sexta-feira, 7 de maio de 2021

Estado entrega Terminal Hidroviário de Almeirim, no Baixo Amazonas

















O terminal conta com cadeiras confortáveis, televisão, sala para órgãos do Estado, bebedouro, ar-condicionado, lanchonete, guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais
Cerca de 35 mil habitantes serão atendidos pelo Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Almeirim, na região do Baixo Amazonas, entregue no início da tarde desta sexta-feira (7) pelo Governo do Pará. Construído às margens do Rio Amazonas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), o novo porto deve receber cerca de 4 mil usuários por mês e melhorar o acesso ao município, cujo principal meio de entrada é o hidroviário.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, participou da cerimônia de entrega da obra, ao lado do presidente da CPH, Abraão Benassuly, prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva de Carvalho, deputados estaduais e demais autoridades locais.
Moderno - Orçado em um pouco mais de R$ 3,7 milhões, com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, o terminal conta com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Já a obra naval compreende três rampas metálicas articuladas de 25 metros, além de flutuante metálico coberto de 5 metros e sistema de amarração e fundeio para embarcações. O porto já possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar desde 2019.
“É uma obra muito importante para região, pois além de promover a integração por meio deste terminal, o governo do Estado entrega uma obra segura para atender o usuário e facilitar a entrada e saída da cidade. Nós já entregamos outras obras de terminais no Baixo Amazonas, e essa representa conforto e segurança, escoamento de produção, geração de renda, além de fomentar o turismo, muito explorado aqui em Almeirim”, destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH. 
Depois de entregue, o terminal passou a ser administrado pela Prefeitura de Almeirim e vai oferecer viagens diárias para vários municípios do Estado. Para a prefeita Maria Lucidalva de Carvalho, o novo equipamento representa melhoria na qualidade de vida dos usuários que dependem dos rios para se deslocar. 
“É uma conquista muito grande para o município e conseguimos isso graças ao governador Helder Barbalho que tem levado esses benefícios a vários municípios do Estado e nos sentimentos privilegiados em receber esse terminal hidroviário, já que temos hoje um terminal muito precário, de muitos anos , e realmente precisávamos de um olhar carinhoso para nosso município. Isso é motivo de felicidade não só para nossa gestão quanto para nossa população”, disse a gestora municipal. 
Na cidade, o clima foi de expectativa para os moradores e usuários. O autônomo Pleabe dos Santos, de 43 anos, mora na região e conta que a cidade precisava de um porto moderno, que oferecesse segurança. “Nunca tivemos um terminal hidroviário bom e agora vamos ter uma boa estrutura bonita para receber os turistas e visitantes, então vai melhorar muito para quem chega e quem sai da cidade”, comemora ele. 
Para o comerciante Francisco Ferreira Silva, de 53 anos, a expectativa é pelo aumento das vendas na frente do porto, já que o fluxo diário de pessoas deve ser grande nas próximas semanas. “O terminal será muito importante porque é um local que encosta muito navio, muitas pessoas, e ficou um hidroviário bonito para o embarque e desembarque das pessoas que chegam por aqui. Vai ser muito bom para nosso comércio também”, conta. 
Localizado a 478 quilômetros da capital, o município de Almeirim possui hoje cerca de 35 mil habitantes, segundo a prefeitura municipal. A cidade é uma das maiores produtoras de leite de búfala do Estado, entretanto, os setores de maior destaque na arrecadação são de extrativismo e processamento vegetal, principalmente de celulose e mineração de caulim e bauxita.
Integração - Além do terminal de Almeirim, na região do Baixo Amazonas, a CPH já entregou os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro, Prainha e Curuá, e em breve entregará o Santarém e o do distrito de Santana do Tapará. Os equipamentos são construídos com recursos da Caixa Econômica Federal e já foram outorgados pela Antaq, portanto, já possuem autorização para operar. Nesta mesma região, a CPH reconstrói os terminais de Óbidos e Monte Alegre, e já recebeu autorização para início das obras no porto de Alenquer. 
Participaram da agenda ainda o titular do Iterpa, Bruno Kono; titular da Cohab, Orlando Reis; secretário-adjunto da Sedop, Waldir Acatauassú; presidente do Banpará, Braselino Assunção; deputado federal José Priante, e deputados estaduais Orlando Lobato e Ozório Juvenil.
Por Bruno Magno (CPH)



Nenhum comentário:

Postar um comentário