Estão sujeitas à penalidade as empresas que têm linhas autorizadas pela Arcon-PA.
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Terminal Hidroviário de Santarém/Foto: G1 Santarém |
Ofício circular nº 001/2022 da
Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará
(Arcon-PA) de 3 de maio, informa que as empresas com linhas autorizadas pelo
Governo do Estado, que não operarem no Terminal Hidroviário de Santarém,
no oeste paraense, podem perder a outorga.
“(...) as
empresas autorizadas mediante outorga para a prestação de serviços da
competência do Governo do Estado do Pará, obrigam-se no prazo de 24 horas a
passar a operar no respectivo Terminal. Considerando-se o não cumprimento desta
determinação poderá implicar no início do processo administrativo para a
cassação da outorga concedida”, diz o ofício que é assinado pelo gerente de
grupo técnico da Arcon, Carlos Alexandre Abati.
Na terça-feira (3), a Prefeitura de Santarém publicou Portaria 002/2022 que interdita
o píer da Instalação Portuária de Pequeno Porte de Santarém – IP4, conhecido como porto do DER,
ficando proibida qualquer movimentação de passageiros e cargas, assim como
atracação de embarcações, de qualquer tipo, no Flutuante Principal, Flutuantes
Intermediários (TH-02 e TH-03) e nas Pontes de Acesso (TH-04, TH-05 e TH-06).
De acordo com a
coordenadora de Portos de Santarém, Lilian Maués, o píer será interditado porque
apresenta problemas e precisa de reparos. "O píer do IP4 é um píer
pequeno, de apenas 40 metros, que está com problemas no casco e precisa de
manutenção. Nós vamos interditar porque ali tem risco de acidente. Fizemos
manutenções preventivas até agora porque o Terminal Hidroviário ainda não
estava pronto. E agora com a interdição os engenheiros navais vão avaliar e serão
feitos os reparos necessários", explicou.
No porto do DER
fica mantida a operação de carga e descarga de mercadorias, embarque e
desembarque de veículos na rampa concretada, conforme portaria.
Fiscalizações
com o apoio da Polícia Militar têm sido realizadas pela Coordenadoria Municipal
de Portos e Transporte Aquaviário (CPTA) para garantir que as embarcações de
passageiros não realizem suas operações naquele porto.
Outra portaria
publicada também no dia 3, pela Prefeitura de Santarém, integra o Terminal Retroportuário Municipal
(área de aterro também no DER) destinado à atracação de ferry boat às operações
do Terminal Hidroviário de Santarém. A portaria tem efeito retroativo à data de 20
de abril, quando o THS Joaquim da Costa Pereira foi inaugurado.
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