sábado, 2 de fevereiro de 2019

Trabalhos da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos foram reabertos ontem, dia 1º de fevereiro

Procurador do Município Raimundo Francisco, Vereadora Malú, representando
Belterra, Vice-Prefeito Juvenal Arruda, Presidente do Legislativo, Arnaldo
Galvão, Prefeito Jailson Alves e Pe.Vagner Miranda, na Mesa Diretora
Com a participação de professores, secretários municipais e a população em geral, foram abertos no dia de ontem, 1º de fevereiro, os trabalhos da 2ª sessão legislativa da 2ª legislatura da Câmara de Vereadores de Mojui dos Campos no Oeste do Pará. 
A solenidade de abertura, além de contar com 8 dos nove vereadores daquele Parlamento Mirim, teve as presenças do vice-prefeito Juvenal Arruda, da vereadora Maria de Lourdes (Malu), representando a Câmara Municipal de Belterra, do pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Pe. Vagner Miranda, do Procurador Geral do Município dr. Raimundo Francisco e do prefeito do município Jailson Alves. 
População presente à abertura dos trabalhos
Na abertura da cerimônia, o presidente Arnaldo Galvão, já na condição de presidente eleito do legislativo para o biênio 2019/2020, agradeceu a todos os presentes e convidou o padre Vagner Miranda, pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, para falar em nome do povo católico e dar a bênção da cerimônia de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos. O religioso agradeceu o convite do presidente da Casa, Vereador Arnaldo Galvão, e disse estar levando a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre da Justiça! A todos os vereadores e aos presentes naquela Casa. E prosseguiu dizendo “está se iniciando mais um ano de trabalho neste
Pe. Vagner em seu discurso e realizando a bênção da abertura dos trabalhos 
recinto e isto nos traz a esperança de que todos vocês, juntos com as equipes de trabalho, ajam sempre em comunhão para o bem do município”, e voltando-se para os vereadores e ao prefeito e vice, disse: “de você como nossos representantes, esperamos que trabalhem pelo crescimento de todos, com especial atenção às famílias mais carentes, pela infraestrutura de nossos bairros, também pela construção e manutenção de estradas e ramais, que dão acesso às comunidades rurais e claro, pela segurança e pela saúde de todos os que residem em nosso município. Neste ano de 2019, a Campanha da
Fraternidade traz como lema: “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o objetivo de estimular a participação de nossos leigos na elaboração e concretização de políticas públicas à luz da palavra de Deus e da doutrina social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, que são sinais de fraternidade. Falar de políticas públicas nos recorda, que se somos um povo temente a Deus, nossa fé deve ser traduzida em atos concretos e cotidianos, destinados a ajudar o nosso próximo a suprir as necessidades espirituais e transitórias. O lema desta campanha está baseada nos escritos de Isaías 1,27, que diz “Serás libertado pelo Direito ele pela Justiça”. “Aos leigos compete por vocação própria, buscar o reino de Deus, ocupando-se das coisas temporárias e ordenando-as conforme a vontade de Deus. Os
leigos vivem no mundo e isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. São nessas
Vereadores presentes à abertura dos trabalhos legislativos
circunstâncias que Deus os chama para contribuírem, como fermento na massa para construção de um mundo mais justo e mais santo. É nessa função secular que existe, que precisam inspirar uns aos outros, a exemplo de Cristo, um testemunho de vida, de fé, e esperança, caridade e justiça. Pois é de Justiça que o povo anda sedento. Justiça que leve o povo a se orgulhar da nação em que vive e não se sentirem humilhados pelo pesado julgo da ganância de uns poucos que colocam o poder e a riqueza como algo que está acima da dignidade humana. Vamos todos através da meditação e da palavra de Deus, de olhos abertos da realidade onde viemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor. Para tanto pedimos que Deus os abençoe e que o e
Espírito Santo os ilumine para que tenham os mesmos sentimentos de Jesus, que realizou sua missão salvifica, centralizada no amor e no perdão, que são frutos da Justiça”, concluiu Padre Vagner. 
Segundo Juvenal Arruda, vice-prefeito e Secretário de Educação, ao usar da palavra, ressaltou os trabalhos do legislativo, durante estes 6 anos de existência e lembrou dos primeiros vereadores que hoje não estão mais presentes no parlamento mirim, mas que muito contribuíram para que hoje os mesmos existissem, “criando leis, legislando e fiscalizando o executivo, como o vereador Pedrão, Bazinho, Manuel do Saturno e Vanderley Baú” encerrou, solicitando que os vereadores busquem projetos que incentivem e beneficiem a educação no município, porque só com a educação que teremos um povo culto e desenvolvido, que serão nossos representantes em diversas áreas num futuro bem próximo.. 
Vice-Prefeito e Secretário de Educação Juvenal Arruda
A vereadora Malú, ao usar da palavra disse: “Quero dizer que sinto-me em casa”. Malú foi adiante dizendo que “há 16 anos como vereadora em Belterra, sempre tem procurado trabalhar em favor do povo”. E se referindo aos demais vereadores de Mojuí dos Campos, disse: “fomos eleitos como vereadores do município e não de um grupo. Na situação ou na oposição, que o bem maior seja o povo que nos elegeu”, encerrou a vereadora. 
Usaram também da palavra, os vereadores Izailton Sousa, Teté, Marco Antônio, Everaldo Camilo, Suely e Gesa, e foram uníssonos em elogiar o trabalho do Executivo, mas ressaltando que continuarão fiscalizando, aplaudindo nos momentos corretos e criticando quando assim se fizer necessário. Após todos os vereadores presentes à abertura do trabalho legislativo se pronunciarem, o presidente da Casa, vereador Arnaldo Galvão convidou o prefeito Jailson Alves, presente à cerimônia, para ler a mensagem do Poder Legislativo à população em geral. 
Bem humorado e à vontade, o prefeito Jailson Alves disse que o ano de 2018 foi muito bom, pois conseguiu realizar diversos projetos tanto na cidade como no interior, todos beneficiando a população. 
Prefeito Jailson Alves lendo a mensagem de abertura aos presentes
Jailson destacou também, que Mojuí dos Campos, entre mais de 5.000 municípios do país, destacou-se como o 5º melhor com relação ao trato com o dinheiro público. Ressaltou a convivência do Executivo com o Legislativo, que segundo o prefeito é harmônica e fez um breve balanço de sua visita ao governador para 2019. Segundo ele, para a Câmara Municipal recursos na ordem de 730.000 reais para construção de seu prédio próprio. A expansão da rede do Linhão que vai da BR 163 até 370, com a colocação de novas redes e novos transformadores, da substação de Belterra; a legalização do cemitério, a legalização também do transporte escolar universitário; a construção de 2 bibliotecas, a convocação e nomeação de todo os concursados no primeiro concurso público 0001/2015; A construção de banheiro público na praça de Santo Antônio; a recuperação da iluminação pública na área urbana da cidade. Também conseguiu junto ao Governador, recursos para construção de microssistemas na comunidade de São Francisco do Puraqué, Castanheira, Vista Alegre, São Tomé e Cidade Alta Um. Também conseguiu recursos para construção das pontes nas Comunidades do Feitosa e Vai Quem Quer. A contratação de todos que fizeram o processo seletivo simplificado 2015 do Magistério. 
O prefeito Jailson Alves também ressaltou que a Festa Nordestina que acontece todos os anos no mês de julho, e que no ano passado, por motivos alheios à vontade do Executivo, não foi realizada, este ano a mesma acontecerá, mas deixou bem claro que não serão gastos dinheiro do erário público municipal. Os recursos terão que vir do Governo do Estado e do Governo Federal, pois a festa já consta no calendário turístico de eventos da Secretaria do Estado e o mundo todo já conhece e prestigia. Jailson disse também que o governador Helder Barbalho prometeu em ajuda-lo que ainda em seu governo, o Hospital do Mojuí, que está no momento em reforma, deverá voltar a funcionar, beneficiando assim centenas de pessoas que ultimamente tem que se deslocar para Santarém para tratamento médico. Ressaltou que levantamento feito pela CFM, os índices de gastos com saúde por pessoa foram os seguintes: 2013: 186,85; 2014: 221,63; 2015: 236,93; 2016: 236,93; 2017: 250,65. 
O prefeito Jailson encerrou dizendo que “Apesar do esforço e do trabalho que vem desenvolvendo em prol do bem estar do município de Mojuí dos Campos, é inevitável que algumas críticas surjam entre a população a respeito de seu Governo, que deixar bem claro aos que criticam, que o político vive de votos e eu sou político e para que continue na política exercendo algum cargo, seja no Executivo ou no Legislativo, torna-se necessário que faça um bom trabalho. 
Vereadora Malú representando a Câmara Municipal de Belterra
Ao encerrar a sessão de abertura, o vereador Arnaldo Galvão agradeceu a presença de todos e afirmou que “o legislativo é um parceiro do povo que além de construir leis que objetivam o bem comum dos munícipes, tem também o objetivo de fiscalizar as ações do Executivo. Não podemos ver, tanto a Casa de Leis, como o Poder Executivo, como duas instituições distintas, com direções diferentes, somente. O Legislativo e o Executivo podem trabalhar harmonicamente quando as prioridades são as ações em favor da população. Somos todos empregados do povo; os cidadãos pagam nossos proventos mensais e nos elegeram para trabalhar em favor da sociedade. Não estamos acima e nem abaixo de ninguém. O Poder Legislativo tem a mesma importância que o Executivo e estamos conscientes disso. Vivemos novos tempos, onde o país busca sua revitalização moral. O Brasil busca o resgate da ética, da cidadania, da honestidade no trato da coisa pública. A velha política do toma lá dá cá não encontrará mais espaço em nossos tempos atuais. Em Mojuí, temos agora a oportunidade de darmos prosseguimento a uma bela história de progresso e desenvolvimento, onde Câmara Municipal e Poder Executivo tem a célebre missão tornar realidade”. Disse também que “nós vereadores estamos aqui só de passagem e o povo irá nos elogiar por aquilo que fizermos de bom e também nos criticar quando nos omitirmos diante de fatos errados que venham ocorrer em nosso município”, concluiu.

Governador prestigia posse dos novos deputados estaduais e eleição da Mesa Diretora da Alepa

Governador do Pará Helder Barbalho
O governador Helder Barbalho prestigiou, na manhã desta sexta-feira (1°), a posse dos novos deputados estaduais do Pará, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Na ocasião, os parlamentares também elegeram a nova Mesa Diretora da Casa para um mandato de dois anos. O presidente será o deputado Daniel Barbosa Santos, mais conhecido como Dr. Daniel, sem partido no momento. A cerimônia foi conduzida pela deputada Cilene Couto, tendo como secretários os deputados Martinho Carmona e Miro Sanova. 
Além de Dr. Daniel presidente, os deputados também elegeram Renato Ogawa (PR) como primeiro vice-presidente e Michele Begot (PSD) como segunda vice-presidente. O primeiro secretário será Eraldo Pimenta (MDB); o segundo, Victor Dias (PSDB); a terceira, Dilvanda Faro (PT); e o quarto, Hilton Aguiar (DEM).
O novo presidente da Alepa foi o deputado mais votado em todo o Estado no pleito de outubro. Ele é médico de formação, tem 32 anos de idade e foi eleito presidente da Casa com 37 dos 41 votos possíveis. O parlamentar declarou que pretende fazer um mandato conciliador e empreender melhorias em todos os setores da Alepa, com especial atenção para a área da comunicação.
“Queremos fazer uma Assembleia o mais transparente possível e também fazer os trabalhos chegarem aos municípios mais distantes, bem como ouvir as populações dessas regiões. Tudo o que a sociedade propuser, que nós julgarmos interessante e da vontade de todos, vamos implementar”, ressaltou Dr. Daniel, acrescentando que ainda está em conversa com vários partidos para definir à qual sigla se filiará.
O deputado também prometeu ser um parceiro do Governo do Estado na aprovação de medidas que visem melhorias para a população do Pará. “O governador Helder Barbalho pode ter certeza que terá todo o apoio desta Casa para o alcance de avanços e políticas públicas para melhorar a vida da nossa população”, assegurou.
Ao todo, foram empossados 41 deputados para o quadriênio 2019-2022. São eles: Alex Santiago; Ana Cunha; Ana Paula Gomes; Ângelo Ferrari; Diana Belo; Delegado Toni Cunha; Antônio Tonheiro; Carlos Bordalo; Cilene Couto; Dr. Daniel; Dilvanda Faro; Dirceu Ten Caten; Eliel Faustino; Eraldo Pimenta; Fábio Figueiras; Fábio Freitas; Chicão; Dr. Galileu; Gustavo Sefer; Dra. Heloísa; Hilton Aguiar; Igor Normando; Iran Lima; Dr. Jaques; Júnior Hage; Renato Ogawa; Delegado Caveira; Luth Rebelo; Professora Nilse; Marinor Brito; Martinho Carmona; Michele Begot; Delegado Nilton Neves; Orlando Lobato; Raimundo Santos; Renilce Nicodemos; Thiago Araújo; Victor Dias; Miro Sanova; Dr. Wanderlan; Chamonzinho.
O governador Helder Barbalho ressaltou a renovação pela qual a Alepa passa, a partir de outubro passado, quando 22 novos deputados foram eleitos, e a importância do respeito e parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “Esperamos que este novo parlamento possa, acima de tudo, correponder às expectativas do povo paraense. E eu, pessoalmente, desejo que os poderes Executivo e Legislativo tenham a capacidade de interlocução para que possamos entregar à sociedade um Pará melhor, mais justo”, destacou, acrescentando que, na próxima terça-feira (5), estará na Alepa para o início dos trabalhos da Casa e a leitura da mensagem do Executivo ao Legislativo.
Helder também afirmou que há uma série de agendas prioritárias para o Estado a serem tratadas em conjunto com o Legislativo, entre as quais a questão fiscal, já que o Pará apresenta um déficit orçamentário de cerca de R$ 1,5 bilhão. “É fundamental que possamos manter as relações equilibradas e com respeito à independência de cada um dos poderes, levando em conta as agendas estratégicas e os grandes desafios que temos pela frente”, frisou.




Prefeitura inicia obras de revitalização da Praça Barão de Santarém



A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciou nesta semana as obras de revitalização da Praça Barão de Santarém. As obras preveem a troca de todos os brinquedos do espaço, substituição das lixeiras, pinturas, reforma dos bancos, além de revisão e podagem de toda a vegetação do local.
Os serviços tem como propósito o compromisso de oferecer aos moradores e demais pessoas um local de condições adequadas ao lazer da comunidade, incentivando o convívio, proporcionando a prática de exercícios físicos e a ocupação dos espaços de uso coletivo. As obras se estenderão pelos próximos dias.
"Enquanto governo, sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, estamos felizes em iniciar o trabalho de recuperação da Praça Barão de Santarém. Nosso principal objetivo é contribuir com a transformação do espaço para proporcionar um local ainda mais agradável que incentive a cultura e a prática de esporte, tornando-se um lugar de lazer para moradores do nosso município", destacou o secretário da Semap Bruno Costa.
Santarém dispõe, no total, de 46 praças públicas. A Secretaria definiu um cronograma de atuação de serviços de acordo com a necessidade e prioridade de cada local. O planejamento da pasta é realizar manutenções periódicas nos demais logradouros da cidade.
Desde o mês de agosto de 2018, praças do município estão recebendo serviços de revitalização e recuperação. A Praça da Cohab foi a primeira, em seguida a Praça do Pescador no centro da cidade. Recentemente os serviços foram realizados na Praça do Bairro Santarenzinho.
A Prefeitura de Santarém tem dado ainda mais vida aos logradouros públicos do município. A revitalização das praças faz parte do conjunto de ações que visa garantir mais qualidade de vida aos santarenos.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores do município de Belterra para o Biênio 2019/2020

Numa cerimônia muito concorrida, com a presença de autoridades civis e militares e eclesiásticas, aconteceu na manhã de hoje, 15/01, terça-feira, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores do município de Belterra, no Oeste do Pará. 
Presidente  Ulisses Medeiros, ladeado da ´Maria de
Lourdes (Primeira Secretária) e Antônio Rocha Júnior (Segundo Secretário)
Vereadores de Santarém e Mojuí dos Campos também prestigiaram o evento, que teve como palco, a Câmara de Vereadores daquele município. Na ocasião, vereadores dos 3 municípios usaram da palavra, além do prefeito de Belterra, dr. Macedo, que fez um breve relato sobre sua administração nos 2 anos anteriores. Diretores de sindicatos, Polícia Civil, Militar, Federações, COOMFLONA e a sociedade civil compareceram para prestigiar a cerimônia. A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Belterra está assim constituída: 
Vereador Ulisses José Medeiros Alves (PSDB), Presidente; Maria de Lourdes de Souza (DEM), Primeira Secretária e Antônio Rocha Júnior (MDB), Segundo Secretário.

DISCURSOS

O ex e o atual presidente da Câmara de Mojuí dos Campos,
Marco Antônio e Arnaldo Galvão
O delegado de Polícia Civil, Jaime Paixão, representando a segurança pública, ressaltou a importância do Legislativo no que diz respeito ao amparo da Lei na atuação da ordem pública. Sempre presente ás estas instituições, quando chamados a contribuir com a sociedade. O vereador Arnaldo Galvão, presidente da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, ao usar da palavra, destacou o papel de cada vereador, independente de partido ou município, que pertencem. Nosso papel como Legislador é sempre desenvolver e trazer melhorias aos munícipes. Desejo à nova presidência desta Casa, na pessoa do vereador Ulisses Medeiros, todo sucesso e acima de tudo, discernimento para conduzir os destinos desta Casa, no período de 2019 a 2020, concluiu. 
Público prestigiou a posse de Ulisses na Câmara de Belterra
O Vereador Paulo Gasolina, representando a Câmara Municipal de Santarém, ao se pronunciar, disse que nada se faz se não houver união. “Não podemos ser oposição por oposição. Criticar por criticar. Temos que unir Legislativo, Executivo e a sociedade como um todo, no sentido de conseguirmos melhorias para o Oeste do Pará”. E destacou a criação do futuro Estado do Tapajós. “Sem ele, muito pouco poderemos fazer para o crescimento da região. Cada um de nós tem a responsabilidade de se manifestar de forma positiva, favorável, diante deste grande projeto”, concluiu o vereador santareno. 
O Prefeito Josiclélio Macêdo, ao usar da palavra, disse estar a vontade ao estar naquela Casa Legislativa, pois sempre procurou manter uma boa relação com o Legislativo. Agradeceu a cada vereador, independente de sigla partidária, que durante 2 anos de seu mandato, tem contribuído de forma positiva para realização dos projetos que não são do Legislativo e nem do Executivo, mas da sociedade Belterrense, que necessita de progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, bem estar. Segundo o prefeito, o calor dos debates políticos sempre trouxeram oportunidades de se conseguir alternativas para determinados problemas, solucionando-os ou desenhando um caminho para que eles pudessem ser resolvidos a contento. 
Vereadores prestigiaram a posse da nova Mesa Diretora
O prefeito Macedo aproveitou a oportunidade para fazer um breve balanço das suas atividades nestes dois anos à frente do município de Belterra, o qual encontrou sucateado, mas que não se deixou abater, indo em busca de melhorias ao mesmo. “Hoje, estamos com o salário do funcionalismo público em dias. Na educação, o pagamento do transporte escolar em dias, revitalização da creche da Estrada 8, revitalização parcial do Colégio Manoel Garcia, em Prainha, conclusão da Escola de Sâo Pedro, no Km 50; estamos concluindo a conclusão de mais duas escolas. Estamos construindo a escola de Boa Esperança no Km 68. Conseguimos a aquisição de um ônibus escolar. As obras paradas estão sendo concluídas. Na saúde, temos hoje o Médico 24 horas. Conseguimos fazer convênio com o Governo do Estado, no valor de 380.000 reais, para compra de equipamentos para o laboratório do Hospital, incluindo o aparelho de ultrassom. Conseguimos do ex-deputado Wlad, 300.000 reai que foi para aquisição de equipamentos do hospital; executamos emendas do deputado Paulo Rocha, no valor de 100.000 reais para aquisição de equipamentos de apoio para UBS da comunidade de Corpus Christi, Km 135; reativação de Postos de Saúde, em Prainha, Porto Novo, Piquiatuba e Pindobal; excutamos emenda do Senador Jader Barbalho, no valor de 150.000 reais para a ESF de Aramanaí, com a compra de equipamentos novos para as unidades. Estamos executando as emendas de Beto Salame, para a UBS de São Jorge, onde estão sendo comprados vários equipamentos com carro de apoio (caminhonete traçada); 4 gabinetes odontológicos; estamos solicitando a UBS da Estrada 5 e da Jurubeba; conseguimos a aquisição de 5 novas ambulâncias. No campo da agricultura, da infraestrutura, do turismo, da assistência social, fizemos muito, mas como temos pouco tempo para discursar, acredito que muito foi feito e muito mais será feito por Belterra, nestes dois anos que ainda me restam. Se cada prefeito que me suceder, oferecer o máximo de sua vontade, de seu empenho e amor pela Bela Terra, dentre em breve teremos uma Belterra de progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, continuando a ser este bucólico e atraente município para se viver”, concluiu o prefeito. 
Arnaldo Galvão, presidente da Câmara de Mojuí dos Campos,
presente na posse de Ulisses Medeiros
O novo presidente do Legislativo Belterrense, Ulisses Medeiros, iniciou seu discurso dizendo que tem um sonho em ver Belterra cada vez melhor. Uma Belterra com progresso e desenvolvimento, estradas, escolas e ensino de qualidade, saúde e bem estar das pessoas. “Ao assumir a presidência desta Casa, quero deixar bem claro que não me envaideço, pois sou apenas o presidente. Os demais vereadores que aqui estão irão comigo fiscalizar e legislar em favor da população. Queremos fazer uma Câmara harmônica, independente, mas sempre de mãos dadas com o Executivo. É preciso ter a consciência que tanto o Legislativo, como o Executivo trabalham e precisam prestar contas de seus atos para a população que aqui vive e nos confiou a tarefa de legislar, fiscalizar e o Executivo, de colocar em ação os projetos aprovados. Isto tudo aconteceu de forma democrática, com a intenção do voto, na eleição, na certeza de que a população confia em cada um de nós”, finalizou Ulisses. 
Ao final da cerimônia, o presidente convidou a todos para um coquetel, servido no próprio prédio da Câmara Municipal de Belterra. Confira alguns flagrantes da cerimônia de posse do novo presidente da Câmara de Vereadores de Belterra:










Prefeito e presidente da CPH realizam visita técnica às obras do terminal hidroviário

Nélio Aguiar avalia junto com a CPH solução para embarcações da Tiradentes.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) Abraão Benassuly realizaram uma visita técnica na tarde desta segunda-feira, 14, às obras do terminal hidroviário de cargas e passageiros do município, no bairro Prainha. A obra recebe investimento de R$ 60 milhões do Governo do estado. A visita técnica foi acompanhada pelo secretário regional de Estado Henderson Pinto, por vereadores e lideranças comunitárias.
"As obras estão dentro do cronograma. Estamos verificando in loco se aquilo que está na planilha está sendo cumprido. Já fomos em Terra Santa e vamos continuar as visitas em Curuá, Almeirim, Faro e Santana do Tapará. É o conjunto de obras que vai alavancar o desenvolvimento aqui da região e facilitar a vida de quem utiliza esse modal hidroviário", explicou Benassuly.
Além de verificar in loco a atual situação da obra portuária, Nélio Aguiar conversou e avaliou com o presidente da CPH a possibilidade de as embarcações do Porto improvisado da Tiradentes fazer atracação numa área contígua ao terminal que está sendo construído. O deslocamento se faz necessário devido ao avanço das obras da orla de Santarém, que seguem em ritmo acelerado.
"Obras seguem dentro do cronograma previsto", garante presidente da CPH.
"Solicitamos a visita do presidente da CPH justamente para ele ver de forma presencial o andamento das obras do terminal que será nossa solução definitiva para atender toda essa demanda que temos de cargas e passageiros. Também estamos debatendo uma situação que precisa ser resolvida com a ajuda dos técnicos da CPH. Temos duas grandes obras importantes em andamento em Santarém que envolvem questão portuária: essa do terminal e a da orla da cidade", explicou o prefeito de Santarém.
Para o gestor santareno, a solução encontrada não deve prejudicar o andamento das obras portuárias. "Na orla, tivemos atraso devido à situação do porto improvisado da Tiradentes. Os armadores já concordaram em sair, mas temos que alinhar com a CPH. Temos a opção de transferi-los para uma área ao lado do terminal, mas existe uma questão de movimentação que envolve segurança e que está sob análise técnica e conversação. Uma obra não pode atrasar a outra. Queremos as duas com andamento normal para serem entregues dentro dos cronogramas", argumentou Nélio Aguiar.
"Estamos fazendo a análise da transferência provisória , se tem condição. Porque estamos com canteiro de obra naval e civil no local", emendou Abraão Benassuly.

Terminal Hidroviário de Santarém

O terminal hidroviário de cargas e passageiros de Santarém terá 3,6 mil metros quadrados de área construída, com sala de embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volumes; banheiros; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes (a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado - Arcon-PA, Juizado, Conselho Tutelar, Secretaria de Estada da Fazenda-Sefa, Capitania Fluvial, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e plataforma vertical.

Serão 120 vagas para carros na área de estacionamento, 90 para motos e 60 para bicicletas. O projeto contempla ainda ponto de táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus. O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial. A parte naval terá um píer flutuante com 3.600 metros quadrados, oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros, para acesso ao flutuante e, passarela em concreto de 2.494 metros quadrados, com circulação separada entre passageiros e cargas. A área para atracação terá capacidade para comportar até 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada. (Com informações da Agência Pará)

Serviços de limpeza e desobstrução de bueiros são intensificados no período chuvoso

Em decorrência das intensas e constantes chuvas que atingem a região por conta do período de inverno, alguns transtornos acometem o município. Em razão disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está intensificando os serviços de limpeza e desobstrução de bueiros na cidade para atuar na redução dos problemas.
Na manhã desta terça-feira (15), os trabalhos foram executados nos seguintes pontos:
Avenida Presidente Vargas;
Estádio Colosso do Tapajós.
Avenida Marechal Rondon;
Rua 06 e 07 (Bairro Nova República);
Avenida Sérgio Henn;
Avenida São Sebastião;
Centro da cidade e orla fluvial;
De acordo com o titular da pasta de infraestrutura Daniel Simões os trabalhos da Secretaria funcionam de duas maneiras distintas conforme as estações de inverno e verão. "No período de chuva, as equipes atuam para minimizar os transtornos, limpando as vias, desobstruindo os bueiros e recuperando alguns trechos quando é possível. É importante destacar que quando chove alguns serviços não podem ser realizados como terraplenagem e manutenção de obra civil. Já no verão, as equipes intensificam os trabalhos de terraplenagem, recuperação de obra civil e recuperação asfáltica. Além dos trabalhos que estão sendo executados, o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve em Belém para reunir-se com o governador do Estado Helder Barbalho. Na ocasião, foram apresentadas as demandas da cidade, dando prioridade a investimentos para infraestrutura urbana. Vamos continuar com os serviços e aguardando a aprovação dos projetos", garantiu Daniel.
Além dos serviços de limpeza, as equipes de manutenção de vias estão com trabalhos nos bairros Diamantino e Santo André. Já as equipes de manutenção de obra civil estão no mercado Tupaiulândia e na Rua 24 de outubro. As de recuperação asfáltica nas Avenidas Fernando Guilhon, Mendonça Furtado e Moaçara.

Governo dialoga com a Hydro Alunorte sobre a atuação da empresa no Pará

O governador do Estado, Helder Barbalho, reuniu na manhã desta terça-feira (15), com o vice-governador; Lúcio Vale, o chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes; o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer; o secretário da Sedeme, Iran Lima; o secretário de Meio Ambiente, Mauro O’de Almeida; o deputado estadual Renato Ogawa; o presidente executivo da área de negócios de bauxita e alumina da Hydro, John Thuestad; o vice-presidente de relações governamentais, Anderson Baranov; e o diretor de Operações da Hydro Alunore, Carlos Eduardo Neves.
A reunião durou cerca de uma hora e tratou de temas como: meio ambiente; o desembargo de 50% feito pela Justiça Federal; a geração de emprego na região; e de que forma a empresa pode ser mais atuante junto a comunidade não só de Barcarena, mas de todo o Estado.
O governador Helder Barbalho solicitou que a Hydro apresente propostas concretas, que melhorem a vida das pessoas. "Atualmente temos três agendas emergenciais: Segurança Pública; Educação; e Saúde. Quero que a empresa realmente desenvolva ações continuas para a comunidade e não, somente, quando for demanda", disse.
O diretor de Operações, Carlos Eduardo Neves, destacou a importância do desembargo de 50% feito pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal (MPF). “Apresentamos vários laudos, o último da Universidade de Campina Grande, que prova que não houve transbordo dos nossos depósitos. Além disso, o relatório do Comitê de Gestão e Avaliação de Resposta à Contaminação Ambiental no Município de Barcarena, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, analisou os cenários e também concluiu que não houve transbordo. O mesmo foi atestado pela Sema e pelo Corpo de Bombeiros”, pontuou.
Neves citou uma série de investimentos realizados pela empresa: foram R$1,3 bilhões na área de depósito; a estação de tratamento de água, que atualmente trata 9 mil metros cúbicos por hora, mas que chegará a 14 mil metros cúbicos por hora; a capacidade de armazenagem dos depósitos que foi aumentada em 350%; e o Barcarena Sustentável, que dialoga ações sociais com a comunidade. "Nos últimos 11 meses mostramos e comprovamos o nosso compromisso com o povo de Barcarena", alegou. 
O secretário de meio ambiente, Mauro O’de Almeida, afirmou que vai emitir uma nota técnica sobre a atual condição da empresa nos próximos dias. "Estamos empenhados em garantir o desenvolvimento econômico do município com base no que ampara a lei. Estamos abertos ao diálogo a fim de garantir o melhor para o Estado”, disse.
O'de Almeida pediu ainda ao diretor de operações da Hydro Alunorte, as legislações ambientais utilizadas na Noruega para que se possa desenvolver o mesmo aqui no Pará. “Sabemos que vocês utilizam o que há de mais moderno no que tange a legislação, então, gostaríamos de implantar o mesmo aqui no Pará”, solicitou.
GT – O governado pediu que se criasse um Grupo de Trabalho (GT) com a participação do vice-governador, Lúcio Vale; do deputado estadual Renato Ogawa; do secretário de meio ambiente, Mauro O’de Almeida; da Prefeitura de Barcarena e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) para se discutir de que forma os investimentos disponíveis podem desenvolver ações em prol da comunidade.
"Não podemos desenvolver ações pontuais, nas quais um pequeno local concentre riquezas e o entorno seja de bolsões de miséria. Há um recurso de R$ 150 milhões atualmente. Vamos discutir com esse GT para que ele seja aplicado de maneira efetiva e mais do que isso, vamos assegurar para além do GT que a Hydro atua de maneira eficaz levando qualidade de vida para o povo paraense", disse.

Voluntários se preparam para atuar em Hospital Regional

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebe, a partir desta quinta-feira,17, 30 voluntários para desenvolver atividades com pacientes da Unidade. “Era um desejo que eu tinha de ajudar as crianças, principalmente na parte oncológica, onde eu vejo que precisa de muito apoio. É muito importante trazer essa alegria que os pacientes precisam”, conta a estudante de Enfermagem, Monalisa Tapajós, de 20 anos.
Animados com a possibilidade de ajudar ao próximo, os voluntários participaram de uma seleção e puderam conhecer o funcionamento do Hospital, além das normas do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
O HRBA de Santarém sempre contou com a solidariedade de voluntários para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, acolhedor e propício à recuperação dos pacientes. Foi numa época de tratamento que a advogada Ana Rita, de 57 anos, se encantou com o trabalho voluntário. “Há alguns anos atrás, eu utilizei, fora daqui, um serviço oncológico e conheci uma rede de voluntariado onde eu fiz meu tratamento. Eu achei superinteressante”.
Quando a advogada ficou sabendo que o Hospital Regional iria selecionar novos voluntários para atuarem ao longo de 2019, não pensou duas vezes. “Agora chegou o momento. Estou pensando em me aposentar, e pensei que eu poderia contribuir e satisfazer a minha necessidade de ajudar o próximo. Estou muito ansiosa e cheia de expectativa para colaborar com as pessoas que passam por aqui”, afirma Ana Rita.
Para a responsável pelo Programa de Voluntariado, Deusilene Mendes, o papel desempenhado pelos voluntários é fundamental para proporcionar um ambiente mais acolhedor. “Nossa missão é proporcionar a melhor experiência aos nossos usuários. Por mais que eles estejam aqui passando por momentos complicados em suas vidas, nosso trabalho é fazer com que eles se sintam acolhidos e respeitados, e confiem em nós para ajudá-los nesse momento de ansiedade e insegurança”, destaca a profissional.

sábado, 29 de dezembro de 2018

Seduc abre inscrições para vagas na educação profissional em 15 municípios

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu nesta quinta-feira (27) inscrições para o preenchimento de 5.940 vagas em cursos profissionalizantes, oferecidas em 15 municípios, por meio de dois processos: um seletivo e outro por matrícula. O professor Higor Okada, da Coordenação de Educação Profissional da Seduc (Coep), informa que as inscrições podem ser feitas no Portal Seduc (www.seduc.pa.gov.br) e no hotsite das escolas de Ensino Técnico – Eetepas (www.seduc.pa.gov.br/site/eetepa), a partir de 27 de dezembro até 25 de janeiro de 2019.
São 149 cursos ofertados nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará. Estão disponíveis 4.060 vagas para os cursos ofertados por meio de seleção e 1.880 vagas para os cursos cuja matrícula pode ser feita diretamente, sem a necessidade de seleção.
Estão abertas 5.940 vagas em 15 municípios: Belém (Escolas Anísio Teixeira, Magalhães Barata, Paes de Carvalho, Instituto de Educação do Estado do Pará, Deodoro de Mendonça, Eetepa Dr. Celso Malcher, Francisco da Silva Nunes e Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo – “Cacau”); Marituba (Centro de Educação Profissional Dom Aristides Pirovano); Benevides (Escola Agroindustrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira); Cametá (Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins - Ciebt) e nas Escolas Técnicas de Tailândia, Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Curuçá, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Vigia de Nazaré, Itaituba, Paragominas e Salvaterra.
O resultado será divulgado dia 28 de janeiro de 2019, e a matrícula ocorrerá no período de 31 de janeiro a 8 de fevereiro, na escola pretendida pelo candidato. O começo das aulas está marcado para 11 de março.
Com duração de quatro anos, o curso técnico de nível médio na modalidade Integrado é exclusivo para o candidato que já concluiu o ensino fundamental, e com idade abaixo de 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula.
A modalidade Subsequente é destinada aos candidatos que já concluíram o ensino médio e buscam a formação técnica. O curso tem duração máxima de dois anos, e confere ao formado o diploma de técnico de nível médio.



Notícias Videos Notas Pautas Detentos entregam produção de hortaliças para instituições de caridade em Santarém

Uma alimentação saudável e rica em nutrientes faz parte da dieta das crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, localizada no município de Santarém, que por meio de uma parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) recebe quinzenalmente, doações de hortaliças produzidas por internos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRSHM).
“A Apae é um entidade filantrópica que vive basicamente de doações e uma delas é a doação de alimentos que complementa o que já temos aqui para que a alimentação dos alunos fique ainda mais rica de vitaminas e proteínas. A parceria que mantemos com a Susipe é fundamental, não apenas para essas doações, mas também pela ajuda na criação da nossa própria horta, que um dia esperamos formar. Essa não é a primeira vez que recebemos as doação e ficamos sempre muito felizes com esses produtos que deixam a alimentação de nossas crianças mais completa e saudável”, disse a coordenadora de Captação de Recursos da Apae, Lena Lobato.
No projeto, quinze internos trabalham no manejo e plantio das hortaliças que são cultivadas em hortas dentro dos seis pavilhões da unidade penitenciária.
“Esta horta foi uma iniciativa tomada pelos próprios internos da unidade que nos procuraram, e a partir de então, iniciamos o processo de construção das hortas dentro dos próprios pavilhões, para que até mesmo, os internos do fechado pudessem ter acesso ao cultivo e ao trabalho com as hortaliças. A maioria deles, já lidava com o manejo da terra. Os que não sabiam foram aprendendo com os mais experientes. Hoje, eles pretendem dar continuidade a horta, e no futuro, quem sabe, criar uma cooperativa que os ajude na geração de emprego e renda”, destacou a coordenadora de Reinserção Social do CRASHM, Simone dos Santos.
O detento, Michel Miranda, 49 anos, é engenheiro agrônomo e um dos responsáveis pela implantação da horta dentro do CRASHM. A partir de uma análise do solo e com a experiência adquirida pela sua formação, ele reuniu os demais internos para realizar o cultivo de couve, alface, cebolinha, coentro e cheiro verde. Todas as hortaliças são naturais, produzidas sem agrotóxicos.
“Sou o responsável pela parte técnica da horta. Fizemos a produção do sub extrato, partindo para o semeio das hortaliças, posteriormente, as mudas foram transplantadas para um lugar adequado, onde elas pudessem germinar com qualidade. Na nossa produção usamos todos os insumos de forma orgânica, até o nosso repelente é feito de forma artesanal, utilizando plantas para eliminar as pragas”, ressalta o interno, que trabalha na produção das hortas há seis meses. “Ver o resultado do nosso trabalho render frutos tão positivos como esse é reconfortante para o meu coração. Saber que através de um erro cometido no passado, hoje posso estar remindo minhas faltas, produzindo um alimento saudável que pode ser consumido por crianças e adultos é muito gratificante e, de certa forma, libertador”, destaca o interno.
Além da Apae, a casa penal realiza as doações dos produtos quinzenalmente a outras instituições do município, como o abrigo São Vicente de Paula, a Casa Rosa que cuida de mulheres com câncer de mama, e ainda a Casa Azul que auxilia os homens com câncer de próstata. Em média são doados 20 caixotes com hortaliças para cada instituição.
“Essa foi à forma que encontramos para dar uma finalidade a nossa produção que de tão rica sobra para as demandas da casa penal. Todos os internos envolvidos neste trabalho possuem um comportamento exemplar e percebemos que o trabalho é um grande ponto de ressocialização. Já observamos que eles estão pensando de forma empreendedora e isso nos deixa muito satisfeitos, porque quando saírem do cárcere terão, através do trabalho, a possibilidade de voltar a sociedade e de forma honesta garantir seu sustento para que não venham a reincidir no crime”, finaliza o diretor da unidade, coronel Anderson Mardock.

Plantas medicinais

Uma parceria entre a Susipe e a Secretária Municipal de Saúde do município de Santarém irá permitir que os detentos custodiados na unidade prisional trabalhem também na produção e criação de uma horta medicinal. O objetivo é resgatar o uso de plantas fitoterápicas, destinadas ao tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, depressão, por meio de receitas pré-escritas por médicos da rede municipal de saúde. Esse tipo de horta já existe em várias cidades brasileiras e é viabilizada com verba do Governo Federal destinada à Arranjos Produtivos Locais (APL) de plantas fitoterápicas.
Dezessete internos já foram capacitados por técnicos da Secretária Municipal de Meio Ambiente para o cultivo das plantas medicinais que serão produzidas nas hortas do CRASHM. Durante o curso, os internos foram qualificados para o manejo do solo, aprenderam sobre a quantidade de calcário, terra preta e os insumos necessários.

Prefeitura de Santarém - Notícias Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018 Programa Amigo de Valor repassa recurso para iniciar projeto de ampliação na Casa de Acolhimento

O repasse de R$ 199.000,00 (Cento e noventa e nove mil reais), através do Programa Amigo de Valor do Banco Santander já está na conta do Fundo da Criança e do Adolescente para beneficiar a Casa de Acolhimento Reviver (abrigo municipal) que acolhe crianças e adolescentes em Santarém.
Apenas dois municípios do estado do Pará tiveram suas propostas aprovadas entre as mais de 190 inscrições do Brasil enviadas para o Programa Amigo de Valor. A Prefeitura de Santarém enviou proposta por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com objetivo de beneficiar a Casa de Acolhimento Reviver (abrigo municipal) que acolhe crianças e adolescentes.
Segundo informações do Santander, este ano mais de 190 inscrições foram recebidas e a instituição selecionou 67 propostas para o ciclo de apoio 2019-2020, que participarão da Campanha de mobilização de recursos conduzida pelo Programa com foco nos funcionários, estagiários, clientes e empresas coligadas do Banco Santander. A previsão é que em dezembro o valor exato da campanha seja informado pela instituição.
A Casa de Acolhimento Reviver fundada em junho de 1999 oferece acolhimento, cuidado e espaço de desenvolvimento para grupos de crianças e adolescentes em situação de risco, negligência e abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Garante privacidade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. A casa de acolhimento funciona de forma ininterrupta, durante as 24 horas do dia, e o acolhimento é feito a partir de determinação judicial.

Sobre o Programa Amigo de Valor

Desenvolvido desde 2002, o Programa Amigo de Valor contribui para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. O Programa investe no fortalecimento de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de municípios parceiros direcionando recursos aos seus respectivos Fundos, atores fundamentais no Sistema de Garantia de Direitos.
O Amigo de Valor já mobilizou cerca de R$ 110 milhões de reais apoiando mais de 600 iniciativas sociais em 199 municípios. Ao todo, mais de 46 mil crianças, adolescentes e seus familiares foram beneficiados ao longo destes 16 anos de existência.Esse valor compreende a uma parte do valor total do projeto, orçado em R$ 230.000,00 (Duzentos e trinta mil reais) e irá beneficiar a Casa com ampliação do espaço, ampliação da sala para escuta qualificada, da cozinha, ampliação da equipe técnica e oferta de capacitações, aquisição de um veiculo entre outros. A execução das obras devem iniciar em janeiro de 2019.

Detran suspende atendimento ao público dias 31 e de 02 à 09 de janeiro


De acordo com a portaria n° 4316/2018 de 24/12/2018 que estabelece a paralisação anual para atualização de taxas, e manutenção dos sistemas e data Center do Detran Pará para o exercício de 2019, o Departamento de Trânsito do Estado suspenderá o atendimento ao público no dia 31 de dezembro de 2018 e no período de 02 a 09 de janeiro de 2019.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Aluno Nota 10 e Aluno Destaque 2018 são homenageados na Câmara de Mojuí dos Campos

Numa solenidade inédita, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou na manhã de hoje, 28 de dezembro, a primeira edição da comenda Aluno Nota 10, para as escolas da rede municipal de ensino de Mojuí dos Campos, no Oeste Paraense. A comenda foi criada através de projeto Esse é o Projeto Lei 086 de Novembro de 2017, de autoria do vereador Jamilson Frota (Podemos) e sancionado pelo prefeito em exercício, na época, Juvenal Arruda. 
O prêmio foi recebido por 8 alunos do 2º ano 9º ano de diferentes escolas. Na oportunidade, a Secretaria de Educação também fez a entrega da comenda Aluno Destaque 2018, para outros 16 alunos do Ensino Fundamental. Três escolas que alcançaram a meta no IDEB 2017, foram agraciadas também com a comenda. 
O projeto Aluno Nota 10, é uma comenda que será entregue a cada final de ano a alunos que melhores notas escolares tiverem, no decorrer do ano escolar, por série, em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores. A solenidade foi presidida pelo vereador Marco Antônio Machado Lima, presidente do Legislativo Mojuiense, acompanhado do prefeito Jailson Alves, o vice e Secretário de Educação Juvenal Arruda, a representante dos diretores das escolas municipais, professora Maria de Nazaré Borges, o representante dos professores da rede municipal, professor Francisco Estelinaldo, o pároco da paróquia de Santo Antônio, Padre Wagner Miranda, o vice-presidente da Igreja Assembleia de Deus, Pastor Josimar Mesquita da Silva. 
Ao usar a palavra, os vereadores presentes elogiaram o projeto Aluno Nota 10, que vai incentivar a partir de agora, cada vez mais, os alunos a se dedicarem nos seus estudos e incentivaram os professores e diretores de escola e todos profissionais da Educação, para que continuem com esse espírito empreendedor, para que os alunos busquem mais conhecimentos, para que no futuro eles sejam homens e mulheres de grande valor e profissionais de qualidade. 
O autor do projeto, vereador Jamilson Frota, do Podemos, ao usar a tribuna, disse estar envaidecido por saber que seu projeto estava dando início a uma nova era na Educação. “A escolha do Aluno Nota 10 e do Aluno Destaque 2018, é sem dúvida alguma um marco na Educação na região Oeste do Pará, e Mojuí dos Campos sai na frente, demonstrando assim, que a Educação em nosso município é de boa qualidade. Prova disso que três escolas da rede municipal de ensino, alcançaram a meta projetada no IDEB 2017”, ressaltou Jamilson Frota. E dirigindo-se aos alunos agraciados, disse-lhes estar muito honrado em poder lhes dar esta honraria através de seu projeto, e, pediu aos mesmos que
busquem a cada dia mais conhecimento, pois o mundo precisa de profissionais capazes de revolucionar o planeta Terra. Parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, pela maneira t
ransparente em que faz as escolhas dos alunos, e destacou o nome do Secretário Juvenal Arruda e de todos os profissionais da Educação de Mojuí, que tem se esforçado para que a Educação no município seja de boa qualidade. E dirigindo-se mais uma vez ao alunos agraciados Jamilson destacou a importância da Educação e de investimentos como esses, que me lhe dão a certeza de estar diante de futuros médicos, professores, advogados, vereadores, prefeitos. “Vocês serão o futuro deste município. Continuem sendo alunos nota 10 para serem os profissionais do futuro nota 1.000. O mundo, e principalmente o Brasil, estão precisando de bons exemplos, vocês já são, a partir de hoje, modelos para outros alunos. A importância deste projeto vai muito além de uma premiação pelo aproveitamento escolar. Orgulhem-se por este momento, que é muito especial para vocês, seus familiares e para a Educação de nosso país”, finalizou. 
O vice-prefeito e Secretário de Educação Juvenal Arruda, em sua fala, agradeceu a todos os profissionais do município, em especial aos nobres professores, pois sem eles os alunos não teriam adquirido conhecimentos, e esta festa da escolha e premiação não teria acontecendo neste momento. Além de secretário, sinto-me responsável por este projeto, pois foi em minha gestão como prefeito interino, que sancionei o mesmo. Não tenho a menor dúvida de que este projeto é tão importante quanto qualquer um outro que já foi sancionado neste município, principalmente pela sua grandiosidade no cenário da Educação. Vocês são como sementes que estão sendo preparadas e moldadas para serem bons frutos. Não se preocupem com o futuro, estudem agora, procurem viver o presente, a oportunidade que tem para estudar, porque, automaticamente o futuro pertence a vocês”, concluiu o secretário. 
O prefeito Jailson Alves, já num tom de confraternização, parabenizou os escolhidos como Alunos Nota 10 e os Alunos Destaque 2018, além das 3 escolas do município que alcançaram a meta do IDEB 2017. “Como primeiro gestor deste município, sinto-me envaidecido. Esse ano concretizamos muitos projetos, como construção de reforma de escolas, postos de saúde, construção de praças, pavimentação asfáltica de ruas, e da avenidas da área urbana da cidade, e da Vila Boa Fé, e tantos outros foram realizados ou estão em fase de conclusão. Fomos escolhidos entre os mais de 5.000 municípios do Brasil, como o 5º melhor em qualidade de vida e a aplicação correta do dinheiro público e outros. São tantos bons resultados, que este que estamos presenciando no momento, vem coroar de forma brilhante mais um ano à frente deste município”, disse Jailson Alves. E prosseguiu dizendo “que no ano de 2019 tudo fará para que Mojuí tenha boas referência diante da opinião pública e dos órgãos fiscalizadores. Muito obrigado pela confiança em mim depositada como gestor e parabéns a todos os agraciados, alunos, professores e desejo a cada um cidadão e cidadã deste município, um feliz ano de 2019”, finalizou o prefeito Jailson Alves.  Veja os flagrantes da entrega das comendas.



























ALUNO DESTAQUE 2018


Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimunda Queiróz de Souza 
Diretora: Maria de Fatima Gomes Martins 
Pai: José Antonio Almeida Nogueira 
Mãe: Arliene Silva da Luz 
Aluno (a): Ana Clara Silva Almeida 
Ano: 4° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Chagas Lima 
Diretora: Dayane Gomes Cosme 
Pai: Josimar Sousa 
Mãe: Dayane Gomes Cosme 
Aluno (a): Cibely Gomes Sousa 
Ano: 2° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rainha da Floresta 
Diretor: Denilson Roberto Vieira 
Pai: Raimundo de Castro Ribeiro 
Mãe: Regina de Sousa Meireles 
Aluno (a): Rilena Meireles Ribeiro 
Ano: 9° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 
Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. Ismael Araújo 
Diretora: Edna Nunes de Sousa 
Pai: Paulo Almeida de Castro 
Mãe: Dulcelene de Melo Almeida 
Aluno (a): João Vitor Melo de Castro 
Ano: 6° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gerardo Monteiro 
Diretora: Sandra Pinto Maia 
Pai: Valederi da Silva Sousa 
Mãe: Eli Silva dos Reis 
Aluno (a): Vanderlane dos Reis Sousa 
Ano: 7° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Raimundo 
Diretora: Maria Felix Teixeira 
Pai: Francisco das Chagas Feitosa de Carvalho 
Mãe: Maria Rosenilda de Oliveira Ferreira 
Aluno (a): Flávia de Oliveira Feitosa 
Ano: 4° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria do Carmo 
Diretora: Sileide Reboucas Nogueira 
Pai: Ivanildo do Nascimento Maciel 
Mãe: Jucinéia de Castro Silva 
Aluno (a): Francisco Silva Maciel 
Ano: 5° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Artur Calazans 
Diretora: Maria da Conceição Walfredo de Sousa 
Pai: Daury Sousa da Silva 
Mãe: Vânia Fernandes da Silva 
Aluno (a): Dayane Fernandes Sousa 
Ano: 7° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Teixeira 
Diretora: Francineide Silva de Lima Maciel 
Pai: Lucivaldo Almeida Vale 
Mãe: Cláudia da Silva Reis 
Aluno (a): Maysa Reis Vale 
Ano: 5° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cecilia Flores 
Diretor: Denilson Roberto Vieira 
Pai: Raimundo Nascimento Aquino 
Mãe: Edna Costa da Silva 
Aluno (a): Ana Paula da Silva Aquino 
Ano: 7° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rosália Nunes 
Diretora: Maria de Nazaré Ribeiro Borges 
Pai: Tadeu Vasconcelos Silva 
Mãe: Silvia Aparecida Dos Santos 
Aluno (a): Jaiane dos Santos Silva 
Ano: 8° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Sebastião 
Diretora: Marlete Bervian Oliveira 
Pai: Raimundo Alzivane dos Santos Gomes 
Mãe: Eliene Reis Gomes 
Aluno (a): Jamilly Reis Gomes 
Ano: 8° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Júlio Walfredo da Ponte 
Diretora: Maria Marlucia Dias Felix 
Pai: Antônio Moreira Souza 
Mãe: Francisca Silva Alves 
Aluno (a): Flávia Alessandra Silva Moreira 
Ano: 6° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Pereira dos Santos 
Diretora: Maria do Rozaria Da Silva Bezerra 
Pai: Francisco de Assis da Silva Machado 
Mãe: Marisa da Costa Lima 
Aluno (a): Francimara Lima Machado 
Ano: 2° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Corpus Christi 
Diretora: Cleuma de Assis Machado 
Pai: José Edivaldo de Souza 
Mãe: Rosely Silva Sousa 
Aluno (a): Rosiene Silva Souza 
Ano: 8° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Frei Rogerio 
Diretora: Maria Auristela Silva Teixeira 
Pai: Fracisco Tarciso Rabelo da Silva 
Mãe: Mary Jane Carvalho Bastos 
Aluno (a): Thiago Henrique Bastos da Silva 
Ano: 4° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018 

ALUNOS NOTA 10

1° Lugar nas turmas do 2° ANO

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Artur Calazans 
Diretora: Maria da Conceição Walfredo de Sousa 
Professora: Ananda Bento Laranjeira 
Pai: Miller Bandeira Pereira 
Mãe: Franciele Pereira Maia 
Aluno (a): Gabrielle Bandeira Pereira 
Ano: 2° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 3° ANO

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Terezinha 
Diretora: Dayane Gomes Cosme 
Professora: Marcia Andrea Cavalcante Aragão 
Pai: Renei Aguiar Mota 
Mãe: Laudiceia Gonçalves Fernandes 
Aluno (a): Adria Fernandes Mota 
Ano: 3° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 4° ANO

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Chagas Lima 
Diretora: Dayane Gomes Cosme 
Professora: Gelciane Sousa dos Santos 
Pai: José Ribamar Pereira Lima 
Mãe: Marineide Oliveira Lima 
Aluno (a): Jhonatas Oliveira Lima

Ano: 4° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 5° ANO 
Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Artur Calazans 
Diretora: Maria da Conceição Walfredo de Sousa 
Professora: Leonor Tavares de Sousa 
Pai: João da Silva Mota 
Mãe: Perpétua de Sousa Mota 
Aluno (a): Nayara Jaqueline de Sousa Mota

Ano: 5° ANO Curso: Ensino Fundamental I Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 6° ANO 
Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Teixeira 
Diretora: Francineide Silva de Lima Maciel 
Pai: Francisco Cirineu Silva Mota 
Mãe: Rosilene Silva de Lima Mota 
Aluno (a): Juliana Lima da Mota 
Ano: 6° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 7° ANO

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Teixeira 
Diretora: Francineide Silva de Lima Maciel 
Pai: Francimauro Valentim da Silva 
Mãe: Ediolane da Silva Sampaio 
Aluno (a): Kárem Mayane Sampaio Vale 
Ano: 7° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 8° ANO

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimunda Queiróz de Souza 
Diretora: Maria de Fatima Gomes Martins 
Pai: Benedito Henrique Araújo 
Mãe: Ivanilda da Silva Araújo 
Aluno (a): Graziele da Silva Araújo 
Ano: 8° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018

1° Lugar nas turmas do 9° ANO

Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimunda Queiróz de Souza 
Diretora: Maria de Fatima Gomes Martins 
Pai: Raimundo Ednaldo Uchôa Cajado 
Mãe: Jarles Barbosa de Lima 
Aluno (a): Jamile Barbosa de Lima Cajado 
Ano: 9° ANO Curso: Ensino Fundamental II Ano Letivo: 2018 

ESCOLAS QUE ALCANÇARAM A META PROJETADA NO IDEB 2017


1. Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimunda Queiróz de Souza - Nota 4,9 nos Anos iniciais
2. Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rosália Nunes - Nota 4,8 nos Anos iniciais
3. Escola: Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Frei Rogério - Nota 4,1 nos Anos finais.