“Sempre militei na esquerda por acreditar que é desse lado que podemos lutar pelos trabalhadores e pessoas mais pobres. Agora fui seduzida pelas propostas do PCdoB e quero seduzir minha família pra vir somar comigo”. O depoimento é de Natália Souza, servidora pública aposentada e ex-petista, uma das 10 novas filiações anunciadas pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil) de Santarém, na reunião com mais de 30 filiados do partido ocorrida na noite de São Pedro (29/06) no evento junino intitulado “Arraiá do Camarada Pedro”, no Espaço Sebastião Rodrigues. Os participantes respeitaram as normas sanitárias com uso de máscaras e distanciamento social, sendo que a maioria já estava com pelo menos uma dose da vacina aplicada.
“Sedução” acabou sendo o mote da noite e esteve em quase todos os pronunciamentos. O Secretário de Cultura do PCdoB, professor e produtor cultural Janderson Pereira, foi o mestre de cerimônias e abriu a noite convidando todos a participarem da “Quadrilha Fora Bolsonaro”, comandada pelo escritor e compositor Egon Pacheco, que se filiou ao partido em 2020. A música tocada foi uma paródia junina composta por Egon que vem animando as manifestações do #Fora Bolsonaro em Santarém.
Desafio
A vice-presidente do PCdoB, Margareth Castro, representou o presidente Narciso Senna que se encontrava em uma agenda sindical. Ela disse que também veio do PT e que no PCdoB aprendeu que o desafio de levar as ideias do partido é bem maior. “E eu sempre gostei de desafios”, completou.
O membro da Executiva Municipal, Carlinho Pedroso, fez um longo depoimento acolhendo os novos filiados e reforçando a questão do desafio de ser comunista em tempos sombrios. “Vim da militância do PT, mas foi no PCdoB que aprendi a encarar novos desafios, a partir de 2015 quando um novo grupo liderado pelo jornalista Jota Ninos assumiu o comando do partido. Desde lá, trabalhamos para o crescimento em qualidade do PCdoB”, frisou.
Os professores da Ufopa Mário Adônis e Doriedson Almeida (ex-petistas) e o subtenente reformado da PM Anacleto Lima, reforçaram a importância do PCdoB para o avanço da esquerda no Brasil, diante do cenário caótico vivenciado pelo Governo Bolsonaro. “Além do Corona Vírus, o vírus da ignorância afetou até mesmo colegas pesquisadores da UFOPA, o que pra mim é surreal”, disse Adônis. “Estou chegando para contribuir com o debate sobre comunicação comunitária, e acho que o PCdoB tem uma militância capaz de tornar isso realidade”, falou Doriedson. “Sou militar, mas sempre fui esquerdista e era tachado de petista nos quarteis, mas nunca me filiei ao PT, apesar de simpatizar com o partido. Foi a proposta do PCdoB que me seduziu e é aqui o meu lugar”, enfatizou Anacleto, que é ativista do Movimento Policiais Antifascistas, que combatem o bolsonarismo miliciano no Brasi.
Conferências
O dirigente estadual do PCdoB, Jota Ninos, fez um resumo histórico do PCdoB, desde sua instalação local, em 2007, até sua reorganização a partir de 2015, quando foi expurgado o grupo de um empresário (hoje no PSL), que tentou sabotar os rumos do partido ao assumir o comando da legenda por pessoas indicadas por ele. Ninos informou que o Congresso Nacional do PCdoB deve ocorrer em outubro e as conferências municipais e estaduais entre agosto e setembro. “O debate interno sobre os desafios do PCdoB em 2022 já começaram. Santarém vai ajudar o partido na luta contra a cláusula de barreiras (requisito para os partidos manterem financiamento público e horário de TV), podendo lançar um candidato a deputado federal e alguns estaduais. Vamos debater o lançamento de candidaturas coletivas em 2022, e preparar o terreno para em 2024 elegermos pelo menos um vereador e disputarmos a prefeitura com candidato próprio”, concluiu.
Além de Natália Souza, foram apresentados no evento os novos filiados: João Figueira (Biólogo), João Lima (jornalista), Antonio Cerino (estudante), Andrey Martins (publicitário), Patrícia Pena (Técnica de Enfermagem), Doriedson Almeida (professor da UFOPA), Geisa Carvalho (professora), Davi Pedroso (estudante) e Anacleto Lima (subtenente reformado da PM).
As filiadas Daniela Avelino e Ana Charlene comandaram o sorteio de brindes e livros doados por filiados, além do Estatuto e Programa do PCdoB em formato de revista, conseguido junto à Direção Nacional. Ao final, todos os presentes fizeram uma homenagem com salva de palmas ao camarada Sebastião Rodrigues, que faleceu no ano passado vítima da Covid e em seguida degustaram iguarias juninas trazidas por todos numa grande mesa comunitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário