Nos primeiros quatro meses de 2021 foi registrada uma queda no número de diagnósticos positivos para três Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em Santarém, no oeste do Pará. Enquanto HIV e Hepatites B e C reduziram, o número de pessoas com Sífilis aumentou. Os dados são do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e foram comparados com os registros do primeiro quadrimestre de 2020.
Para as Hepatites B e C a queda foi 37%, pois ambas tiveram com 11 casos positivos no passado e 7 neste ano.
Em relação às pessoas que contraíram o vírus HIV, a redução foi de 22%, embora a quantidade de pessoas seja maior. Em 2020, de janeiro a abril positivaram 87 pessoas - 60 homens e 27 mulheres - e este ano, no mesmo período, foram 68, sendo 54 homens e 14 mulheres.
Já em relação à Sífilis os dados revelam o crescimento de 10% da doença. Em 2020 foram 94 pessoas com diagnóstico positivo e 104 neste ano. A maioria dos infectados também é de homens.
Para a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santarém, Ana Lúcia Ferreira, o aumento dos registros de Sífilis acompanha o cenário nacional.
O perfil dos infectados para Hepatites Virais, HIV e Sífilis é na maioria de jovens entre 20 e 39 anos e do sexo masculino. A coordenadora do CTA aponta o não uso de camisinha como o principal motivo para este cenário.
Em relação ao HIV, os números são alarmantes. Este ano, 75% dos 68 casos registrados entre janeiro e abril são de pessoas na faixa-etária de 20 a 39 anos.
As doenças
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Hepatites Virais
Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção.
HIV
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids.
Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
Sífilis
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. É transmitida por relação sexual com uma pessoa infectada ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
O acompanhamento, o diagnóstico e o tratamento da gestante e parceria(s) sexual(is) durante o pré-natal contribui para a prevenção da sífilis congênita. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Serviço - O Centro de Testagem e Aconselhamento fica localizado na Av. Barão Do Rio Branco e funciona das 7h30 às 15h. As pessoas que procuram o centro precisam levar documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência para que os procedimentos possam ser realizados. Embora esteja sediado em Santarém, o CTA atende e registra casos de municípios da região oeste do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário