No cenário da pequena vila de pescadores de ponta de pedras localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista - PAE Eixo Forte, conhecida por suas grandes rochas negras erguidas as margens do rio, formando cavernas com águas frias, banhada pelo rio Tapajós, localizada a 36 km de Santarém PA, nos dias 15, 16 e 17 encontramos a grande estrela do XVII Festival do Charutinho, o peixe-charuto pequeno, mais conhecido como charutinho, parecido com a sardinha, porém de água doce e que aparece sempre em grandes cardumes, típico da região, preparado frito crocante, servido com vinagrete e farofa, e limão.
O festival é uma iniciativa da Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças Comunidade de Pontas de Pedras PAE - Eixo Forte e busca fomentar a economia da comunidade, por meio do turismo que é a principal fonte de renda. Com 352 habitantes, uma pequena parcela vive da agricultura. Segundo a organização, o evento envolve 235 pessoas da comunidade, gerando renda e oportunidades. A vila oferece opções de hospedagem e vários restaurantes.
Ponta de Pedras tem uma gastronomia bem diversificada, e essa é a oportunidade de degustar outros pratos que fazem sucesso como o tucunaré, tambaqui, pirarucu, matrinchã, curimatã, dourada e surubim, bolinho de piracuí, entre outras especialidades.
O Festival do Charutinho faz parte do calendário de eventos do município e visa fomentar o turismo e valorizar a gastronomia local. Segundo organização a estimativa de público é de 15 mil pessoas durante os três dias. O evento é um dos 14 festivais que são realizados no assentamento Eixo Forte.
A programação do evento contará com atividades esportivas como o vôlei de praia e torneio de dupla, além de gincanas do charutinho, exposição de artesanatos, apresentações de danças regionais, desfile da garota charutinho e animação de bandas musicais, premiação da barraca mais enfeitada, baile do charutinho.
O presidente da associação da comunidade Anivaldo Belém, ressalta que, “O festival é o momento de apresentar a nossa cultura, culinária e belezas naturais, para os visitantes que buscam além de uma boa culinária, o sossego de uma das mais belas praias da região”.
Sobre o festival
O primeiro Festival do Charutinho foi realizado em 2002, quando o então secretário de Cultura Emanuel Júlio Leite, chamou a associação para uma reunião e propôs a realização de um evento para divulgar a cultura, na ocasião foi sugerido o charutinho como foco, já que o mesmo é o carro-chefe do cardápio. A partir dai, a Associação de Moradores Nossa Senhora das Graças Comunidade de Pontas de Pedras – Eixo Forte, juntamente com o Grupo de Micro Empreendedores Comunitários e demais entidades, iniciaram o festival que durante dois anos foi realizado no mês julho, mas devido a baixa do peixe no período, foi mudado para o mês de novembro, e permanece até hoje.
Para quem depende de transporte coletivo, a linha do Eixo Forte estará com o seguinte itinerário:
Praça São Sebastião, Rui Barbosa, Praça Tiradentes, Mercadão 2000, Rui Barbosa, Cuiabá, Fernando Guilhon, Rodovia Everaldo Martins até Ponta de Pedras.
Sexta-feira 15/11 (feriado)
Saída de Santarém: 09h/ 20h
Saída de Ponta de Pedras: 17h
Sábado 16/11
Saída de Santarém: 09h, 20h
Domingo 17/11
Saída de Santarém: 08h, 09h, 10h,11h
Saída de Ponta de Pedras: 16h, 17h, 18h 19h
Programação do festival
15/11/2019 (Sexta-feira)
09h – Disputa de canoa a remo
10h - Som mecânico
14h - Início do esporte e lazer
19h - Encerramento
22h encerramento
16/11/2019 (Sábado)
10h– Abertura oficial do festival (som mecânico)
Visita ao cenário e as barracas
14h – Grupo de pagode (música ao vivo) , gincana do charutinho
19h30 - Apresentação da garota charutinho
20h - Apresentação de danças regionais
22h- 1º baile do charutinho no malocão (música ao vivo)
02h – Encerramento
17/11/2019 (Domingo)
05h - Alvorada
11h às 16h – música ao vivo
16h às 19h Atração Principal (música ao vivo)
Queima de fogos (após o show principal)
19h30 – Encerramentos
(Repórter Correspondente: Ândria Almeida / Fotos: Arquivo da prefeitura de Santarém).


Nenhum comentário:
Postar um comentário