Uma caminhada pacífica comandada por representantes de entidades ligadas à defesa da mulher saiu em direção às principais ruas de Marituba pedindo um basta à violência contra a mulher. A ação iniciou por volta das 8h da rua Benevides rumo a Praça da Matriz. No percurso, as manifestantes pediam paz e fim da violência.
“Nosso ato é em solidariedade às vítimas dos maníacos de Marituba, mas não só a elas como a todas as mulheres que sofrem violência e a gente não pode parar de manifestar porque a violência contra a mulher acontece todos os dias”, disse Laís Costa, da coordenação do Movimento Todas por Todas, um dos movimentos organizadores da caminhada.
A representante dos comerciantes do Mercado Municipal de Marituba, Luciana Rodrigues, comemora o anúncio da Delegacia da Mulher, reforçado durante a caminhada, mas espera por mais políticas públicas, em especial para as mulheres. “A gente sabe que Marituba já diminuiu bastante a violência e agradece a vinda da Delegacia da Mulher, porque realmente é uma coisa que o município precisa”, comentou ela.
Durante a caminhada, todas as mulheres pediam por mais atenção em relação a casos de violência e alertavam as mulheres de Marituba a não ter medo e procurar as autoridades em qualquer tipo de caso que se configure como violência contra a mulher.

Também participaram ds caminhada a advogada e promotora de Justiça aposentada, Lucinery Helena, a ativista pelos Direitos Humanos das Mulheres, Eliana Perdigão e a deputada Michele Begot, autora da solicitação da Delegacia da Mulher para o município de Marituba.
“Fico grata a Deus por ver um número grande de mulheres unidas pela causa, dizendo um basta a tanta violência e a tanta agressão contra nós mulheres”, disse a parlamentar, que também agradeceu ao governador Helder por ter atendido ao pleito.
Na última quarta-feira (15), Helder Barbalho anunciou que Marituba irá receber os serviços especializados da Delegacia da Mulher. Além disso, a Polícia Civil do Pará vai começar a construção de um prédio próprio para uma delegacia especializada para crimes contra a mulher no município. O prefeito Mário Filho disponibilizou um terreno para a construção, que vai ser repassado para a Policia Civil.
Ação conjunta

"Esse é o nosso menor número desde os registros de 2010. Então, isso demonstra um trabalho incansável da Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Municipal, com ações de apoio à Polícia Militar do Estado e à Polícia Civil, que vem de forma incessante trabalhando no combate à criminalidade e levando mais dignidade ao povo maritubense", comentou ele.
(Texto e divulgação: Julie Rocha / Fotos: Fernando Nobre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário