quinta-feira, 15 de abril de 2021

Após três meses, bandeiramento muda de vermelho para laranja no Baixo Amazonas, anuncia governo do Pará




















Foi anunciada pelo Governo do Estado na noite desta quinta-feira (15) a mudança na classificação do bandeiramento na região do Baixo Amazonas, no oeste do Pará, que passa de vermelho para laranja em relação ao contágio pela Covid-19. A alteração ocorreu após análise técnica do Comitê Científico da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e já entra em vigor nesta sexta-feira (16). A reclassificação também é para a região do Tapajós.
O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB), que disse ainda que um dos critérios para tais mudanças foi a taxa de ocupação de leitos no estado, que é de 80,8% de UTI e 57,8% de leitos clínicos.
A região entrou em badeiramento vermelho ainda em janeiro deste ano, passou por medidas mais restritivas de circulação (lockdown) após identificação da nova cepa da Covid-19, e havia retornado à classificação vermelha depois de 15 dias.
Outra medida adotada pelo Governo Estadual foi a liberação do tráfego de passageiros e cargas entre os estados do Pará e Amazonas - região na qual os municípios próximos tiveram grande alta de contágio da Covid-19 no início do ano.
As regiões com o bandeiramento vermelho também tem novas regras: o toque de recolher passa a valer a partir das 22h até 5h; restaurantes, lojas e shoppings podem funcionar até às 21h. As viagens para o Marajó e transporte entre estado do Amazonas e o Pará retornam a normalidade.— April 15, 2021
"No bandeiramento laranja não há restrição em nenhum horário, mas acompanhem pelos decretos municipais as autorizações para que em cada município você possa estar sabendo aquilo que deve ou não deve", completou o governador.

Um comentário: