quinta-feira, 28 de abril de 2022

Confira quem são os possíveis candidatos ao Governo do Pará nas eleições 2022

A confirmação dos nomes que serão lançados pelos partidos para a disputa deve ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.




A poucos meses da realização das eleições crescem os preparativos dos partidos para o lançamento das candidaturas. Este ano, os brasileiros vão às urnas para escolher representantes aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. 

A confirmação dos nomes que serão lançados pelos partidos para a disputa deve ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Mas, nos bastidores, alguns nomes já são favoritos como pré-candidatos, ao menos é o que ocorre quanto ao cargo de chefe do executivo estadual no Pará. 

Partido tradicionalmente decisivo no pleito estadual, o PSDB, até o momento não sinalizou com uma possível candidatura própria ao palácio estadual. Assim como o Partido dos Trabalhadores (PT), que ao que tudo indica deve fechar aliança para apoiar a reeleição de Helder.

Helder Barbalho (MDB)

O atual governador do Pará, Helder Barbalho, é confirmado pré-candidato à reeleição, pelo MDB. Antes de eleito governador, foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer. 

Aos 21 anos, começou a vida política como vereador de Ananindeua, tendo sido também prefeito da cidade e deputado estadual. É natural de Belém e tem 42 anos. Helder Barbalho é filho do ex-governador do Pará, e senador Jader Barbalho. 

Zequinha Marinho (PL)

O senador Zequinha Marinho, é o provável pré-candidato do PL para o governo. Zequinha é integrante da bancada evangélica e foi eleito para o Senado em 2018. Já foi vice-governador do estado em 2015 e 2019, além de deputado federal e estadual. Zequinha é pedagogo de formação e tem 62 anos.

Fernando Carneiro (PSOL)  

O possível nome para disputar o governo pelo PSOL é Fernando Carneiro. Vereador que exerce o terceiro mandato em Belém, é historiador, formado pela Universidade de São Paulo.

Marcio Miranda (PTB) 

Márcio Miranda anunciou filiação ao PTB após o fechamento da janela partidária e deve ser o possivel pré-candidato do partido para o governo do Pará. Em 2018, disputou o segundo turno das eleições e foi derrotado por Helder Barbalho. O médico e ex-militar é natural do município mineiro de Pavão.

Willian Fonseca (PRTB)

O prefeito de Oriximiná e delegado da Polícia Civil, Willian Fonseca (PRTB) lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Pará, no último dia 5 de março. Delegado Fonseca é Presidente Estadual do PRTB, Fuzileiro Naval e Sargento Paraquedista do Exército.


Fonte: Giro Tomé-Açu

Nenhum comentário:

Postar um comentário