
A AR era o único setor da Imprensa Oficial do Estado que estava prestando serviços presenciais, dada a natureza da feitura da certificação digital, que necessita de coleta biométrica com a presença do requerente.
Thiago Campelo, gerente da Autoridade de Registro da Ioepa, explicou que a suspensão terá também servirá para que a AR modifique sua forma atendimento. “Precisamos aprimorar nossos serviços diante de uma nova realidade, com possíveis novas modalidades de atendimento”, disse Thiago Campelo.
A Imprensa Oficial do Estado é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais - ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Os certificados digitais facilitam e garantem maior segurança nas transações financeiras via rede mundial de computadores, derrubando burocracias e uso de papel em processos e documentos.
O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade. Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica e permite que transações realizadas, via internet, sejam extremamente seguras. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais; o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.
O serviço prestado pela Ioepa garante o controle e a segurança de informações de diversos tipos de transações eletrônicas; sobretudo com o objetivo de acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos; reduzir custos com papel, e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Ioepa ou pelo e-mail da Autoridade de Registro ar@ioe.pa.gov.br.
(Texto: Ailson Braga/Ascom/Ioepa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário