Segundo os usuários, mesmo com a perícia sendo agendada pelo site do INSS, nenhum médico compareceu ao prédio do órgão para realizar o trabalho.
| Foto: Reprodução |
Desde a manhã de segunda-feira, 21, dezenas de pessoas, em busca de atendimento, retornaram da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Santarém, oeste do Pará.
Em edital publicado no Diário Oficial da União, na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), determinou o retorno imediato ao trabalho de médicos peritos de agências do INSS, no dia 17 de setembro último.
A convocação vale para os profissionais lotados nas 150 agências que, segundo o governo, já passaram por vistoria e estão liberadas para o trabalho presencial. A lista de agências foi publicada junto com a convocação. “À medida que novas Agências da Previdência Social forem inspecionadas e consideradas adequadas para a prestação do atendimento presencial pela Perícia Médica Federal, novos editais de convocação serão publicados com a atualização da relação”, diz o texto publicado no Diário Oficial.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho diz que realizou inspeções e atestou que 111 das 169 agências com serviço de perícia estão em condições de atender o público com segurança sanitária.
Em Santarém, um funcionário da agência local informou que os médicos vão retornar ao trabalho, na semana que vem, e que os agendamentos das perícias devem ser feitos no site do INSS.
NOTA OFICIAL - POSICIONAMENTO DO INSS-PA SOBRE RETORNO DA PERÍCIA MÉDICA
Tendo em vista a matéria publicada hoje (22) no Portal Santarém, sobre o retorno dos peritos médicos na agência de Santarém, solicitamos a publicação da nota abaixo com as informações oficiais sobre a preparação para o retorno da perícia médica, com o intuito de esclarecer a população em relação aos atendimentos do serviço.
No Pará, o INSS está se preparando para a inspeção nas 15 agências que retomaram as atividades presenciais na segunda-feira (14). As datas e locais de realização das inspeções serão oportunamente divulgados. Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades.
Cenário Nacional: A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social informam que, nesta terça-feira (22), 202 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências da Previdência e realizaram, até às 9h45 da manhã, 1.071 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 86 agências com Perícia Médica, das 148 que já estavam com a agenda para hoje. A partir de amanhã (23/09), 201 agências terão perícias agendadas. O total, portanto, de agências aptas é 201. Há 486 peritos que deveriam ter retornado ao trabalho nesta terça-feira.
A Secretaria informa, também, que não possui esses dados regionais, no momento.
Fonte: Portal Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário