
A publicação, também disponível em versão digital no site do IFT, aborda de maneira prática e didática o fomento de cooperativas e a autonomia das comunidades agroextrativistas.
Dispondo de uma linguagem simples, com ilustrações, modelos de documentos e exemplos de planejamento participativo, a cartilha destaca a importância da formação e da organização comunitária no processo de criação de uma cooperativa. O Guia mostra ainda um panorama sobre gerenciamento de custos, legislação e elaboração de estatuto.

“O IFT acredita no cooperativismo como uma estratégia comunitária de desenvolvimento econômico e bem-estar social que incide diretamente na vida das populações agroextrativistas na Amazônia. O cooperativismo amplia as condições de acesso aos recursos naturais por meio do uso sustentável, o que contribui diretamente com a conservação ambiental e cultural desses territórios”, destaca a ex-coordenadora do programa Florestas Comunitárias, Ana Carolina vieira, autora e organizadora da publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário