Foi realizado no último sábado, a terceira etapa do Projeto Itinerante Ação de Saúde, no município de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e com total apoio do gestor municipal, prefeito Marco Antônio. Este ano a Caravana da Saúde, vai atender pelo menos 10 das 133 comunidades existentes no município, com previsão de 8 a 10.000 atendimentos.
Há 6 meses atrás, quando foi eleito prefeito de Mojuí dos Campos, o advogado e ex-vereador Marco Antônio, tinha como uma das principais plataformas de Governo, o setor de saúde. Este setor é um dos mais carentes, uma vez que o município não possui um hospital adequado e poucas são as comunidades que possuem um posto de saúde para atender a população que vai em busca de consultas ou qualquer um outro serviço ligado à saúde.
![]() |
| Vereador Joilson da Santa Julia, diz que Ação de Saúde é muito louvável |
![]() |
| Prefeito Marco Antonio, diz que saúde é uma das suas principais metas em seu governo |
![]() |
| Lucineide Araújo, ACS e representante da comunidade, agradeceu ao prefeito pelo projeto |
Ação
Após assumir a administração municipal, Marco Antonio tratou de reabrir o antigo hospital que há mais de um ano estava em reforma, e em conjunto com o Secretário de Saúde, Gleiton Rodrigues e sua equipe, trataram de colocar em funcionamento o hospital e os postos de saúde, além de contratarem médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, para dar uma melhor assistência à população. Neste curto espaço de tempo, a Secretaria Municipal de Saúde vem procurando dar resposta satisfatória com o total apoio do prefeito. Três ações itinerantes de saúde já foram realizadas: uma na comunidade Boa Sorte, a segunda no Km 124 e a última ocorrida no último sábado, dia 3, na Comunidade Mojú dos Pereiras.
![]() |
| Comunitários de Moju Dos Pereiras prestigiaram a Ação de Saúde |
As ações itinerantes de saúde visam aproximar a população do gestor municipal, dos médicos e enfermeiros e dos demais profissionais envolvidos nas ações. O projeto começa a ganhar respeito e credibilidade da população e inúmeras parcerias já começam a ser feitas entre o poder público e o setor privado, o projeto proporciona cidadania, saúde e educação, com palestras os comunitários do município de Mojuí dos Campos.
Mojuí dos Pereiras
A terceira etapa do Projeto Itinerante Ação de Saúde, promovido pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde daquele município, tendo à frente o Secretário Gleiton Rodrigues, a sra. Nazaré Silva, Secretária Adjunta, técnicos, enfermeiros, motoristas e equipe de apoio, foi realizado no último sábado, dia 3. Durante a abertura, o Secretário de Saúde Gleiton Rodrigues fez um rápido balanço das duas primeiras ações realizadas em Boa Sorte e o Km 124, além de destacar os trabalhos desenvolvidos pela secretaria. Destacou o empenho que o prefeito Marco Antonio tem conseguido junto ao governador Helder Barbalho, no intuito de liberar recursos para compra de medicamentos, ambulâncias e também a liberação total do atual posto de saúde de Mojuí dos Campos, para que venha funcionar como um hospital, dando assim, uma melhor qualidade de atendimento à população. O prefeito Marco Antonio, ao usar da palavra, disse estar contente com as ações de saúde no município: “Estamos apenas seis meses administrando este município, e encontramos diversos problemas, seja na saúde, na educação, na infraestrutura etc, mas isso não nos faz desistir dos compromissos que fizemos em campanha eleitoral. São 133 comunidades que compõem o município, cada uma com suas peculiaridades. Mas se a população nos ajudar, participando de eventos como este aqui, de ação de saúde, vamos diminuir as demandas”, disse o prefeito. Marco Antônio lembrou que no próximo mês de setembro, a carreta da saúde do Governo do Estado estará em Mojuí dos Campos, trazendo todo tipo de atendimento de saúde à população. "Todos estão convidados para participar". E encerrou dizendo que tudo fará para que a população de seu município tenha um bom atendimento em todos os setores de sua administração.
![]() |
| Pacientes sendo atendidos durante a AÇÃO |
Ainda usaram da palavra o secretário de Administração Mateus Saturno, a ACS da comunidade, sra. Lucineide Araújo, e o catequista sr. José Ribamar.
SEMMA e Vereadores
O Secretário de Saúde, Gleiton Rodrigues, fez questão de reunir com o prefeito Marco Antônio, secretário de Infraestrutura Mateus Saturno e os vereadores presentes Marlon da Terra Preta, Joilson da Santa Júlia, Cley do Povo e Pantoja do Cartório. Na oportunidade o secretário disse que é muito difícil essas ações, em decorrência das comunidades ficarem muito distantes uma das outras e o município possui 133 comunidades. “Para se realizar uma ação desta natureza são necessários de 7 a 8 mil reais, com deslocamentos da equipe, combustível, merenda e almoço, além de medicamentos, plantão aos funcionários e hora extra”, enfatizou Gleiton Rodrigues. O secretário também lembrou aos vereadores que a SEMSA possui hoje 5 médicos e “com essas ações de saúde, vamos tentando atender a demanda reprimida das 10 unidades de saúde existente em todo o município.
![]() |
| Serviços móveis odontológicos foram realizados na ação |








Nenhum comentário:
Postar um comentário