![]() |
| Lançamento da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes |
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Suelen Lima, o objetivo da campanha é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Ainda de acordo com a coordenação, a campanha será desenvolvida ao longo do ano, porém, o mês de maio é referência e o dia 18 é o dia "D". Nessa data, será realizada uma grande carreata pelas ruas de Óbidos, com saída da praça Frei Rogério (Praça do "O") às 17h.
18 de maio
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.
Não é uma data escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de uma tradicional família capixaba de classe média alta, em Vitória, no Espirito Santo. O crime apesar de toda a repercussão, ficou impune.
A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário