segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Donos de restaurantes querem que seja instituído feriado municipal na sexta-feira do Sairé

Por conta da concorrência com barracas na área do Sairódromo e vendedores na Praça 7 de Setembro, proprietários de restaurantes de Alter do Chão querem que seja instituído feriado municipal em Santarém, na sexta-feira do Sairé.
O objetivo, segundo os empresários, seria melhorar o movimento de clientes nos comércios da Vila Balneária, que trabalham com venda de alimentos.
"Não entendo por que a Prefeitura ainda não instituiu, pelo menos, a sexta-feira do Sairé, como feriado municipal. É a manifestação folclórica mais antiga da Amazônia, seria justo e muito bom para todos!", exclamou o proprietário do Espaço Alter do Chão - Restaurante e Centro Cultural, Roberto Borovik, o "Borô".
Espaço Alter do Chão - Restaurante e Centro Cultural
De acordo com ele, existem mais de 20 restaurantes em Alter do Chão. Porém, no período do Sairé, o movimento de clientes se torna um 'mistério', por causa da concorrência.
"Tem ano que a gente se prepara pra lotar todos os dias, mas o pessoal acaba ficando na área próxima ao Sairódromo. E tem ano que achamos que o movimento será normal e acaba dando muita gente", diz Roberto, destacando que os clientes são em sua maioria da região, além de turistas que vêm do eixo/ Rio - São Paulo e do exterior.
Neste ano, segundo ele, os empresários esperam um bom movimento no sábado e no domingo do Sairé, por conta da programação cultural no próprio Espaço Alter do Chão e na Praça 7 de Setembro.
Mesmo assim, de acordo com Roberto, os vendedores autônomos podem atrapalhar o movimento nos restaurantes licenciados pela Prefeitura de Santarém.
"Além das barracas da praça principal, tem um monte deles que vêm pro Sairé. Esta também é uma questão que, quando chega nessa época, vem um monte de ambulantes, que acabam se favorecendo mais do que os restaurantes locais, sem nenhum carinho ou responsabilidade pela nossa querida Vila", denuncia Roberto.

Programação do Sairé
Com o tema Fé que emociona, magia que encanta, de acordo com a Prefeitura de Santarém, a programação oficial do Sairé 2019, começa no dia 14, com a busca dos mastros e continua de 19 a 23 deste mês, na Vila Balneária de Alter do Chão.
O tema deste ano, segundo a Prefeitura de Santarém, evidencia ainda mais que o Sairé é uma festa plural, que mistura o tradicionalismo, com seus ritos religiosos, mitos e crenças e, também, a parte cultural e artística, onde a própria identidade visual mostra isso, com destaque para as ladainhas e o festival dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
(Por: Manoel Cardoso / Fonte: Portal Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário