A visita de Sandra Rosa e Antônio Pacheco também é o pontapé inicial para o projeto 'Sebastião Tapajós - Vida e Obra em Plataforma Digital'.
![]() |
Pesquisadora Sandra Rosa iniciou avaliação do acervo/Divulgação IST |
O Instituto Sebastião Tapajós e a Universidade Federal do
Oeste do Pará (Ufopa) trouxeram a Santarém, no oeste do Pará, a pesquisadora
Sandra Regina Coelho da Rosa para uma avaliação do acervo material referente à
história do artista. O acervo está na residência da família desde o falecimento
de Sebastião Tapajós, em novembro do ano passado.
Sandra Rosa integra o Programa de Pós-Graduação e Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos da Amazônia, da UFPA.
A vinda da museóloga só foi possível por conta da parceria estabelecida entre o Instituto Sebastião Tapajós e a Ufopa, ainda através da gestão do ex-reitor Hugo Diniz e agora, com o apoio da atual gestão. O Instituto Sebastião Tapajós (IST) também contou com a parceria da pró-reitoria de Cultura e Extensão (Procce).
Para a família do artista, a visita
foi de extrema importância, diante dos últimos impactos ocasionados pelas
intensas chuvas e danos estruturais naquele local, precisando, inclusive
assegurar medidas urgentes de segurança e preservação do material.
Nesta terça-feira (10), chegou a Santarém o restaurador Antonio Pacheco Neto, que vai se juntar à pesquisadora da UFPA, no trabalho de avaliação.
A visita de Sandra Rosa e Antônio Pacheco também é o pontapé inicial para o projeto "Sebastião Tapajós - Vida e Obra em Plataforma Digital" que junto ao I Festival de Violão Sebastião Tapajós, irão inaugurar um calendário de eventos artísticos-culturais do IST, com recursos de duas emendas parlamentares.
Os projetos, que estavam previstos para execução em 2021, tiveram que ser adiados em função do cenário causado pela pandemia da Covid -19, o que acabou paralisando momentaneamente a transferência de recursos e, por consequência, atrasando suas produções. Passado esse momento, e os projetos com recursos liberados, o IST pode, finalmente, vê-los em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário