Numa cerimônia muito concorrida, com a presença de autoridades civis e militares e eclesiásticas, aconteceu na manhã de hoje, 15/01, terça-feira, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores do município de Belterra, no Oeste do Pará.
![]() |
| Presidente Ulisses Medeiros, ladeado da ´Maria de Lourdes (Primeira Secretária) e Antônio Rocha Júnior (Segundo Secretário) |
Vereadores de Santarém e Mojuí dos Campos também prestigiaram o evento, que teve como palco, a Câmara de Vereadores daquele município. Na ocasião, vereadores dos 3 municípios usaram da palavra, além do prefeito de Belterra, dr. Macedo, que fez um breve relato sobre sua administração nos 2 anos anteriores. Diretores de sindicatos, Polícia Civil, Militar, Federações, COOMFLONA e a sociedade civil compareceram para prestigiar a cerimônia. A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Belterra está assim constituída:
Vereador Ulisses José Medeiros Alves (PSDB), Presidente; Maria de Lourdes de Souza (DEM), Primeira Secretária e Antônio Rocha Júnior (MDB), Segundo Secretário.
DISCURSOS
| O ex e o atual presidente da Câmara de Mojuí dos Campos, Marco Antônio e Arnaldo Galvão |
O delegado de Polícia Civil, Jaime Paixão, representando a segurança pública, ressaltou a importância do Legislativo no que diz respeito ao amparo da Lei na atuação da ordem pública. Sempre presente ás estas instituições, quando chamados a contribuir com a sociedade. O vereador Arnaldo Galvão, presidente da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, ao usar da palavra, destacou o papel de cada vereador, independente de partido ou município, que pertencem. Nosso papel como Legislador é sempre desenvolver e trazer melhorias aos munícipes. Desejo à nova presidência desta Casa, na pessoa do vereador Ulisses Medeiros, todo sucesso e acima de tudo, discernimento para conduzir os destinos desta Casa, no período de 2019 a 2020, concluiu.
| Público prestigiou a posse de Ulisses na Câmara de Belterra |
O Vereador Paulo Gasolina, representando a Câmara Municipal de Santarém, ao se pronunciar, disse que nada se faz se não houver união. “Não podemos ser oposição por oposição. Criticar por criticar. Temos que unir Legislativo, Executivo e a sociedade como um todo, no sentido de conseguirmos melhorias para o Oeste do Pará”. E destacou a criação do futuro Estado do Tapajós. “Sem ele, muito pouco poderemos fazer para o crescimento da região. Cada um de nós tem a responsabilidade de se manifestar de forma positiva, favorável, diante deste grande projeto”, concluiu o vereador santareno.
O Prefeito Josiclélio Macêdo, ao usar da palavra, disse estar a vontade ao estar naquela Casa Legislativa, pois sempre procurou manter uma boa relação com o Legislativo. Agradeceu a cada vereador, independente de sigla partidária, que durante 2 anos de seu mandato, tem contribuído de forma positiva para realização dos projetos que não são do Legislativo e nem do Executivo, mas da sociedade Belterrense, que necessita de progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, bem estar. Segundo o prefeito, o calor dos debates políticos sempre trouxeram oportunidades de se conseguir alternativas para determinados problemas, solucionando-os ou desenhando um caminho para que eles pudessem ser resolvidos a contento.
| Vereadores prestigiaram a posse da nova Mesa Diretora |
O prefeito Macedo aproveitou a oportunidade para fazer um breve balanço das suas atividades nestes dois anos à frente do município de Belterra, o qual encontrou sucateado, mas que não se deixou abater, indo em busca de melhorias ao mesmo. “Hoje, estamos com o salário do funcionalismo público em dias. Na educação, o pagamento do transporte escolar em dias, revitalização da creche da Estrada 8, revitalização parcial do Colégio Manoel Garcia, em Prainha, conclusão da Escola de Sâo Pedro, no Km 50; estamos concluindo a conclusão de mais duas escolas. Estamos construindo a escola de Boa Esperança no Km 68. Conseguimos a aquisição de um ônibus escolar. As obras paradas estão sendo concluídas. Na saúde, temos hoje o Médico 24 horas. Conseguimos fazer convênio com o Governo do Estado, no valor de 380.000 reais, para compra de equipamentos para o laboratório do Hospital, incluindo o aparelho de ultrassom. Conseguimos do ex-deputado Wlad, 300.000 reai que foi para aquisição de equipamentos do hospital; executamos emendas do deputado Paulo Rocha, no valor de 100.000 reais para aquisição de equipamentos de apoio para UBS da comunidade de Corpus Christi, Km 135; reativação de Postos de Saúde, em Prainha, Porto Novo, Piquiatuba e Pindobal; excutamos emenda do Senador Jader Barbalho, no valor de 150.000 reais para a ESF de Aramanaí, com a compra de equipamentos novos para as unidades. Estamos executando as emendas de Beto Salame, para a UBS de São Jorge, onde estão sendo comprados vários equipamentos com carro de apoio (caminhonete traçada); 4 gabinetes odontológicos; estamos solicitando a UBS da Estrada 5 e da Jurubeba; conseguimos a aquisição de 5 novas ambulâncias. No campo da agricultura, da infraestrutura, do turismo, da assistência social, fizemos muito, mas como temos pouco tempo para discursar, acredito que muito foi feito e muito mais será feito por Belterra, nestes dois anos que ainda me restam. Se cada prefeito que me suceder, oferecer o máximo de sua vontade, de seu empenho e amor pela Bela Terra, dentre em breve teremos uma Belterra de progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, continuando a ser este bucólico e atraente município para se viver”, concluiu o prefeito.
| Arnaldo Galvão, presidente da Câmara de Mojuí dos Campos, presente na posse de Ulisses Medeiros |
O novo presidente do Legislativo Belterrense, Ulisses Medeiros, iniciou seu discurso dizendo que tem um sonho em ver Belterra cada vez melhor. Uma Belterra com progresso e desenvolvimento, estradas, escolas e ensino de qualidade, saúde e bem estar das pessoas. “Ao assumir a presidência desta Casa, quero deixar bem claro que não me envaideço, pois sou apenas o presidente. Os demais vereadores que aqui estão irão comigo fiscalizar e legislar em favor da população. Queremos fazer uma Câmara harmônica, independente, mas sempre de mãos dadas com o Executivo. É preciso ter a consciência que tanto o Legislativo, como o Executivo trabalham e precisam prestar contas de seus atos para a população que aqui vive e nos confiou a tarefa de legislar, fiscalizar e o Executivo, de colocar em ação os projetos aprovados. Isto tudo aconteceu de forma democrática, com a intenção do voto, na eleição, na certeza de que a população confia em cada um de nós”, finalizou Ulisses.
Ao final da cerimônia, o presidente convidou a todos para um coquetel, servido no próprio prédio da Câmara Municipal de Belterra. Confira alguns flagrantes da cerimônia de posse do novo presidente da Câmara de Vereadores de Belterra:




