domingo, 14 de julho de 2019

FESTA DA INTEGRAÇÃO NORDESTINA 2019: SUCESSO TOTAL!

Campo Nogueirão, a exuberância do palco das festas nordestinas
Texto: Jurandir Anselmo e Jorge Wanghon
Fotos: ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos

Cavalgada marca abertura da festa nordestina
Linda, bela, exuberante, magnífica, fantástica! Em síntese, glamourosa. Foram estes os sinônimos usados por quem esteve presente na X Festa da Integração Nordestina, realizada nos dias 11,12 e 13 deste mês de julho, na cidade de Mojuí dos Campos, Oeste do Pará. Uma organização impecável para crítico nenhum colocar defeito. A festa, que chega à sua 10ª edição, teve como tema: “Mojuí dos Campos: berço de um povo forte que valoriza a cultura e a tradição”. Durante os três dias de festa, muitas atrações foram realizadas, como desfile de cavalaria, apresentações gospel, danças culturais, shows musicais, humorismo, apresentação de quadrilhas juninas e o principal: apresentações de grupos do nordeste como Gavião e Falcão, Forró Anjo Azul, o cantor Léo Nascimento e o Show de humor com Alex Nogueira.
O evento, que já chega a se comparar com a grandiosidade do Çairé, com um público de mais de 80.000 pessoas nas três noites, demonstra o sucesso da organização, que contou com o apoio do Governo do Estado, Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros e todas as secretarias daquele município, que são envolvidas para que o evento alcance o sucesso desejado pela coordenação e por aqueles que visitam Mojuí para participar desta grande festa, que a cada ano cresce e já faz parte do calendário turístico e cultural do Estado.
Midiã Lima (d) com amigas e o prefeito Jailson Alves
e o vereador Everaldo Camilo
Mojuí conta hoje com 133 comunidades, das quais, cerca de 30 se fazem presentes, comercializando seus produtos e mostrando a culinária local.
A Festa da Integração Nordestina serve também para que empresas de grande porte direcionadas à agricultura e pecuária, também se façam presentes com seus stands, comercializando produtos para o pequeno e grande produtor que visita a feira.
Palhaço Pipokinha
Segundo a senhora Midiã Lima, ex-moradora de Mojuí, “a Festa Nordestina é linda, organizada e eu me sinto orgulhosa em saber que a cidade onde já morei, hoje faz um dos melhores eventos culturais da região, buscando preservar as raízes do povo nordestino, que foram os precursores do lugar e que continuam dando sua parcela de colaboração, para o crescimento e desenvolvimento do município de Mojuí dos Campos”, finalizou Midiã, que também afirmou que o atual prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves, foi seu primeiro professor de Matemática, na quinta série primária. Para o Palhaço Pipokinha, “a festa foi o máximo. Quero parabenizar aqui a Prefeitura de Mojuí, na pessoa do prefeito Jailson da Costa Alves, dos secretários Marlon Freitas (Agricultura), Yago (Meio Ambiente), Antônio Aguiar (Trânsito) e as demais pessoas que eu não conheço de nome, mas que contribuíram para a realização e o sucesso desta grande festa”.
Campo do Nogueirão tornou-se pequeno para o grande público
Durante o evento, a Rainha da Festa da Integração Nordestina foi eleita a jovem Débora Soares, representando o bairro da Vila Nova.O prefeito Jailson Alves, que coordena pela quarta vez o evento, estava radiante diante do sucesso do evento e foi bastante cumprimentado por pessoas que visitaram Mojuí dos Campos especialmente para participar do evento e também, por aquelas que constantemente visitam o local. Para Jailson, “a festa da Integração Nordestina já é um marco histórico no município e a cada ano que passa, nos dá a impressão que atual sempre está melhor que as passadas. Quando começou, em 2008, sob a coordenação da prefeitura de Santarém, que ainda administrava Mojuí que ainda estava na condição de vila, não imaginávamos que a mesma cresceria de tal forma, que hoje pode ser comparada até mesmo com o Çairé, de Santarém, que já existe há bastante tempo. A festa se chama integração nordestina, porque busca reconhecer e resgatar a força e a garra dos nordestinos, principalmente daqueles que vieram para cá fugindo da sede, da fome, mas que nunca perderam a esperança por dias melhores. Aqui trabalharam, cresceram, multiplicaram e contribuíram para que Mojuí dos Campos fosse hoje o que é. Ano que vem esperamos fazer uma festa ainda melhor, já que as críticas são positivas e os elogios são unânimes. Não encontrei ninguém que reclamasse de alguma coisa que estivesse dando errado. Alguns reclamaram pela não participação de artistas locais, mas eles terão suas oportunidades. A verdade é que não podemos agradar a todos, mas que estamos sempre abertos às opiniões, mesmo que sejam contrárias, para que a próxima edição seja ainda melhor, finalizou o prefeito.
Vejam alguns flagrantes da X Festa Nordestina da Integração:
As atrações que apresentaram durante as três noites da Festa Nordestina
























Um comentário:

  1. muito show essa festa nordestina. parabéns a todos os envolvidos , que deram um show de organização.......

    ResponderExcluir