quarta-feira, 20 de novembro de 2019

20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos.

A data de 20 de novembro foi escolhida para reflexão sobre a consciência negra, pelo de, ser neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.
Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.
 Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi escolhido o dia 20 de novembro por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares. Suscita também a reflexão de questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Somos todos iguais? 
NÂO, por exemplo;
No campo da segurança pública, segundo os dados do Atlas da Violência elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Em 2017, o País registrou 49.524 assassinatos de negros, um aumento de 62,3% em relação a 2007. De cada quatro pessoas assassinadas no Brasil em 2017, três eram negras. A taxa de homicídios para esse grupo da população chegou a 43,1 para 100 mil habitantes, enquanto a dos não negros fechou o ano em 16 por 100 mil. Isso mostra a exposição muito maior dos negros à violência.
No campo econômico também verificamos a dificuldade da população negra ascender economicamente no Brasil, isso é gerado por outros fatores como: A taxa de analfabetismo ainda é maior para pretos ou pardos do que brancos, o rendimento médio dos trabalhadores brancos é quase o dobro do que os dos pretos ou pardos, entre as crianças que trabalham , o percentual de crianças pretas ou pardos é quase o dobro do percentual das crianças brancas, a taxa de desocupação de pretos e/ou pardos é de quatro vezes maior do que a dos brancos . Os dados mostram a complexa situação econômica social que o negro vivencia dificultando o acesso a melhores condições de vida. 
Precisamos celebrar sim esse dia que é dedicado àqueles que ajudaram a construir a história de nosso país à custa de trabalhos forçados. No entanto esse dia deve também trazer reflexões e discussões sobre a situação do negro em nosso país.
Mais do que celebração Precisamos tornar o Brasil cada vez mais brasileiro 
Viva a Consciência Negra!!!
(Texto: Profº Pós Doutor Jarsen Guimarães)

Nenhum comentário:

Postar um comentário