segunda-feira, 5 de abril de 2021

Em Santarém, setor de trauma do Hospital Municipal passa a ter médico exclusivo 24 horas

Atendimento médico no setor de traumas do HMS
Responsável por cerca de 35% dos atendimentos do Pronto Socorro Municipal (PSM), de acordo com o sistema que controla as entradas de pacientes na unidade, o setor de trauma do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo desde quinta-feira (1º) conta com médico exclusivo nos plantões 24 horas.
De acordo com o HMS, agora as vítimas de acidentes de trânsito, quedas e outras ocorrências que envolvam trauma contam com um pronto atendimento exclusivo dentro da estrutura do PSM.
Em março deste ano, o setor do Trauma do PSM recebeu 689 pacientes com algum tipo de fratura ou torção.
O piloto do projeto foi avaliado durante o mês de março e foi considerado viável. Assim, foi obtida uma aprovação da gestão da Unidade para dar sequência nessa nova metodologia de atendimento. “A partir de hoje (1º) estamos oficialmente com o novo atendimento, onde um médico fica 24h no setor do trauma dando celeridade ao atendimento e ainda melhorando a comunicação entre as outras especialidades médicas.
O objetivo é dar mais celeridade nos fluxos de atendimentos, além de fornecer uma resposta imediata aos pacientes com quadro de urgência e emergência que precisam do sistema de saúde público. O novo modelo de atendimento também irá desobstruir a triagem principal do hospital e proporcionar ainda mais agilidade e eficiência nesses acolhimentos.
Com a mudança, as aResponsável por cerca de 35% dos atendimentos do Pronto Socorro Municipal (PSM), de acordo com o sistema que controla as entradas de pacientes na unidade, o setor de trauma do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo desde quinta-feira (1º) conta com médico exclusivo nos plantões 24 horas.
De acordo com o HMS, agora as vítimas de acidentes de trânsito, quedas e outras ocorrências que envolvam trauma contam com um pronto atendimento exclusivo dentro da estrutura do PSM.
Em março deste ano, o setor do Trauma do PSM recebeu 689 pacientes com algum tipo de fratura ou torção.
O piloto do projeto foi avaliado durante o mês de março e foi considerado viável. Assim, foi obtida uma aprovação da gestão da Unidade para dar sequência nessa nova metodologia de atendimento. “A partir de hoje (1º) estamos oficialmente com o novo atendimento, onde um médico fica 24h no setor do trauma dando celeridade ao atendimento e ainda melhorando a comunicação entre as outras especialidades médicas.
O objetivo é dar mais celeridade nos fluxos de atendimentos, além de fornecer uma resposta imediata aos pacientes com quadro de urgência e emergência que precisam do sistema de saúde público. O novo modelo de atendimento também irá desobstruir a triagem principal do hospital e proporcionar ainda mais agilidade e eficiência nesses acolhimentos.
Com a mudança, as ambulâncias passaram a ter uma entrada exclusiva, ao lado da porta de acesso da recepção. “O perfil de atendimento do PSM passa a corresponder, de fato, à realidade e necessidade da população de desinchar a entrada principal da urgência e emergência”, explicou o diretor técnico Vinicius Savino, responsável pela implementação da proposta juntamente com a direção geral e assistencial.
Ambulâncias passaram a ter uma entrada exclusiva, ao lado da porta de acesso da recepção. “O perfil de atendimento do PSM passa a corresponder, de fato, à realidade e necessidade da população de desinchar a entrada principal da urgência e emergência”, explicou o diretor técnico Vinicius Savino, responsável pela implementação da proposta juntamente com a direção geral e assistencial.

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