes recebem kits com peças para o enxoval em Itaituba

Os kits foram adquiridos através de uma emenda parlamentar do deputado Hilton Aguiar.



O projeto Nana Nenê, de autoria do deputado Hilton Aguiar, vai contemplar cerca de mil mulheres gravidas em diversos municípios do estado do Pará, com kit maternidade.

Em Itaituba, a entrega dos kits, aconteceu na noite desta quarta feria (27), em uma programação que contou com um grande número de pessoas.

Nos kits foram adquiridos através de uma emenda parlamentar do deputado Hilton, em parceria com o Instituto Criança Feliz e o governo do estado, constam os primeiros itens necessários para um recém-nascido.

O kit é composto por: 1 mamadeira,2 fraldas de tecido, 2 pacotes de fraldas descartáveis, 1 toalha , 1 manta,1 kit com touca e luva,1 kit com produtos de higiene,1 bolsa de acordo com o sexo do bebê.

Janiele Lima, está grávida de gêmeos e foi contemplada com dois quites maternidade. Para ela, é um presente que veio em boa hora.

Assim como Janiele, outras gestantes também foram contempladas com o projeto Nana Nenê, que trouxe uma ótima ajuda para o enxoval do bebe que ainda vai nascer.

Outros municípios também serão contemplados com o projeto do Deputado Hilton, no próximo mês será a vez das gravidas de Trairão receberem o quite maternidade.

Em tempos difíceis, toda ajuda é importante principalmente para que vai ganhar neném e ainda tem que comprar todo enxoval.

Em Itaituba foram disponibilizados 200 kits maternidade, desse total apenas 100 foram entregues.


Fonte: Portal Plantão 24Horas News

Confira quem são os possíveis candidatos ao Governo do Pará nas eleições 2022

A confirmação dos nomes que serão lançados pelos partidos para a disputa deve ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.




A poucos meses da realização das eleições crescem os preparativos dos partidos para o lançamento das candidaturas. Este ano, os brasileiros vão às urnas para escolher representantes aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. 

A confirmação dos nomes que serão lançados pelos partidos para a disputa deve ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Mas, nos bastidores, alguns nomes já são favoritos como pré-candidatos, ao menos é o que ocorre quanto ao cargo de chefe do executivo estadual no Pará. 

Partido tradicionalmente decisivo no pleito estadual, o PSDB, até o momento não sinalizou com uma possível candidatura própria ao palácio estadual. Assim como o Partido dos Trabalhadores (PT), que ao que tudo indica deve fechar aliança para apoiar a reeleição de Helder.

Helder Barbalho (MDB)

O atual governador do Pará, Helder Barbalho, é confirmado pré-candidato à reeleição, pelo MDB. Antes de eleito governador, foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer. 

Aos 21 anos, começou a vida política como vereador de Ananindeua, tendo sido também prefeito da cidade e deputado estadual. É natural de Belém e tem 42 anos. Helder Barbalho é filho do ex-governador do Pará, e senador Jader Barbalho. 

Zequinha Marinho (PL)

O senador Zequinha Marinho, é o provável pré-candidato do PL para o governo. Zequinha é integrante da bancada evangélica e foi eleito para o Senado em 2018. Já foi vice-governador do estado em 2015 e 2019, além de deputado federal e estadual. Zequinha é pedagogo de formação e tem 62 anos.

Fernando Carneiro (PSOL)  

O possível nome para disputar o governo pelo PSOL é Fernando Carneiro. Vereador que exerce o terceiro mandato em Belém, é historiador, formado pela Universidade de São Paulo.

Marcio Miranda (PTB) 

Márcio Miranda anunciou filiação ao PTB após o fechamento da janela partidária e deve ser o possivel pré-candidato do partido para o governo do Pará. Em 2018, disputou o segundo turno das eleições e foi derrotado por Helder Barbalho. O médico e ex-militar é natural do município mineiro de Pavão.

Willian Fonseca (PRTB)

O prefeito de Oriximiná e delegado da Polícia Civil, Willian Fonseca (PRTB) lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Pará, no último dia 5 de março. Delegado Fonseca é Presidente Estadual do PRTB, Fuzileiro Naval e Sargento Paraquedista do Exército.


Fonte: Giro Tomé-Açu

Sessão na Câmara homenageia centenário do PCdoB na tarde desta quinta, 28

A homenagem sugerida pelo vereador Carlos Martins (PT) foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.


Acontece nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, a sessão especial comemorativa dos 100 anos do PCdoB no Brasil, ocorrido em 25/03 deste ano. A homenagem sugerida pelo vereador Carlos Martins (PT) foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Uma programação cultural consta do roteiro da sessão especial, com apresentação de poesias e músicas. Os cantores Nato Aguiar, que é secretário de Formação Política do PCdoB, Priscila Castro e Pedro Rodrigues, comandam a parte musical.  

Filiados do partido como o professor Anselmo Colares, a advogada Ana Charlene e artista Egon Pacheco, apresentam poesias nos intervalos dos discursos políticos. 

 

Comendas


Serão entregues cinco comendas Eneida de Moraes (escritora paraense e comunista) para mulheres que lutam e cinco comendas João Amazonas (político histórico do PCdoB), a cinco empresas de comunicação representando a imprensa local.   

As agraciadas com a comenda Eneida de Moraes são: 

1) Maria Odete Simões da Costa - Amazonense, de Parintins, Maria Odete Simões da Costa, chegou a Santarém aos 15 anos e adotou esta cidade como sua, já tendo título de cidadã santarena. Odete Costa, como é conhecida, completou neste dia 25 de abril 63 anos bem vividos! Militante dos movimentos sociais, a partir de sua experiência nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica, sempre atuou no bairro do Livramento onde mora até hoje. Como atriz amadora, usou seu talento para dar apoio aos movimentos sociais e se envolveu na organização da ATAS – Associação de Teatro Amador de Santarém. Essa militância cultural e social a levou para o PT - Partido dos Trabalhadores, do qual já foi inclusive presidente do Diretório Municipal. Já foi vereadora do partido em um mandato, de 2005 a 2008, sendo a primeira mulher negra do Legislativo santareno. Odete Costa é mãe de dois filhos e tem uma neta. 


2) Jocicleide Monteiro Duarte - Nascida na comunidade de Barreirinha, no município de Prainha, Jocicleide Monteiro Duarte é a terceira filha de uma família de 10 irmãos. Cleide Duarte, como é conhecida, vai completar 40 anos no próximo dia 15 de maio. É casada há 30 anos e tem dois filhos.  Mora em Santarém desde menina e foi a primeira da família a se formar num curso de Bacharelado em Gestão em Moda. Já realizou vários eventos de modas como desfiles e criações de roupas e há 28 anos atua como microempresária no segmento de fardamento escolar e profissional, através de sua empresa STAMPA DESIGN. Em 2018, fundou o Projeto Sócio Cultural SAMAÚMA que oferece curso de pinturas e artesanatos gratuitos aos senhores da terceira idade. Dessa experiência, criou também a FECONSOL – Feira da Economia Solidária onde alunas e convidados expõem e vendem seus produtos. Em plena pandemia do Covid-19 que afetou vários segmentos empresariais, inclusive de confecções, Cleide se uniu à família e amigos e passou a produzir mascaras, mas não para vender e sim para distribuir gratuitamente mais de 10 mil máscaras para pessoas carentes. Atualmente, Cleide faz parte da comissão organizadora para a implantação da UBM – União Brasileira de Mulheres, em nossa região e é filiada ao PCdoB.  


3) Tatianne Picanço Rabelo - É historiadora e tem 37anos e é natural de Óbidos. Atualmente cursa Antropologia na Ufopa. Casada, tem três filhas. Militante do movimento estudantil de Santarém e do movimento indígena, Tatianne atua também como doula, acompanhando partos naturais. Como mãe, acredita e defende que é preciso fazer uma revolução no mundo, e que isso começa na educação dos filhos, com afeto e amor. Para ela, mudar o mundo é mudar o seu entorno, o lugar em que você mora e com quem você convive, e vive essa experiência com suas filhas. Sua militância a levou a ser uma das fundadoras do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade, em Santarém, do qual já foi dirigente. Vem participando desde então de todas as eleições partidárias nas três esferas, como coordenadora ou candidata. Em 2018, foi candidata a co-governadora do PSOL no Pará, e em 2020, participou da candidatura coletiva de mulheres Vozes Amazônidas, por uma vaga na Câmara Municipal de Santarém.  

4) Miriane Costa Coelho - Nascida há 37 anos no Quilombo de Nova Vista do Ituqui, filha de pescadores, Miriane Costa Coelho é mãe de um menino de 4 anos. Estudou Ciências Sociais na Universidade Federal do Pará (UFPA) e iniciou sua militância social no Grupo de Defesa da Amazônia – GDA. Depois foi morar por alguns anos em Belém onde começou a articular com movimentos Quilombolas do Pará. Atualmente, Miriane está à frente da diretoria da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém- FOQS. É integrante do Movimento de Mulheres Quilombolas de Santarém “Na Raça, Na Cor”. É também a atual coordenadora do Território Maria Valentina, que representa a luta pela garantia à terra em três quilombos: Nova Vista, São José e São Raimundo, do Ituqui. Além disso, integra o Grupo de Quilombolas do Projeto Omulu, que cuidou da atenção à saúde da população quilombola no período da Pandemia. Se considera uma mulher quilombola, ribeirinha e amazônida, que estará sempre na luta por direitos, e acesso às políticas públicas em favor de seu povo.  


5) Maria Natália Rodrigues de Souza - Uma mulher que está sempre envolvida com plantas e animais e que tenta difundir esse amor às pessoas que a visitam na comunidade de Cucurunã, onde mora. Ela é Maria Natália Rodrigues de Souza, de 74 anos, servidora aposentada da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, onde atuou por várias gestões. Nascida em Cametá numa família pobre de 11 filhos, Natália teve que trabalhar desde cedo, para ajudar no sustento da família. Se orgulha de lembrar que com seu trabalho comprou a primeira geladeira da família e também seu primeiro fusca. Quando jovem viveu e trabalhou por muitos anos no distrito de Icoaraci, em Belém, até vir morar em Santarém, onde casou e tem um filho. Sua afinidade com a natureza a levou a integrar o Centro Espírita Beneficente da UDV – União dos Vegetais, do qual já foi presidente. Realiza eventos beneficentes, sendo sempre a coordenadora na confecção de comidas, por ser uma experiente chef de Cozinha. Pautou sua vida pela honestidade e compromisso social, ajudando os movimentos sociais da cidade. Um dia, resolveu se filiar a um partido, o PT, no qual militou por muitos anos, mas nunca concorreu a nenhum cargo público. Prefere ser a voz da sensatez e da organização interna. No ano passado, aceitou se filiar ao PCdoB para viver uma nova experiência política, e foi eleita Secretária de Finanças do partido.  

 

Da imprensa local, serão homenageados com a Comenda João Amazonas as cinco empresas: Sistema Tapajós de Comunicação, Sistema Guarany de Comunicação, Sistema Arquidiocesano de Comunicação, Jornal e TV O Impacto e Portal Tapajós de Fato (TdF). O presidente do partido Anacleto Lima está á frente de toda a programação.