terça-feira, 24 de setembro de 2019


Incra no Oeste do Pará integra Subcomitê para regularizar imóveis fundiários na Amazônia Legal

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (18), no "Diário Oficial da União". 
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) criou um comitê gestor para regularizar imóveis fundiários na Amazônia Legal. O comitê deverá planejar ações para agilizar a regularização de projetos de assentamento do Programa Nacional de Reforma Agrária e em áreas da União na Amazônia Legal. 
O objetivo é atender as demandas, que sofreram "aumento significativo" e será composto por 11 subcomitês, que vão funcionar dentro das Superintendências Regionais do Incra na Amazônia Legal. 
O Subcomitê tem como principal atribuição a descentralização das ações de Regularização Fundiária na área de atuação da SR/30, integrados por representantes da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária, Divisão de desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, Procuradoria Regional, Ouvidoria Agrária Regional.
O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no oeste do Pará (Incra), Eugênio Gustavo Hamoy, assinou nesta quinta-feira (19) a portaria de N 2039 de 18 de setembro de 2019, que delega competência para a SR/30 instalar o Subcomitê de Regularização Fundiária na autarquia.
Os Subcomitês ficarão sob a supervisão técnica e normativa do Comitê Gestor e serão coordenados pelo Superintendente Regional.

Aprovação do governo Jaílson de Mojui dos Campos, é de 60%, aponta pesquisa da Destak

Prefeito Jailson Alves conquistou a simpatia dos mojuienses
Reeleito em 2016, o tucano está impedido por lei de participar da disputa eleitoral do próximo ano. Até agora só ele ocupou o cargo. Mojuí dos Campos assumiu a condição de município, desmembrado de Santarém, em janeiro de 2013.
O levantamento aferiu o potencial de apoio de Jailson em relação ao seu sucessor. 55% disseram que apoiariam um nome indicado pelo tucano para sucedê-lo em 2021. Não votariam chega a 27% e os que poderiam votar somam 13%.

Confira mais 3 informações colhidas na pesquisa

O governador Helder Barbalho (MDB) tem a melhor avaliação das 3 esferas federativas: excelente (7%), boa (46%) e regular positivo (20%). Bolsonaro ocupa a última colocação: excelente (10%), boa (32%) e regular positivo (14%).
O potencial de apoio de Helder e Jailson, para candidatos a prefeitos em 2020, está empatado tecnicamente – dentro da margem de erro. Eleitores que disseram que apoiariam candidatos apoiados por eles somam: Helder (58%) e Jailson (55%). Bolsonaro chega a 46%.
Dentre os entrevistados, 48% garantiram que as respostas que deram ao pesquisador são “definitivas”. Ou seja, não deverão mudar de opinião até o dia da eleição. 40% responderam que “ainda podem mudar” e 7% que “dificilmente mudará” de opinião.

Acompanhe o nível de satisfação da população de Mojui

Pesquisa de avaliação do governo do prefeito Jailson Alves (PSDB), de Mojuí dos Campos, oeste do Pará, concluiu que, a pouco mais de 1 anos para final do seu mandato, 60% dos eleitores do município aprovam e 29% desaprovam.
O levantamento foi realizado pelo Blog do Jeso/Destak nesta semana. 400 pessoas foram entrevistadas, pessoalmente e em casa, nas zonas rural e urbana. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Na espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Marco Antônio aparece com quase 11 pontos percentuais à frente do 2º colocado: 20,2% contra 9,3% de Juvenal (DEM), atual vice-prefeito de Mojuí.
Em 3º, aparece o atual prefeito (6,2%), que, reeleito em 2016, está impedido de disputar o cargo no próximo ano. Em 4º, está o vereador Everaldo Camilo (5,5%), do MDB.

Confira a configuração geral da espontânea.

Vereador Marco Antônio

Estimulada cenário 1

Ainda na pesquisa estimulada, mas num cenário só com 6 candidatos — sem Antônio Rocha e Chapadinha –, Marco Antônio tem 29,7% das intenções de voto. Juvenal (22,5%) e Everaldo (10,8%) aparecem em seguida.
Em quarto lugar, estão empatados Izailton, Emerson Silveira e Raimundo Dadá, todos com 9%.

Estimulada Cenário 3
Vice-prefeito Juvenal Arruda

Ainda na pesquisa estimulada, mas num cenário só com com apenas 4 candidatos — sem Antônio Rocha, Chapadinha, Emerson Silveira e Everaldo Camilo–, Marco Antônio vai a 33% das intenções de voto. Juvenal (24,1%),Raimundo Dadá (13, 4%) aparece em terceiro e em quarto lugar, aparece o veredor Izailton, com 10,7% dos votos.
A pesquisa também mensurou a rejeição dos candidatos. O mais rejeitado, entre os nomes listados para os entrevistados, é o do ex-deputado federal Chapadinha, com quase 20%, seguido por Raimundo Dadá (16%).
Vereador Everaldo Camilo
O nome com menor rejeição é do emedebista Everaldo Camilo (1,8%). Confira o quadro geral da rejeição.
Na pesquisa estimulada, em um cenário em que aparece o nome de 8 potenciais candidatos a prefeito, Marco Antônio lidera com quase 30%, seguido de Juvenal (19,8%) e Everaldo (10,8%).
Os vereadores Izailton (9%) e Emerson Silveira (8,1%) ocupam a 4ª e 5ª posição, respectivamente. Os ex-deputados Chapadinha (Podemos) e Antônio Rocha (MDB), hoje vereador em Santarém, não pontuaram bem neste levantamento.
Estimulada Cenário 2
































quinta-feira, 19 de setembro de 2019




A FESTA DO ÇAIRÉ 2019: A MAGIA QUE TOMA CONTA DE ALTER DO CHÃO

O QUE É O ÇAIRÉ?
O Çairé é uma grande manifestação folclórico-religiosa onde acontece o encontro da cultura indígena amazônica com a religião católica introduzida com a chegada dos jesuítas. É uma festa de louvor ao Divino Espírito Santo que incorpora elementos da natureza e folclore indígena.
Uma combinação de festas e crenças que acontece todos os anos no distrito de Alter do Chão. Historiadores acreditam que a festa tenha mais de 300 anos na região oeste do Pará, portanto, é uma das festividades mais antigas da Amazônia.
Embora mantenha a essência e preserve os princípios religiosos, ganhou novos elementos culturais, deixando a festa ainda mais encantadora, como o Festival dos Botos que apresenta a rivalidade entre Cor de Rosa e Tucuxi, com um show de danças e encenação da lenda do boto que se transforma em homem para seduzir mulheres.
O Çairé acontecia em vários lugares da Amazônia no século XVII, quando os padres jesuítas envolviam música, dança e representações da natureza e cultura indígena nas missões religiosas nessas comunidades. Ao longo do tempo o evento deixou de existir, se mantendo vivo somente no distrito de Alter do Chão.
Existem duas hipóteses sobre o início do festejo.
1. A primeira é de que o Çairé era uma celebração feita pelos índios para receber os colonizadores portugueses.
2. A segunda, mais provável, indica que a celebração partia dos missionários jesuítas, para catequizar os índios.
De qualquer forma, alguns símbolos e eventos são frequentes nos relatos sobre a festa. O Çairé começou com apenas uma pequena procissão na qual se conduzia oArco do Çairé, que carregava tanto simbolismos católicos quanto representações das belezas da flora amazônica. Após a chegada do cortejo eram realizadas a reza e o jantar em que eram servidas as delícias da culinária regional, especialmente frutas e peixe.
Em 1943, a festa foi proibida pelos religiosos franciscanos. Voltou a acontecer na década de 1970, incluindo mais ritos profanos. Hoje, os ritos não-originais mais importantes são a busca dos mastros e o Festival dos Botos.
Na busca dos mastros, os moradores de Alter do Chão e visitantes seguem em procissões fluvial e terrestre cercada de personagens locais para buscar dois troncos de árvore na floresta. Os troncos são decorados com flores e frutas, permanecem de erguidos durante os cinco dias de evento e sua retirada indica o fim da festa.
O Festival dos Botos foi inserido no ano de 1997, com a competição dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, valorizando uma das mais belas e tradicionais lendas da Amazônia, a lenda do boto, assim como o ritmo típico da região, o carimbó.
O festival é um dos eventos mais conhecidos e esperados pelos turistas que vêm em busca da festividade. O Çairé tornou-se uma das principais manifestações folclóricas e culturais da região Oeste do Pará, e este sem dúvida, configura-se como um dos principais atrativos turísticos de Santarém.

Arco do Çairé
Símbolo em formato de semicírculo que representa a arca de Noé. O arco é feito com cipó ou madeira, adornado com fitas e flores coloridas, que simbolizam a fartura de alimentos na região.

Mastros
A diversidade da flora e abundância de alimentos da região. Os mastros são buscado na floresta, e no lugar são plantadas outras árvores. São carregados em procissão nas ruas de Alter do Chão pelos personagens mordomos e mordomas.


Troneira
É quem recebe simbolicamente os devotos no ritual do beija-fita, momento de agradecimento as agraças alcanças. Ela também é a zeladoura da coroa do Divino Espírito Santo.

Moças das fitas
Escolhidas entre “moças puras” (virgens), se vestem de branco nos festejos representando a pureza. Estas personagens caminham junto com a Saraipora na procissão.


Saraipora
Mulher que conduz o símbolo do Çairé durante as procissões pelas principais ruas da vila de Alter do Chão. Diz-se ser a responsável por distribuir entre os demais as bênçãos do Espírito Santo.

Juiz e Juíza
Cada um assume a responsabilidade por um dos mastros levantados durante o evento. A juíza também conduz a coroa do Divino Espírito Santo enfeitada com fitas coloridas.

Foliões ou Rufadores
Composto pelo conjunto musical Espanta Cão são responsáveis pela execução das folias entoadas para os santos durante os ritos religiosos do Çairé.

Capitão
Empunhado com uma espada, exerce o papel de comandante da procissão do Çairé e na bênção dos mastros, como se estivesse comandando a Arca de Noé.

Mordomos e mordomas
Nove homens e nove mulheres responsáveis pela ornamentação do Barracão, ajudam a carregar os mastros e levam varinhas enfeitadas com fitas.

Rezadeiras
Responsáveis por entoar as rezas e ladainhas durante as celebrações.

Alferes
Duas pessoas responsáveis pela condução das bandeiras. a vermelha do juiz e a bandeira branca da juíza.

Procurador e procuradora
Responsáveis pela ornamentação da festa religiosa e são substitutos imediatos do juiz e da juíza.


"Fé e emoção, magia que contagia": Çairé 2019

A vila balneária de Alter do Chão já encontra-se em clima de festa com o desenvolvimento da programação oficial de abertura do Çairé 2019, que tem como tema “Fé que emociona, magia que encanta”, com a seguinte programação para hoje, dia 19 de setembro: 05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé); 06h30 | Busca dos Juízes e Procuradores para o Barracão (Praça do Çairé); 08h00 | Benção Inicial | Procissão Busca dos Mastros na Praia da Gurita (Praça do Çairé); 08h00 | Hasteamento das Bandeiras (Brasil/Pará/Santarém/Escolas/Entidades) (Praça do Çairé); 08h00 | Rito da Levantação dos Mastros (Praça do Çairé); 08h00 | Procissão de Bênção dos Mastros (Praça do Çairé); 08h00 | Corte simbólico da fita (Dona Luzia Lobato e Santília Alves) (Praça do Çairé); 08h00 | Visita às Barracas da Festa pelos Juízes (Praça do Çairé); 08h00 | Café da Manhã (Praça do Çairé); 12h00 | Rito Religioso | Folia (Praça do Çairé); 12h00 | Apresentação Espanta-Cão (Praça do Çairé); 12h00 | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé); 18h00 | Folia (Praça do Çairé); 19h00 | Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija-Fita (Praça do Çairé); 20h00 | Jantar Rito Religioso (Praça do Çairé); 20h00 | Show Atração Local (Kaila Moura + Eduardo Dias) (Palco Externo da Praça do Çairé); 21h00 | Danças Tradicionais * (Lago dos Botos); 22h30 | Carimbós Campeões do Festival Folclórico 2018 (03 Grupos) (Lago dos Botos); 00h00 | Banda Cintura Fina (Lago dos Botos).
Este ano é aguardado um número de 180.000 habitantes naquela vila balneária para prestigiarem o Çairé, curtir as belezas de praias e lagos que Alter do Chão oferece. O Çairé existe há mais de 300 anos e reúne o religioso e o profano. Turistas do mundo todo já lotam as pousadas e hotéis existentes naquela vila. Órgãos de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Cavalaria, Comando Tático, Policiamento Motorizado, além das Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Secretaria Municipal de Trânsito, Detran e demais órgãos, vão estar presentes ao evento para dar maior segurança e tranquilidade aos visitantes durante os 6 dias de festa. 
Confira agora toda a programação do Çairé e conheça um pouco mais desta grande festa folclórico-cultural e religioso que movimenta todo o Oeste do Pará e atrai turistas de todo o mundo.

14 de Setembro (Sábado)
05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
08h00 | Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago/Rio)
22h00 | Festa dos Mastros – Festa dos Mastros – Banda 5o Dimensão (Clube Luso)


19 de Setembro (Quinta)
05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
06h30 | Busca dos Juízes e Procuradores para o Barracão (Praça do Çairé)
08h00 | Benção Inicial | Procissão Busca dos Mastros na Praia da Gurita (Praça do Çairé)
08h00 | Hasteamento das Bandeiras (Brasil/Pará/Santarém/Escolas/Entidades) (Praça do Çairé)
08h00 | Rito da Levantação dos Mastros (Praça do Çairé)
08h00 | Procissão de Bênção dos Mastros (Praça do Çairé)
08h00 | Corte simbólico da fita (Dona Luzia Lobato e Santília Alves) (Praça do Çairé)
08h00 | Visita às Barracas da Festa pelos Juízes (Praça do Çairé)
08h00 | Café da Manhã (Praça do Çairé)
12h00 | Rito Religioso | Folia (Praça do Çairé)
12h00 | Apresentação Espanta-Cão (Praça do Çairé)
12h00 | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé)
18h00 | Folia (Praça do Çairé)
19h00 | Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija-Fita (Praça do Çairé)
20h00 | Jantar Rito Religioso (Praça do Çairé)
20h00 | Show Atração Local (Kaila Moura + Eduardo Dias) (Palco Externo da Praça do Çairé)
21h00 | Danças Tradicionais * (Lago dos Botos)
22h30 | Carimbós Campeões do Festival Folclórico 2018 (03 Grupos) (Lago dos Botos)
00h00 | Banda Cintura Fina (Lago dos Botos)

20 de Setembro (Sexta)
05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 | Café da Manhã (Praça do Çairé)
10h00 | Som Mecânico – Música Regional (Praça 7 de Setembro)
12h00 | Rito Religioso | Folia (Praça do Çairé)
12h00 | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé)
16h00 | Carimbó (Cobra grande + Cumaru) (Praça Sete de Setembro)
18h00 | Folia (Praça do Çairé)
19h00 | Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija-Fita (Praça do Çairé)
20h00 | Show Atração Local (Priscila Castro + Walluc) (Praça do Çairé)
20h00 | Show Atração Local (Vicente Filho & César Brasil + Atração local) (Palco Externo Praça do Çairé)
22h00 | Dj Murilo Gonçalves (Lago dos Botos)
23h00 | Show Kelly Mell (Lago dos Botos)
01h00 | Show – Dorgival Dantas (Lago dos Botos)


21 de Setembro (Sábado)
05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 | Café da Manhã (Praça do Çairé)
10h00 | Som Mecânico – Música Regional (Praça Sete de Setembro)
12h00 | Rito Religioso | Folia (Praça do Çairé)
12h00 | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé)
16h00 | Grupos de Carimbós (Kuatá + Tatu Kanastra
AEPETI (Ações Estratégicas do Plano de Erradicação do Trabalho Infantil)
18h00 | Folia (Praça do Çairé)
19h00 | Ladainha | Procissão ao Redor do Mastro | Cerimônia Beija-Fita (Praça do Çairé)
20h00 | Show Atração Local (Cristina Caetano + Nato Aguiar) (Palco Externo do Praça do Çairé)
22h00 | Esquenta Boto Cor-de-Rosa (Lago dos Botos)
22h30 | Apresentação Boto Cor-de-Rosa (Lago dos Botos)
00h30 | Esquenta Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
01h00 | Apresentação Boto Tucuxi (Lago dos Botos)
03h00 | Show Uendel Pinheiro (Lago dos Botos)


22 de Setembro (Domingo)
05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 | Café da Manhã (Praça do Çairé)
10h00 | Som Mecânico – Música Regional (Praça Sete de Setembro)
12h00 | Folia | Rito de Agradecimento (Praça do Çairé)
12h00 | Almoço Rito Religioso (Praça do Çairé)
16h00 | Carimbó (Suraras do Tapajós + Carimbloco) Mister ECO Santarém (Praça Sete de Setembro)
18h00 | Folia (Praça do Çairé)
19h00 | Rito Religioso | Celebração da Santa Missa (Praça do Çairé)
20h00 | Show Chorinho Regional (Praça Sete de Setembro)
21h00 | Show Joelma Klaúdia (Praça Sete de Setembro)
22h00 | Banda El Puxirum (Praça Sete de Setembro)
23h00 | Banda Ricardão (Lago dos Botos)


23 de Setembro (Segunda)
05h00 | Alvorada | Fogos (Praça do Çairé)
07h00 | Café da Manhã (Praça do Çairé)
08h00 | Rito Religioso | Bênção Final (Praça do Çairé)
08h00 | Derrubada dos Mastros (Praça do Çairé)
08h00 | Procissão para guardar Mastros (Praça do Çairé)
08h00 | Macucauá | Desfeiteira | Quebra-Macaxeira (Praça do Çairé)
08h00 | Distribuição de Tarubá (Praça do Çairé)
12h00 | Cecuiara/Almoço Confraternização Rito Religioso (Praça do Çairé)
17h00 | Apuração Votos Botos (Lago dos Botos)
20h00 | Atrações Locais (Maria Lídia + César Brasil) (Palco Externo da Praça do Çairé)
22h00 | Festa dos Barraqueiros – Banda Tapajoara (Lago dos Botos)



Beto Farinha tem requerimento aprovado por unanimidade

Na sessão ordinária desta quarta feira, 18, na Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, foi aprovado por unanimidade o requerimento do vereador Beto Farinha (PSDB), que solicita uma sessão especial em comemoração ao Dia da Criança, celebrada no dia 12 de outubro. Em seu requerimento, Beto Farinha se justificou: “A comemoração das crianças tem origem numa Lei Federal, proposta em 1924 pelo deputado Galdino do Vale Filho, oficializada pelo então presidente da República, Arthur Bernardes. A data, porém, passou despercebida durante muitos anos. Foi somente em 1925, durante uma campanha de marketing da marca de brinquedos Estrela, que a comemoração ganhou apelo popular e comercial, passando a ser comemorada no dia 12 de Outubro. Mas o sentido da criança não pode ser somente o de dar e receber presente. As crianças de todo mundo merecem mais respeito, amor, atenção e carinho, tanto de seus pais como de toda a sociedade.
Assim, a Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, propõe esta solenidade especial, para o dia 11 de outubro do referido ano, às 9:30hs no plenário da mesma, com o intuito de homenagear todas as crianças mojuienses. Beto também ressaltou que “devemos mostrar que a política pode ser direcionada, sempre, para o bem-estar da população e tirar aquela imagem de que político é ‘ladrão’, devido os noticiários referentes à Lavajato e outras operações da Polícia Federal, que ocorrem todos os dias”. Beto Farinha é também autor do requerimento que faz alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Dia das Mães, entre na pauta das sessões especiais pelo Poder Executivo, todos os anos.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019




Competições de praia e ciclismo marcam a programação esportiva do Çairé 2019

Reis da Praia, competição de futebôlei nas areias de Alter
O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Prefeitura de Santarém, estará presente no Çairé 2019 com apoio a três competições esportivas que acontecerão durante o evento em Alter do Chão. O "Reis da Praia" vai reunir duplas nas competições de vôlei de praia e futevôlei. Na estrada de acesso à Vila haverá Desafio de Ciclismo.
De acordo com o coordenador do NEL, José Maria Lira, a programação será um atrativo para os amantes do esporte que estarão em Alter do Chão para a maior manifestação cultural do oeste do Pará.
No sábado (21), oito duplas vão participar da competição de vôlei, na praia do Cajueiro, a partir das 9h. Atletas de Oriximiná já confirmaram participação. As três primeiras colocações receberão troféu e brindes. De acordo com o coordenador do "Reis da Praia", Ronilson Uchoa, as inscrições, que custam apenas R$ 50, podem ser feitas até no horário do congresso técnico da competição, nesta quarta-feira (18).
O encontro para apresentar aos atletas todas as regras da competição será às 19h30, na sala do Setor de Esportes do NEL, que funciona no térreo do palco da Praça de Eventos, na Avenida Anysio Chaves.
Ronilson Uchoa destacou que também estão abertas inscrições para a disputa de futevôlei, que acontecerá no domingo, a partir de 9h30, novamente na praia do Cajueiro. Os interessados podem se inscrever até às 20h30 desta quarta-feira (18), quando começa o congresso técnico da competição, também na sede do NEL. A taxa é de R$ 100.
Para esta modalidade, além de troféu e brindes, os três primeiros colocados vão receber prêmio em dinheiro.
Para mais informações, os interessados pode entrar em contato com Ronilson Uchoa, pelo telefone (93) 99158-5047.

Ciclismo

Também no domingo, pelo menos 100 atletas vão participar do Desafio de Ciclismo. A competição vai acontecer desde o shopping Rio Tapajós, na Avenida Fernando Guilhon, até a Vila de Alter do Chão.
A competição, que vai começar às 07h, reunirá 100 ciclistas nas categorias delivery, elite feminina, aventura masculina e aventura feminina. Os vencedores receberão medalha e troféu .
As inscrições podem ser feitas até sábado (21), nas lojas Dakra, R. Bike e Pará Bike.

Çairé é o tema do projeto Turismo na Escola do mês de setembro

Alunos da Escola Frei Fabiano Merz participam da palestra,
desenvolvido pélo Projeto Turismo na Escola, da Semtur
Como forma de oportunizar aos alunos da rede municipal de ensino a vivência turística da maior manifestação cultural e religiosa do povo Borari, o Çairé, na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), promoveu na manhã desta quarta-feira (18) uma palestra sobre a manifestação folclórica e religiosa do Çairé, na Escola Frei Fabiano Merz, com a realização de mais uma etapa do projeto Turismo na Escola. O projeto acontece em dois dias. Na quinta-feira (19), os alunos participarão da abertura oficial da festa, em Alter do Chão.
Para o secretário de Turismo, Diego Pinho, esse momento da palestra é para que os alunos entendam o significado da festa e percebam a sua importância para a cultura e o turismo de Santarém. "Sabemos a importância desta festa para a preservação do patrimônio cultural dos Borari e isso a gente faz demonstrando para as pessoas o verdadeiro valor dessa manifestação tão rica de símbolos e ritos. O Projeto Turismo na Escola cumpre esse papel apresentando por meio da palestra como é a festa. Amanhã irão vivenciar o que conheceram através dos conteúdos abordados pelos nossos técnicos", destacou o secretário.
De acordo com a coordenadora de Eventos da Semtur, Cássia Mendonça, os alunos participarão de todos os ritos de abertura do Çairé. "Os alunos participarão desde a busca dos mastros na Praia da Gurita, até o corte da fita", explicou.
O projeto Turismo na Escola visa sensibilizar alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino sobre a importância do turismo, assim como a conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Santarém. O projeto é uma oportunidade de estimular ainda mais o processo ensino aprendizagem e despertar o sentido de pertencimento, fundamental na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do município.

Equipes da Semsa vão levar prevenção e orientação para a festa do Çairé

Vigilância Sanitária iniciou um trabalho de
orientação a comerciantes e ambulantes
A Secretaria Municipal de Saúde irá desenvolver uma extensa programação com atendimentos, prevenção e orientações durante o Çairé 2019. Por isso, mais de 70 profissionais vão trabalhar para garantir o bem-estar dos participantes. A Semsa estará com equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), setor de imunização, Vigilância Sanitária, Atenção Básica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Serão realizadas ações de prevenção, orientação, atendimentos, fiscalizações, distribuição de material educativo e insumos de prevenção para os brincantes. Os trabalhos das equipes iniciam na quinta-feira (19), à tarde, e só encerram no domingo (22), à noite.
A Semsa estará com um stand com profissionais da atenção básica para atendimento à população realizando testes de glicemia, verificação de pressão arterial e distribuição do "kit ressaca". O atendimento no stand da secretaria será feito durante toda a noite, nos três dias de festa.
A Vigilância Sanitária iniciou os trabalhos em Alter do Chão na semana passada, com orientação aos ambulantes e comerciantes locais. Durante o Çairé, uma equipe itinerante composta por 20 profissionais estará trabalhando para garantir a segurança alimentar dos comunitários e visitantes.
O setor de imunização, também, estará com uma equipe fixa na praça 7 de Setembro, realizando a vacinação contra o sarampo. A equipe irá trabalhar quinta (20) e sexta-feira (21), das 14h às 19h.
SAMU trabalhará com 18 profissionais nas 3 noites de Çairé
A Unidade Básica de Saúde 24h de Alter do Chão também estará com sua equipe de atenção básica reforçada para o atendimento à população. Além do reforço de profissionais, a UBS está abastecida com todos os equipamentos e insumos necessários.
A equipe do SAMU será composta por 18 profissionais que vão se revezar nas três noites de festa. O SAMU estará com sua Unidade de Suporte Avançado, que ficará na Praça do Çairé, das 20h às 3h da manhã, pronta para qualquer eventualidade.
O CTA estará com duas equipes, compostas por 15 profissionais ao todo. Nos três dias do evento, elas vão realizar ações de saúde das 16h até a meia-noite, dentro e fora da Praça do Çairé, com a distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculino e feminino); distribuição de material educativo e de orientação; oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
As ações conjuntas de todos os setores da Semsa visam dar maior segurança aos comunitários e visitantes, levando cuidado à população que vai prestigiar a festa do Çairé.
CTA já começou a realizar vários atendimentos, inclusive testes rápidos de HIV e sífilis