quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Prefeito, Governador e Ministro da Saúde inauguram Hospital de Campanha de Santarém

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e governador Helder Barbalho estarão nesta quinta-feira, dia 18, em Santarém, onde reunirão com prefeitos da região para tratar sobre estratégia de combate ao avanço da Covid-1 no oeste do Pará. 
O convite ao Ministro da Saúde foi feito pelo prefeito Nélio Aguiar no dia 11 de fevereiro deste ano, para acompanhar a realidade dos casos de Covid-1 e junto com o Governo Federal, traçar medidas eficazes para salvaguardar a vida do povo santareno e dos demais municípios da região. 
A presença do Ministro em Santarém foi confirmada pelo senador Zequinha Marinho em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira, dia 17. 

ENTREGA DO HOSPITAL DE CAMPANHA DE SANTARÉM 

Em cerimônia confirmada também para esta quinta-feira, 18, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM); o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB) e o titular da pasta do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello inauguram oficialmente o Hospital de Campanha de Santarém. 
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a Unidade vai conta com 60 leitos (sendo 54 clínicos e 4 de estabilização), onde a estrutura foi montada na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, localizada no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA). 
A entrega da nova unidade é mais uma estratégia para desafogar a ocupação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santarém, que já virou um hospital exclusivo para atendimento de casos de Covid no município e está com fluxo intenso de atendimento. 
A unidade temporária irá contar com sete enfermarias, com sete leitos cada; uma enfermaria com 16 leitos; uma sala de estabilização, com 4 leitos; posto de enfermagem; farmácia; almoxarifado; estar médico e de enfermagem; uma sala do Núcleo Interno de Regulação; necrotério; sala de paramentação; refeitório; cozinha; administrativo; vestiários femininos e masculinos; descanso equipe; faturamento; departamento pessoal; expurgo; psicossocial e resíduos. 
Articulada por meio de ofício do Prefeito, Nélio Aguiar e do senador, Zequinha Marinho, a presença do ministro Pazuello, é aguardada com expectativa em Santarém. 
Em ofício enviado no dia 11 de fevereiro ao ministro Pazuello, o prefeito Nélio Aguiar revelou os problemas enfrentados pela gestão municipal, por conta do colapso no sistema de saúde pública. 
"Antes atendíamos por dia, cerca de 90 pacientes com suspeita ou infectados pelo coronavírus, agora estamos com uma demanda espontânea de 700 pessoas, sem contar os pacientes da região do Baixo Amazonas, que são transferidos para este município, acarretando assim denso volume de internações especializadas", declarou, no ofício, o prefeito Nélio Aguiar. 
(Por: Manoel Cardoso / Fonte: Portal Santarém e Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário