As águas de março já passaram, mas isso não quer dizer que o mês de abril vai ser diferente. Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a região do Baixo Amazonas, no oeste do Pará, terá mais registros de chuvas, com previsões de índices acumulados acima da média.
Conforme o coordenador do Núcleo de Hidrometereologia da Semas, Saulo Carvalho, o cenário de chuvas volumosas em março também teve vendaval e grande incidência de raios.
"Essa situação se deve, em parte, a dias com grande instabilidade atmosférica em decorrência do aquecimento em superfície, que leva à formação de nuvens cumulonimbus, liberando enormes quantidades de energia convertida em rajadas de vento e descargas elétricas", disse.
Ainda segundo Saulo, apesar de na estação meteorológica de Belém o índice pluviométrico ter ficado dentro do esperado - 94% da média climatológica para o mês -, houve chuvas acima da média nas regiões Nordeste, Marajó, Tapajós, Baixo Amazonas, Calha Norte, Baixo Tocantins e parte da região Sudeste do Pará.
Raios e trovoadas
À medida que o ar úmido se aquece na superfície terrestre, mais leve se torna e sobe rapidamente para a atmosfera. Quando esse ar carregado de vapor d'água se encontra com as temperaturas mais frias nos níveis superiores da atmosfera, gotículas de água e gelo se formam e colidem entre si dentro das nuvens, formando cargas elétricas muito altas, que acabam descarregando em parte na superfície terrestre. Esse fenômeno provoca raios e trovões, que sempre inspiram cuidados.
Saulo Carvalho ressalta que, diante da incidência de raios é preciso tomar algumas precauções, como:
não ficar em áreas desprotegidas;
não subir em locais altos;
não ficar dentro ou muito próximo de locais com água;
não ficar embaixo de árvores;
não ficar próximo a objetos metálicos e, mesmo em casa, é preciso se proteger e não usar equipamentos elétricos e nem celular conectado ao carregador.
Também não se deve tomar banho em chuveiro elétrico, ficar próximo a janelas, portas, torneiras e canos de metal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário