quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Projeto “Semana Municipal de Prevenção ao Combate ao AVC” é aprovado pro unanimidade na Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos

Vereador Beto Farinha (PSDB)
Em sessão ordinária na manhã de hoje, 20 de novembro, a Câmara Municipal de Vereadores de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, aprovou por unanimidade, projeto de lei número 016/2019, de autoria do vereador Roberto Oliveira de Sousa (Beto Farinha – PSDB), que institui a “Semana Municipal de Prevenção e Combate ao AVC” no município de Mojuí dos Campos, que deverá coincidir com o dia 29 de outubro, data comemorativa ao Dia Mundial de Combate ao AVC, com o objetivo de conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cérebrovascular.
A Semana instituída terá programação específica de atividades que serão desenvolvidas pelos órgãos públicos municipais de atenção à saúde, esporte e de assistência swocial, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde.
As atividades serão orientadas pro Comissão específica, composta por entidades governamentais, sociedade civil organizada, instituições de ensino superior e instituições técnicas em saúde.
Pelo projeto, as atividades propostas incluem distribuição de folders informativos, aplicação de questionário para obtenção de uma amostra da saúde da população, medição de fatores de riscos relacionados a problemas vasculares, palestras com médico especialista em neurologia. Para finalizar a semana será institui a Semana de Prevenção e Combate ao AVC – Acidente Vascular Cerebral no âmbito do município de Mojuí dos Campos, realizada uma caminhada e corrida pelas ruas centrais da cidade como forma de incentivar a prática de exercícios físicos. Este é um projeto que afirma que a Semana Municipal de Prevenção ao AVC fica incluída no Calendário Oficial de eventos do município de Mojuí dos Campos.
O projeto será encaminhado ao Executivo para que seja sancionado e transformado em lei.

Justificativa

Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, o AVC – Acidente Vascular Cerebral, é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, citando ainda que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados.
Conforme a Agência Brasil, através de dados apresentados por meio do Ministério da Saúde, por ano em média, 100.520 pessoas morrem em decorrência da doença.
Do total, 4.592 mortes foram de pessoas com menos de 45 anos, de acordo com os últimos dados catalogados pelo Ministério da Saúde, que registrou no mesmo ano, 212.047 internações relacionadas ao AVC, que pode ser provocado por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos.
A cada ano, em torno de 17 milhões de pessoas são acometidas por Acidente Vascular Cerebral no mundo, o que resulta na morte de 6,2 milhões de pessoas e na incapacidade permanente de boa parte dos sobreviventes.
Como forma de chamar a atenção para o assunto diversas atividades são realizadas em todo mundo no dia 29 de outubro, data em que é celebrado mundialmente o dia de combate ao AVC.
O vereador encerrou chamando a atenção para o assunto, que requer uma atenção toda especial pelos governantes e pela área de saúde, dado sua alta incidência e mais do que isso, é algo que pode ocorrer a qualquer instante, mas que pode ser prevenido. Cabe às autoridades, despertar em cada cidadão, os cuidados que deve ter para evitar que seja acometido por um AVC. O resultados deste projeto, segundo o vereador, são positivos nãos somente para o cidadão comum para toda a máquina pública, já que serão menos pacientes nos hospitais ou nos centros de reabilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário