quarta-feira, 2 de março de 2022

Inca alerta para importância da prevenção do câncer de colo de útero

Exame de PCCU deve estar na rotina das mulheres


Março é o mês da campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo do Útero. A divulgação de informações como prevenção, tratamento, vacinação e outros métodos preventivos se intensifica nesta data, mas é necessário que ações de prevenção sejam realizadas o ano todo. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cada ano do triênio de 2020-2022 tem a estimativa de 16.590 novos casos a cada 100 mil mulheres. A principal causa do câncer do colo de útero tem como principal causa a infecção persistente pelo HPV, por isso é importante que a vacinação seja realizada principalmente entre meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.  
 
Ainda de acordo com o Inca, o Pará possui quatro centros de tratamento contra o câncer do colo do útero. Na rede pública, a referência para tratamento da doença em Santarém é o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

VACINAÇÃO CONTRA O HPV

Em 2020, a população de meninas de 9 anos estimada para vacinar era de 505.889, mas o índice chegou a apenas 203.097 garotas, segundo a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). No Estado do Pará o número de vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV) é baixo apesar de ser um dos principais métodos para prevenir câncer do colo do útero. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário