quarta-feira, 12 de maio de 2021

Enchente muda rotina de moradores de Terra Santa, no PA; água invade casas próximas à orla

Na zona rural de Terra Santa, no Pará, casas 
também estão sendo invadidas pela água dos rios
No município de Terra Santa, no oeste do Pará, a cheia dos rios tem provocando muitos impactos para a população das zonas urbana e rural. Na cidade, algumas casas que ficam próximas à orla já estão alagadas, fazendo com que moradores precisem buscar abrigo em casas de parentes.
Para que os moradores que permanecem nessa área não fiquem ilhados, o governo municipal construiu pontes de madeira em frente às residências.
Para a autônoma Carmem Barbosa, que mora próximo à orla, essa cheia de 2021 está trazendo muitos transtornos e prejuízos.
"Está complicado para todos nós, principalmente pra mim que vendo refeições em frente à minha casa. Essa cheia está trazendo muitos problemas, é uma dificuldade acessar a minha casa, eu mesma tive prejuízos, porque foi preciso parar minhas vendas e eu trabalho como autônoma. Outro problema, é o risco de ser atacada por animais peçonhentos", lamentou Carmem.
Casas próximas à orla de Terra Santa, no Pará, 
estão sendo atingidas pela enchente dos rios
Na zona rural a situação não é muito diferente. Moradores de comunidades ribeirinhas estão sendo afetados diretamente pelo alto nível do rio. Boa parte das casas já foi invadida pela água dos rios e os moradores precisam fazer marombas (assoalhos mais altos) pra caminhar dentro dos imóveis.
A prefeitura de Terra Santa determinou à Secretaria Municipal do Interior e Defesa Civil, a distribuição de tábuas para cerca de 50 famílias das comunidades ribeirinhas Conceição, Pirarucu, Piraruacá e Uxi.
Segundo o secretário do Interior, Tácio Bentes, a distribuição de madeiras será estendida também a outras comunidades, e o monitoramento será intensificado, com objetivo de dar suporte para as famílias da zona rural.
*Colaborou Francisco Santos, de Terra Santa

Nenhum comentário:

Postar um comentário