quarta-feira, 17 de julho de 2019

Divulgada a Programação oficial do Festival da Tapioca de Boa Esperança, que acontecerá de 03 e 04 de agosto

A vila de Boa Esperança é considerada a maior produtora da farinha de tapioca da região oeste do Pará e concentra um grande número de imigrantes sulistas em Santarém. O festival tem a intenção de valorizar a gastronomia regional e incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, cuja massa é a matéria-prima da tapioca. O evento é uma oportunidade para aproximar quem vende a tapioca, responsável por gerar emprego e renda para muitas famílias. Centenas de pessoas se reúnem anualmente na festa, que ocorre no campo de futebol da comunidade, que fica distante 43 km da zona urbana de Santarém.
Com muito churrasco, chimarrão e música, a festa gaúcha exalta a cultura sulista, que vai desde a gastronomia até a implementação de novas técnicas e práticas de equipamentos agrícolas. O plantio da soja, milho, arroz e mandioca ganham destaque a cada ano. Quase 70% das famílias produzem a farinha tapioca, que é vendida dentro e fora do estado. A união de gaúchos com paraenses favorece o desenvolvimento econômico e social da região.
O principal prato da culinária gaúcha é indiscutivelmente o churrasco. A simplicidade do preparo não descarta um certo refinamento. O churrasco gaúcho é de fato, famoso. Há quem diga que é único, devido ao seu sabor diferenciado. Para chegar a esse ótimo resultado não é só a carne que deve passar por cuidados especiais e ser bem escolhida. Entre as várias recomendações, está o cuidado com o fogo, facas e instrumentos para assar.
A programação tem ainda a corrida de fubicas - os veículos motorizados que começaram a ser utilizados para transportar mandioca, desde início da fundação da vila, que tem 56 anos. Segundo a organização, esse ano, são esperadas cerca de 15 mil pessoas nos três dias de festejos na vila.
O festival movimenta toda a comunidade e atrai visitantes de cidades vizinhas e de outros estados. Tudo é resultado de uma parceria da Associação de Moradores da Comunidade Boa Esperança, com a Prefeitura de Santarém e empresários locais. (veja a programação abaixo)
03/08 (sábado)
Abertura as 18:00 com carreata até o espaço. 
19:00 solenidade e benção 
20:00 escolha da rainha do festival. 
22:00 Fabrício do acordeon. 
00:00 bagaceiros do forró. 
02:00 D j dentinho. 
04 /08 (domingo)
09:00 Da manhã torneio de dupla. Masculino e feminino. 
11:30 tradicional churrascada gaúcha. 
14:00 corrida de poc poc
15:00 Fabrício do acordeon. 
17:00 bingão de prêmios em dinheiro. 
18:00 show com Wanderley Andrade .
20:00 o encerramento.

Como chegar

Partindo de Santarém, o acesso à vila de Boa Esperança se dá através da rodovia estadual Santarém/Curuá-Úna (PA-370), totalmente pavimentada e sinalizada, na altura do quilômetro 43. A viagem de carro dura aproximadamente 45 minutos. Ônibus também fazem o transporte de passageiros em horários estabelecidos pela empresa. O festival é realizado em um campo de futebol, a direita de quem segue de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário