sábado, 10 de julho de 2021

Palestra que alerta para prevenção de tipos de violência é realizada em Mojuí dos Campos

Palestra foi realizada para lideranças da Igreja Assembleia de Deus



























"Prevenção a qualquer tipo de violência para lideranças da Igreja Assembleia de Deus" foi o tema da palestra realizada em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. Participaram da ação, o Conselho Tutelar, o Projeto "Paz em Casa" e o Policiamento Comunitário Escolar.
O encontro de iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através dos Serviços de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), teve como objetivo levar esclarecimentos sobre o tema.
Segundo o coordenador do Creas, Jaime Seade, a palestra foi muito significativa para reforçar o que tem que ser feito quando a violência acontece. "Falamos sobre formas de prevenção e a importância de fazer a denúncia mesmo que a violação não seja dentro da sua casa, reforçando que a omissão gera penalidades e pode destruir vidas e famílias", destacou.
O coordenador do Policiamento Comunitário Escolar, cabo Glauber Mota, reforçou a importância dos pais serem presentes na vida dos filhos, resgatando a autoridade e acompanhando a vidas na área da educação e, principalmente, nas redes sociais que é onde começam os assédios com maior frequência.
Em Mojuí dos Campos funciona uma rede intersetorial cuja maior dificuldade é a realidade geográfica. "Com o apoio da sociedade e da parceria com a Igreja, que em cada comunidade existe uma congregação, será possível levar informação, prevenção e garantir de fato os direitos dos nossos usuários", ressaltou Adrielly Lima, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

AMAZONASSindicato denuncia insegurança nas unidades de saúde do Amazonas; paciente surta e parte para cima de profissionais

























A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), Graciete Mouzinho, denunciou nesta sexta-feira (09/07) a insegurança enfrentada pelos profissionais da rede pública de saúde do estado diariamente nos hospitais. A reclamação vem após um paciente do Serviço de Pronto-Atendimento da Zona Sul, bairro Colônia Oliveira Machado, ameaçar os trabalhadores e quebrar equipamentos dentro da unidade.
O ato de vandalismo se deu por um paciente, de nome não revelado, que tirou a punção (acesso venoso) e partiu para cima dos profissionais, onde sai quebrando as ferramentas de uso hospitalar. Graciete disse que durante a revolta, nenhum policial se fazia presente na unidade.
“Geralmente é o que acontece nos hospitais. Eles não colocam uma segurança, um policial sequer. Os profissionais ficam à mercê da insegurança. Essas pessoas chegam desesperados, bebidos e muitas das vezes drogados e vem querer agredir as profissionais de plantão, quebrando tudo. Já aconteceu na UPA da Cidade Nova, onde um rapaz foi baleado”, disse Graciete.
A sindicalista cobrou segurança para os hospitais e disse que os profissionais de saúde do Amazonas estão abandonados na insegurança. “Nossos trabalhadores estão abandonados. Além de não receber risco de vida, ticket de alimentação, ainda tem de encarar esses vândalos, que vão para ali e não querem sentir dor. Acham que a pessoa que está lá é a culpada por ele sentir a dor. E eles (vândalos) se acham no direito de tentar intimidar todos que estão ali, quebrando tudo. E se o profissional for para cima, capaz dele matar”, declarou Graciete.
No vídeo enviado ao 18 Horas/Rádio Mix é possível identificar no chão da unidade as marcas de sangue do paciente e os equipamentos e materiais hospitalares destruídos.

Operação policial envolve cúpula da Segurança Pública do Amazonas em roubo de 60 kg de ouro

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) informou que, na manhã desta sexta-feira (09/07) o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Garimpo Urbano com o objetivo coibir a ação de agentes públicos ligados a órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado, que estariam “envolvidos na subtração de ouro, mediante graves ameaças dirigidas aos transportadores do referido metal”.
A Operação Garimpo Urbano teve o apoio operacional da Polícia Federal (PF) e investiga o monitoramento e abordagem das vítimas mediante uso de estrutura, pessoal e de expertise da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
O secretário de Inteligência do Amazonas, Samir Freire, homem de confiança do governador Wilson Lima, foi preso. Entre os presos estão, ainda, o investigador da Polícia Civil Jarday Bello e um servidor da secretaria que não teve o nome divulgado. Outros dois alvos da operação, Adriano frizzo e Andre Silva Costa estão foragidos.
Segundo o MP-AM, 60 quilos de ouro foram roubados por meio de extorsão de garimpeiros, que equivale ao prejuízo de R$ 18 milhões.
Segundo nota do MP-AM e da PF, durante a ação foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão tanto nesta capital como no interior do Amazonas e, ainda, no interior do Estado do Pará. Ao todo foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão por equipes operacionais da PF e do Gaeco.
Segundo a PF, a Operação Garimpo Urbano, no marco legal previsto no Artigo 3º, VIII, da Lei 12.850/2013, que trata das organizações criminosas e prevê a cooperação entre instituições e órgãos federais e estaduais na busca de provas e informações de interesse da investigação criminal. E os dados obtidos com as diligências realizadas nesta sexta-feira serão oportunamente compartilhados entre os órgãos envolvidos na operação, para atuação em suas esferas de atribuições.
Em nota, o Governo do Amazonas informou que os agentes públicos estaduais alvos da operação deflagrada pelo Gaeco, na manhã desta sexta-feira, 9, serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções. “O governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça”, afirmou em nota.
“Em algumas ocorrências nós tivemos a participação clara e efetiva da estrutura e de agentes da Seai (Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência), e o titular de lá tinha conhecimento das ocorrências que aconteciam”, disse o promotor de Justiça Armando Gurgel, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (GAECO-AM) ao falar em coletiva de imprensa no Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) da Operação Garimpo Urbano, que ocorreu nesta sexta-feira (9), no Amazonas e no Pará.
Gurgel afirmou que o ouro não foi encontrado e que cinco vítimas procuraram o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) para denunciar as práticas de extorsão da organização criminosa, que até o momento não é considerada como pirâmide, porém funcionava em forma horizontal sem um líder específico. A ação teve apoio de agentes da Polícia Federal e do Grupo Fera da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
“Temos duas versões: as vítimas alegam que o ouro não foi devolvido durante as oitivas, no entanto, a versão dos agentes de segurança pública do Estado revelam que esse metal foi devolvido para as vítimas”, explicou o promotor do GAECO.

Samir Freire

O delegado da Polícia Civil Samir Freire, titular da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSPAM) ingressou na Polícia Civil por meio de concurso público, em 2009, é pós-graduado em Direito Público, Direito Penal e Segurança Pública. Antes, ele havia chefiado a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
Começou a trabalhar no município de Rio Preto da Eva. Em Manaus, assumiu o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e foi delegado coordenador do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera). Em seguida voltou ao DRCO e, após isso, atuou como adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), além de atuar como plantonista no 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e 10º DIP.
Ainda foi adjunto da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
Em 2018, Samir Freire foi titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e adjunto da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), onde permaneceu até o final dezembro de 2018.

Desenvolvimento de plantios de cacau e cumaru é acompanhado em sistemas agroflorestais de Belterra

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) implantados em 2019, no município de Belterra, no oeste do Pará, estão sendo acompanhados pela gerência e técnicos do Ideflor-Bio, no Escritório Regional do Baixo Amazonas I, junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).
O acompanhamento do Projeto de Sistemas Agroflorestais (Prosaf) inclui desde o desenvolvimento dos plantios de cumaru consorciado com cacau às orientações para produtores na condução dos plantios instalados.
"Estou feliz por participar do Prosaf, que é um projeto que já tinha ouvido falar, mas não acreditava que um dia seria possível participar e muito menos ver sendo executado em minha propriedade, colhendo os frutos como cumaru e cacau", disse o produtor Edilberto Castro, da comunidade São Pedro, localizada no km 50 da BR-163.
Segundo a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengston, essas ações contribuem com a recuperação de áreas alteradas em propriedades de agricultores familiares, incentivam o plantio de árvores em Sistemas Agroflorestais Comerciais e divulgam o conhecimento sobre espécies nativas apropriadas, assim como arranjos agrossilviculturais de importância econômica local e social.
"Desse modo, o produtor se sente mais confiante para desempenhar seu papel e perceber que é possível produzir de maneira sustentável, gerar renda, segurança alimentar e apoio social, aprendendo e recuperando suas áreas degradadas", explicou a presidente.


Promotoria de Justiça de Santarém acompanha vacinação de internos da penitenciária

Foram entregues nesta sexta-feira (9) pela 3ª Promotoria de Justiça de Santarém, no oeste do Pará, as documentações (incluindo Cartão SUS e CPF), pertencentes aos internos custodiados no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM).
Entrega foi feita ao Setor Social do CRASHM, por meio da promotora de Justiça
Dully Sanae Otakara, da 3ª Promotoria de Direitos Humanos, Controle Externo da
 Atividade Policial, Execuções Penais, Penas e Medidas Alternativas de Santarém
A ação faz parte de procedimento que acompanha o Plano de Vacinação contra a Covid-19, de pessoas privadas de liberdade. A entrega foi feita ao Setor Social da penitenciária, por meio da promotora de Justiça, Dully Sanae Otakara, titular da 3ª Promotoria de Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial, Execuções Penais, Penas e Medidas Alternativas de Santarém.
Em visita, a promotoria detectou que muitos internos não possuíam os documentos necessários para a imunização, e solicitou parceria com o Programa Ministério Público e a Comunidade para a emissão. Entre os documento
s que foram emitidos e entregues estão a Certidão de Nascimento, cartão SUS e CPF. Outros ainda devem chegar ao MPPA, já que foram solicitados em outros Estados.
Por meio do Procedimento Administrativo, a promotoria deve acompanhar a execução do plano de vacinação que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) com o objetivo de garantir a imunização de todos os internos.

Suspeitos de terem feito família refém durante assalto são presos pela Polícia Civil em Santarém






















A dupla suspeita de ter cometido um assalto na madrugada desta sexta-feira (9) em uma residência no bairro Diamantino, em Santarém, no oeste do Pará, foi presa e apresentada na 16ª Seccional de Polícia Civil no fim da tarde.
Durante a ação criminosa, os assaltantes prenderam as vítimas dentro de um banheiro. A casa foi invadida por quatro criminosos, que fugiram levando joias, R$ 25 mil em dinheiro e aparelhos eletrônicos.
Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Roubos, Gilvan Almeida, os criminosos foram encontrados já na comunidade Bom Jesus, localizada na região do Ituqui e já tinham gastado parte do dinheiro roubado, com entorpecentes.
"Eles cometeram o roubo e vieram logo após se esconder. Tivemos êxito em prendê-los, junto com a arma branca que foi usada no crime e também com os produtos das vítimas que estavam com os dois autores", disse o delegado.
Ainda de acordo com o delegado a rotina da casa foi observada antes de ser invadida. No momento que os criminosos entraram na residência havia quatro pessoas lá: três mulheres e um homem portador de deficiência.

Vacinação contra a Covid-19 é suspensa em Santarém neste sábado, 10

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, informou que não haverá vacinação contra a Covid-19 neste sábado (10).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a previsão é de que mais doses do imunizante cheguem neste fim de semana.
Após a chegada das vacinas, o cronograma adotado para próxima semana deve ser divulgado. Atualmente, no município, a vacinação está sendo aplicada em pessoas na faixa dos 33 anos.

78 novos casos da Covid-19 são confirmados em Santarém; três óbitos estão sob investigação

O novo boletim da Covid-19 divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, aponta que 78 novos casos da doença foram detectados. Agora são 19.656 casos confirmados no município.
O boletim mostra também que existem 18.329 pessoas recuperadas, 1.057 óbitos, 23.097 resultados negativos, 61 em análise, 657 monitorados, 93.144 monitorados já recuperados e 268 pacientes estão em isolamento clínico-hospitalar ou domiciliar.
A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Lave as mãos sempre, use álcool em gel e máscaras sempre. Só saia de casa se for preciso.

terça-feira, 6 de julho de 2021

O verão chegou e Alter do Chão começa a expor toda sua beleza


























Vira e mexe Alter do Chão, no Pará, é comparado ao Caribe. A areia branca e as água calmas até podem ser parecidas. Mas as semelhanças param por aí. Isso porque esse pedaço de terra em meio à floresta amazônica reserva emoções bem diferentes das que podem ser encontrar nas famosas ilhotas localizadas mais ao norte do globo.
Imagine-se um náufrago numa praia paradisíaca isola no meio da selva amazônica. Um lugar onde a água é cristalina, a temperatura é a mais agradável possível, comida farta e, o melhor e tudo, sem nenhum mísero mosquito. Aí você diria: "Doce utopia, os paulistas já o teriam descoberto e divulgado". Pois é, esse lugar existe, chama-se Alter do Chão, fica no Pará e, segundo consta, os gringos já se anteciparam aos paulistas na divulgação.




















Isso porque o The Guardian e o The New York Times, dois dos maiores jornais do mundo, listaram Alter do Chão entre as dez melhores praias do Brasil. E até o príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, apareceu por lá ano passado.
Alter deixa perplexo até os mais céticos. Situado às margens do gigante Tapajós, afluente do rio Amazonas, esse distrito de 7 mil habitantes se tornou refúgio da cidade de Santarém, a 34 quilômetros de distância. A região também é uma Área de Proteção Ambiental (APA) banhada pelo estonteante Lago Verde, de160 quilômetros quadrados. A comparação caribenha se deve às longas faixas de areia branca e às águas calmas que mudam de azul safira para verde-esmeralda conforme a luminosidade solar.
E é só. Alter do Chão está longe de ser um parque temático do que quer que seja. E se você for para lá atrás dos mergulhos ou free shops do caribe vai se decepcionar. Nessa pérola amazônica, o que há de melhor para fazer é tomar um banho incrível de rio - em todos os sentidos.
De agosto a fevereiro, o nível das águas pode baixar até 10 metros e as paias ficam mais evidentes. A dos Amores, por exemplo, é uma extensa barra fluvial situada bem em frente à praça central de Alter. Famílias inteiras costumam atravessar o rio em canoas típicas, conhecidas como catraias, para petiscar nos quiosques no meio da praia.
A temporada de cheia começa em fevereiro (a visita só não é recomendável em maio, junho e julho, porque chove muito). O cenário muda, algumas praias somem, mas Alter não fica menos belo e interessante, pois é possível navegar ou rema pelos igapós - florestas inundadas que abrigam grande variedade de fauna e flora.

Potencial ainda inexplorado

Vale a pena destacar o enorme potencial da região, até agora pouco explorado, para o ecoturismo e os esportes de aventura. A única trilha existente é a do morro Piroca, que leva a um mirante de 100 metros de altura. Para os mais dispostos, um bom passeio é locar caiaques na praia dos mores e remar pelos igarapés, canais estreitos e rasos existentes na bacia amazônica.
Nos fins de semana, Alter recebe muitos veranistas de Santarém. Para escapar do som alto da cidade e as lanchas no Lago Verde, a dica é procurar os passeios de barco, que podem durar até cinco dias (o roteiro varia de acordo com a disposição e o tempo de cada grupo). O mais procurado pelos turistas mescla trilhas em florestas primárias, cachoeiras e praias desertas.
A primeira parada do passeio é a Ponta do Cururu, logo na saía do Rio Tapajós, uma faixa de areia repleta de pássaros. Um pôr do sol de cores vibrantes contrasta com a luz prateada da lua cheia suspensa como um farol na margem oposta. Navegando rumo ao Sul para encontrar com o rio Arapiuns, botos-cor-de-rosa emergem no banco de areia sob a luz dos relâmpagos vindo do Norte.
No verão, surgem praias de areia branca e fina, às vezes formando pequenas dunas cercadas pro águas cristalinas e azuladas. No fim do dia, uma visita até a intrigante cachoeira de Aruã, dividida em duas quedas-d'água e com uma enorme árvore ilhada no meio.
De volta ao Tapajós, desembarca-se no vilarejo Jamaraqua, onde há uma trilha de 14 quilômetros que corta a Floresta Nacional dos Tapajós (Flona), reserva extrativista com 545 mil hectares inaugurada em 1974. É uma mata exuberante com árvores centenárias: castanheiras, pequiás, mirapixunas e as samaúmas, rainhas d selva que medem até 70 metros de altura.
Na última noite da viagem de barco, uma autêntica piracaia, uma espécie de lual caboclo na praia, com direito a tucunaré na brasa e estrela cadentes no céu se lua - algo que, definitivamente, não há lá pelos lados do Caribe verdadeiro.

SANTARÉM: Prefeitura chama trabalhadores que não pleitearam verbas trabalhistas junto ao IPG

A prefeitura de Santarém, no Oeste do Pará, através da Procuradoria Geral do Município, faz nesse momento o chamamento dos ex-funcionários do Instituto Panamericano de Gestão (IPG). A empresa gerenciou as atividades do Hospital Municipal de Santarém e da UPA.
Os ex-funcionários contratados pelo IPG, estão cobrando na Justiça do Trabalho pelo pagamento das verbas rescisórias vencidas desde agosto de 2020. Atualmente o IPG não é mais responsável pela gestão das unidades hospitalares.

Chamamento

O Município de Santarém, através da Procuradoria Geral do Município, com sede na Av. Dr. Anysio Chaves, nº. 842-A – Aeroporto Velho, neste ato representado pela sua Procuradora Geral, no uso de suas atribuições legais e regulamentares previstas na Lei Orgânica do Município de Santarém, e demais legislações pertinentes e dos princípios constitucionais que regem os atos da Administração Pública, TORNA PÚBLICO, aos interessados, que realizou acordo junto ao Ministério Público do Trabalho no sentido de viabilizar a resolução dos conflitos que envolvem os exempregados do Instituto Panamericano de Saúde, para receberem verbas trabalhistas decorrentes do contrato de trabalho que durou na vigência do Contrato de Gestão nº 011/2018. Nesse sentido, os ex-empregados do Instituto Panamericano de Gestão - IPG, QUE NÃO PLEITEARAM JUDICIALMENTE SUAS VERBAS TRABALHISTAS, poderão comparecer a Justiça do Trabalho em Santarém PARA SE HABILITAREM DIRETAMENTE NOS AUTOS DO PROCESSO Nº 0000118-58.2021.5.08.0109 (1ª VARA), PARA IMEDIATA RETIRADA DE ALVARÁ E RECEBIMENTOS DOS VALORES, baixa da CTPS e recebimento das guias correspondentes), independente de advogado, caso assim desejarem (art. 791, CLT e Súmula 425, do TST), hipótese em que não serão devidos honorários advocatícios (Súmula 219, do TST). Santarém/PA, aos 18 dias do mês de junho de 2021.
Nesse sentido, os ex-empregados do Instituto Panamericano de Gestão - IPG, QUE NÃO PLEITEARAM JUDICIALMENTE SUAS VERBAS TRABALHISTAS, poderão comparecer a Justiça do Trabalho em Santarém PARA SE HABILITAREM DIRETAMENTE NOS AUTOS DO PROCESSO Nº 0000118-58.2021.5.08.0109 (1ª VARA), PARA IMEDIATA RETIRADA DE ALVARÁ E RECEBIMENTOS DOS VALORES, baixa da CTPS e recebimento das guias correspondentes), independente de advogado, caso assim desejarem (art. 791, CLT e Súmula 425, do TST), hipótese em que não serão devidos honorários advocatícios (Súmula 219, do TST). 
Santarém/PA, aos 18 dias do mês de junho de 2021.

Rotary-Aldeia, em Santarém, tem novo presidente

O profissional de Marketing, Pedro Paschoal, foi empossado como presidente


























Foi realizada na noite de segunda-feira, 05, a posse da nova diretoria do Rotary Clube Santarém-Aldeia, em Santarém, região oeste do Pará, para o ano rotário 2021/2022. O profissional de Marketing, Pedro Paschoal, foi empossado como presidente. O evento que contou com a participação de várias autoridades rotarianas e municipais, aconteceu no Belo Alter Hotel, em Alter do Chão. 
Durante a solenidade de posse, foram feitas homenagens aos parceiros que contribuíram para a realização das ações na gestão passada, presidida pela empresária Irene Escher. A ex-presidente avaliou positivamente as ações desenvolvidas ao longo de sua gestão, apesar das grandes dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da covid-19. “Realmente o Rotary não parou, nós aumentamos mais ainda o número de ações e fortalecemos o time de companheiros. Uma gestão acaba, outra inicia, mas o trabalho de Rotary continua”, pontua. 
Também houve o acolhimento de três novos rotarianos: o ex-comandante do CPR-1 da Polícia Militar em Santarém, Cel. Héldson Tomaso, a odontóloga Luciana Mendes e a jornalista Núbia Pereira, que possui grande destaque na área da Comunicação em Santarém. 
O novo presidente, Pedro Paschoal, que durante toda a solenidade demonstrou muita emoção, destacou a felicidade em poder contribuir para o engrandecimento da sociedade santarena. “É um desafio, mas que eu não vou precisar cumprir sozinho, tem uma grande equipe junto comigo”, comemora. 
Paschoal aproveitou para destacar também o trabalho do Rotary no campo da saúde. “O Rotary é o principal protagonista da vacinação contra a poliomielite e precisamos de toda essa experiência mundial para aplicar na vacinação contra a covid-19. Então é muito importante pra nós isso essa união, esse companheirismo”, reforça. 
As reuniões rotarianas continuam sendo realizadas de forma remota, mas a previsão é que a partir de agosto retornem presencialmente. 
Fonte: Portal Santarém

Portais da transparência dos municípios serão avaliados neste mês

Neste mês de julho, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizará mais uma avaliação dos sites/portais da Transparência de todos os municípios paraenses, com o objetivo de verificar se o acesso às informações públicas está sendo disponibilizada da maneira correta pelas prefeituras e câmaras de vereadores.
Este diagnóstico vai analisar se as exigências da matriz de 2021 estão sendo cumpridas, conforme estabelecem a Lei Complementar nº 131/2009 e a Lei nº 12.527/2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação (LAI). O trabalho permite também com que o cidadão possa exercer o controle social.
Esta matriz de análise já foi apresentada para todos os jurisdicionados do TCMPA e determina quais são os pontos de controle que os municípios são obrigados a colocar nos portais da transparência. Depois de checado, é feita uma avaliação que mede efetividade através de parâmetros de “ótimo”, “bom”, “regular” e “ruim”.
Este ano, o monitoramento será mais amplo, já que também serão analisados os portais do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e consórcios municipais.

Distúrbios da tireoide podem atingir pessoas de diferentes idades

Profissional do Hospital Yutaka Takeda alerta sobre os principais distúrbios, sintomas e formas de prevenção
Falta de energia, sonolência, alterações repentinas de peso e humor, ou ainda memória fraca, podem ser sinais de problema na glândula tireoide. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), distúrbios da tireoide atingem cerca de 15% dos brasileiros, em todas as faixas etárias. 
“As disfunções da tireoide não escolhem idade, podem acontecer desde recém-nascidos, até em pessoas de idade mais avançada”, explica Mariana Maia, médica generalista e especialista em ultrassom do Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Parauapebas.
A tireoide é uma glândula localizada na parte frontal do interior do pescoço e tem o formato de uma borboleta, sendo responsável pela produção de hormônios reguladores do organismo chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Ainda de acordo com Mariana, as disfunções da tireoide podem ser o hipotireoidismo, quando há falta de hormônios produzidos pela glândula, ou hipertireoidismo, quando há produção excessiva.
O hipotireoidismo reduz o ritmo cardíaco, desregula o funcionamento intestinal, compromete o crescimento, ocasiona uma diminuição da memória, provoca cansaço excessivo, dores musculares e nas articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol e depressão. O aumento de peso também é uma das consequências por causa do acúmulo de líquido.
Já no hipertireoidismo, os principais sintomas são coração disparado, intestino solto, agitação, excesso na fala e nos gestos, pouco sono, emagrecimento e muita energia.
“Outra disfunção da tireoide são os nódulos e tumores. Estima-se que 60% da população tenha módulos, mas apenas 5% são malignos. As causas de disfunção da glândula podem ser de origem genética, uso de alguns medicamentos ou ainda doenças autoimunes. Porém, alguns hábitos de vida podem prejudicar o funcionamento correto, como o sedentarismo, estresse, uso excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas, tabagismo e hábitos alimentares ruins”, ressalta Mariana.

Diagnóstico e tratamento

Ainda de acordo com a médica, o diagnóstico é feito por meio de exames clínicos, como a ultrassom, para detectar lesões malignas, e de sangue, que identificam a quantidade de hormônio existentes no corpo. Já em bebês, o teste do pezinho é utilizado para o diagnóstico precoce.
“O tratamento varia de acordo com o distúrbio diagnosticado. É sempre importante lembrar que a prática diária de atividade física, alimentação rica em frutas, verduras, legumes e hábitos de vida saudáveis ajudam a manter o bom funcionamento da glândula”, diz a profissional da Pró-Saúde. “Em caso de dúvidas recorra sempre ao seu médico”, complementa.

Qualidade assistencial reconhecida

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. O HYT está localizado em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020. 
A unidade é reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil e possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o HYT possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.
O hospital também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e conta ainda, com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Uepa - Segunda repescagem do Prosel 2021 convoca 818 candidatos

Nesta terça-feira (6), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou a segunda repescagem do
Processo Seletivo (Prosel) 2021. Ao total, 818 pessoas foram convocadas, sendo 502 Cotistas e 316 Não Cotistas. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 7 a 10 de julho de 2021. A pessoa classificada realizará cadastro on-line e envio da documentação por Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Após o último dia de matrícula on-line, os futuros acadêmicos têm até 45 dias para apresentar a documentação exigida, com cópias e respectivos originais para conferência. Para concluir o processo é indispensável que os calouros cumpram essa etapa presencial de entrega de documentos diretamente nas unidades de Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), do Campus onde vão cursar a graduação. 
Entre os documentos necessários à matrícula estão RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento. As Declarações de Ocupação de Vaga Única e de Integralização do Curso estão disponíveis no site do Prosel e devem ser enviadas no momento do cadastro no SIGAA. 
Perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente, o candidato que não efetuar os procedimentos de matrícula e não entregar toda a documentação obrigatória. 
Confira os documentos necessário à matrícula na Uepa: 
a) Declaração de Ocupação de Vaga Única (fornecida pela UEPA); 
b) Declaração de Integralização do Curso (fornecida pela UEPA) ; 
c) Carteira de Identidade; 
d) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); 
e) Certidão de Nascimento ou Casamento; 
f) Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino); 
g) 01 (uma) foto 3 x 4 recente (colorida); 
h) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição; 
i) Histórico Escolar do Ensino Médio; 
j) Certificado de Conclusão do Ensino Médio; 
k) Comprovante de Residência (recente que contenha CEP).

SMMT reforça sinalização e leva mais segurança para o trânsito de Mojuí dos Campos




























A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT) está trabalhando no ordenamento do trânsito no município, com instalação de placas de sinalização, pintura de faixas e lombadas e principalmente aplicando a lei de trânsito, o que reflete em uma maior segurança viária por toda a cidade.
As ações de mobilidade e trânsito são desenvolvidas tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Na comunidade Garrafão, onde houve a primeira etapa da "Operação Verão", a SMMT instalou placas de sinalização em locais com grande fluxo de veículos. Ainda será feita a revitalização da faixa de pedestre em frente da escola municipal Frei Rogério e as duas lombadas do trecho.
"No Garrafão a gente constatou alguns pontos como um cruzamento que não tinha sinalização alguma. Instalamos também uma sinalização em velocidade máxima, próxima ao campo de futebol. Depois de uma conversa com nosso engenheiro de tráfego, resolvemos colocar uma placa limitando a velocidade naquele perímetro", disse o secretário Ewerton Silva.
Desde o início do ano, a SMMT tem feito estudos para proporcionar maior fluidez no trânsito e evitar acidentes em Mojuí dos Campos. Entre as ações, a instalação de placas de sinalização em pontos críticos e em cruzamentos onde já houve registros de acidentes, além da revitalização de faixas de pedetres. As rotas de ônibus também ganharam reforço na sinalização.
(Por Adonias Silva - Assessoria de Comunicação - ASCOM)

Em ação solidária, profissionais de saúde da região de Carajás arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos

A iniciativa faz parte da campanha Junho Solidário, da entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora dos hospitais 5 de Outubro e Yutaka Takeda; doações irão beneficiar mais de 120 famílias
Os profissionais dos hospitais 5 de Outubro (HCO) e Yutaka Takeda (HYT) realizaram um grande gesto de solidariedade, ao arrecadarem, ao longo do mês de junho, pouco mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis. 
A ação fez parte da campanha institucional “Junho Solidário”, promovida pela Pró-Saúde, que aconteceu simultaneamente em todas as unidades de saúde administradas pela entidade no país, para arrecadar alimentos e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.
No total, os profissionais do HCO arrecadaram 89 cestas básicas, equivalente a 1,1 tonelada de alimentos. Já o Hospital Yutaka Takeda, contabilizou a doação de 50 quilos de leite em pó integral. Os itens foram distribuídos para cerca de 120 famílias em situação de vulnerabilidade social na região de Carajás.
As cestas básicas arrecadadas no 5 de Outubro foram enviadas para a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Canaã dos Carajás, que distribuiu às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pela agência no município.
Graça Reis, presidente da agência, comemorou a parceria com o hospital. “Por meio de ações como essa, a Pró-Saúde tem proporcionado alegria para várias famílias de Canaã, além de ofertar diversas oportunidades de desenvolvimento social”, destacou. 
Já no Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, o Junho Solidário teve como objetivo a arrecadação de leite em pó integral, para crianças de 0 a 3 anos. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Igreja Católica da Serra dos Carajás, que mapeou 33 famílias em estado de vulnerabilidade da Vila Sanção, região de zonal rural do município. 
Segundo Dolores Kuster Klippel, analista de Humanização do Yutaka Takeda, esse tipo de ação é muito importante para reforçar a solidariedade e a empatia pelo próximo. “Ficamos muito felizes com o engajamento de todos os profissionais das unidades para que essas ações fossem um sucesso e pudéssemos ajudar muitas famílias”, relatou.
Além da humanização, qualidade e segurança
Fundados pela mineradora Vale, os hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro são gerenciados pela Pró-Saúde e estão entre os melhores hospitais do Brasil, com as certificações ONA 3 – Acreditado com Excelência, e ONA 2 - Acreditado Pleno, respectivamente, concedidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação ONA atesta que as unidades possuem padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.
Os dois hospitais ainda contam com certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ambas possuem ainda o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM).

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Mais de 2.000 pessoas já foram beneficiadas com Ação Itinerante de Saúde em Mojuí dos Campos

Secretário de Saúde Gleiton Rodrigues em pronunciamento




























Foi realizado no último sábado, a terceira etapa do Projeto Itinerante Ação de Saúde, no município de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e com total apoio do gestor municipal, prefeito Marco Antônio. Este ano a Caravana da Saúde, vai atender pelo menos 10 das 133 comunidades existentes no município, com previsão de 8 a 10.000 atendimentos. 
Há 6 meses atrás, quando foi eleito prefeito de Mojuí dos Campos, o advogado e ex-vereador Marco Antônio, tinha como uma das principais plataformas de Governo, o setor de saúde. Este setor é um dos mais carentes, uma vez que o município não possui um hospital adequado e poucas são as comunidades que possuem um posto de saúde para atender a população que vai em busca de consultas ou qualquer um outro serviço ligado à saúde. 
Vereador Joilson da Santa Julia, diz que Ação  de Saúde é muito louvável


Prefeito Marco Antonio, diz que saúde é uma das suas principais metas em seu governo


Lucineide Araújo, ACS e representante da comunidade, agradeceu ao prefeito pelo projeto


































Ação 

Após assumir a administração municipal, Marco Antonio tratou de reabrir o antigo hospital que há mais de um ano estava em reforma, e em conjunto com o Secretário de Saúde, Gleiton Rodrigues e sua equipe, trataram de colocar em funcionamento o hospital e os postos de saúde, além de contratarem médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, para dar uma melhor assistência à população. Neste curto espaço de tempo, a Secretaria Municipal de Saúde vem procurando dar resposta satisfatória com o total apoio do prefeito. Três ações itinerantes de saúde já foram realizadas: uma na comunidade Boa Sorte, a segunda no Km 124 e a última ocorrida no último sábado, dia 3, na Comunidade Mojú dos Pereiras. 
Comunitários  de Moju Dos Pereiras prestigiaram a Ação de Saúde




























As ações itinerantes de saúde visam aproximar a população do gestor municipal, dos médicos e enfermeiros e dos demais profissionais envolvidos nas ações. O projeto começa a ganhar respeito e credibilidade da população e inúmeras parcerias já começam a ser feitas entre o poder público e o setor privado, o projeto proporciona cidadania, saúde e educação, com palestras os comunitários do município de Mojuí dos Campos. 

Mojuí dos Pereiras


A terceira etapa do Projeto Itinerante Ação de Saúde, promovido pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde daquele município, tendo à frente o Secretário Gleiton Rodrigues, a sra. Nazaré Silva, Secretária Adjunta, técnicos, enfermeiros, motoristas e equipe de apoio, foi realizado no último sábado, dia 3. Durante a abertura, o Secretário de Saúde Gleiton Rodrigues fez um rápido balanço das duas primeiras ações realizadas em Boa Sorte e o Km 124, além de destacar os trabalhos desenvolvidos pela secretaria. Destacou o empenho que o prefeito Marco Antonio tem conseguido junto ao governador Helder Barbalho, no intuito de liberar recursos para compra de medicamentos, ambulâncias e também a liberação total do atual posto de saúde de Mojuí dos Campos, para que venha funcionar como um hospital, dando assim, uma melhor qualidade de atendimento à população. O prefeito Marco Antonio, ao usar da palavra, disse estar contente com as ações de saúde no município: “Estamos apenas seis meses administrando este município, e encontramos diversos problemas, seja na saúde, na educação, na infraestrutura etc, mas isso não nos faz desistir dos compromissos que fizemos em campanha eleitoral. São 133 comunidades que compõem o município, cada uma com suas peculiaridades. Mas se a população nos ajudar, participando de eventos como este aqui, de ação de saúde, vamos diminuir as demandas”, disse o prefeito. Marco Antônio lembrou que no próximo mês de setembro, a carreta da saúde do Governo do Estado estará em Mojuí dos Campos, trazendo todo tipo de atendimento de saúde à população. "Todos estão convidados para participar". E encerrou dizendo que tudo fará para que a população de seu município tenha um bom atendimento em todos os setores de sua administração. 
Pacientes sendo atendidos durante a AÇÃO

O vereador Joilson da Santa Júlia, presente ao evento, disse estar contente com os trabalhos que essas ações vem oferecendo à população. “É muito gratificante este trabalho que a prefeitura bem realizando, pois traz o gestor e toda a sua administração para próximo da população. Ação como esta merece o nosso aplauso, pois foi para isso que todos os vereadores, prefeito e vice-=prefeito, fomos eleitos. Para darmos ou pelo menos amenizar os anseio das população, que são tantos”, finalizou o vereador Joilson. 
Ainda usaram da palavra o secretário de Administração Mateus Saturno, a ACS da comunidade, sra. Lucineide Araújo, e o catequista sr. José Ribamar. 

SEMMA e Vereadores

Prefeito Marco Antonio juntamente com vereadores e secretários durante a Ação




























O Secretário de Saúde, Gleiton Rodrigues, fez questão de reunir com o prefeito Marco Antônio, secretário de Infraestrutura Mateus Saturno e os vereadores presentes Marlon da Terra Preta, Joilson da Santa Júlia, Cley do Povo e Pantoja do Cartório. Na oportunidade o secretário disse que é muito difícil essas ações, em decorrência das comunidades ficarem muito distantes uma das outras e o município possui 133 comunidades. “Para se realizar uma ação desta natureza são necessários de 7 a 8 mil reais, com deslocamentos da equipe, combustível, merenda e almoço, além de medicamentos, plantão aos funcionários e hora extra”, enfatizou Gleiton Rodrigues. O secretário também lembrou aos vereadores que a SEMSA possui hoje 5 médicos e “com essas ações de saúde, vamos tentando atender a demanda reprimida das 10 unidades de saúde existente em todo o município.
Serviços móveis odontológicos foram realizados na ação


JORNALISTAS DA DRTAP! CHAMADA PARA VACINAÇÃO DA COVID-19!

1. Atenção jornalista de abrangência da Diretoria Regional do Tapajós do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (DRTap/Sinjor-PA), preencha os dados para receber a vacina contra a Covid-19.
2. Poderão receber a vacina:
- Profissionais com Diploma Superior em Jornalismo; 
- Profissionais com Registro de Jornalista; 
- Profissionais com a Carteira de Trabalho (CTPS) assinada como Jornalista;
- Recém-formados;
3. Recém-formados no Bacharelado em Jornalismo que ainda não tenham recebido o diploma, podem apresentar declaração emitida pela instituição de formação.
4. A Diretoria Regional do Tapajós abrange os municípios: 
- Alenquer;
- Almeirim;
- Aveiro; 
- Belterra; 
- Curuá;
- Faro; 
- Itaituba; 
- Jacareacanga; 
- Juruti;
- Medicilândia;
- Mojuí dos Campos;
- Monte Alegre;
- Novo Progresso;
- Óbidos;
- Oriximiná;
- Placas;
- Prainha;
- Rurópolis;
- Santarém;
- Terra Santa;
- Trairão;
- Uruará.
5. Profissionais que já preencheram o “Formulário de cadastro de jornalistas profissionais para vacinação contra Covid-19”, não precisam mais preencher.
Link do Formulário para cadastro dos jornalistas - https://forms.gle/67DriUjPrh9qmkg79

Carro da Sespa capota com quatro servidores que saíram de Novo Progresso para Santarém


























Servidores foram socorridos por uma ambulância da Secretaria de Saúde de Rurópolis e encaminhados para o Hospital Municipal
Quatro servidores da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) sofreram um acidente na tarde de sábado, 03, no km 85, da BR-163, entre os municípios de Itaituba e Rurópolis. Os profissionais seguiam viagem de retorno de Novo Progresso para Santarém, na região oeste do Pará. 
No momento do acidente, chovia bastante, o que fez com que o veículo derrapasse e capotasse na via. Os servidores foram socorridos por uma ambulância da Secretaria de Saúde de Rurópolis e encaminhados para o Hospital Municipal. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 
Após serem submetidos a exames, os quatro profissionais foram liberados pelo médico plantonista e continuaram a viagem a caminho de Santarém. 
Com informações de Giro Portal 

Sem novos casos de Covid-19, Santarém permanece com 19.426 casos confirmados

De acordo com o boletim, também não foram registrados mais óbitos pela doença, mas três mortes suspeitas estão sendo investigadas.
O novo boletim da Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, mostra que não foram registrados novos casos positivos, nem houve registro de mais mortes pela doença, mas três óbitos estão sendo investigados. Assim, continuam sendo 19.426 casos confirmados no município.
Ainda segundo o informativo, existem 18.134 pessoas recuperadas, 1.054 óbitos, 22.917 resultados negativos, 45 sob análise, 698 paciente em monitoramento, 92.851 monitorados já recuperados e 238 pacientes estão em isolamento clínico-hospitalar ou domiciliar.

Leitos exclusivos para Covid-19

No momento, dos leitos da UTI dos 64 leitos para adultos, 29 estão ocupados (48,43%) com 25 pacientes positivados e quatro com casos suspeitos. Todos os pacientes estão no HRBA. Não há pacientes na fila de espera para ocupar um leito.
Existem 164 leitos clínicos disponíveis exclusivos para Covid-19, desse total, 49 estão ocupados (30,06%), com 34 casos positivos e 15 com casos suspeitos.
A Prefeitura reforça que o isolamento social, as medidas de higiene e de etiqueta social são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Lave as mãos sempre, use álcool em gel e máscaras sempre. Só saia de casa se for preciso.


Notificações da vacinação contra a febre aftosa por produtores rurais seguem até 15 de julho

Vacinação encerrou no dia 30 de junho após prorrogação da Adepará. Na região, apenas Faro e Terra Santa têm calendário diferenciado.
Produtores rurais que vacinaram rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa têm até o dia 15 de julho para notificar o rebanho na Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). A campanha de vacinação encerrou no dia 30 de junho após ser prorrogada uma vez, e tinha como estimativa vacinar mais de 22 milhões de animais no estado.
Na região do Baixo Amazonas, apenas os municípios de Faro e Terra Santa seguem calendário diferenciado da campanha por conta da aproximação com o estado do Amazonas, que ainda não é livre da febre aftosa.
O produtor que não notificar a vacinação estará sujeito à multa, cujo valor pode variar de acordo com a quantidade de animais.O produtor é o responsável pela vacinação e comunicação do processo de imunização.
A vacinação de bovinos e bubalinos é uma medida sanitária indispensável para o componente vigilância em propriedades rurais. O Pará possui, atualmente, o status de área livre de aftosa, mas com vacinação.
Até 2022, há a pretensão de se obter o status de área livre da doença sem vacinação. A suspensão da vacina não é imediata e necessita de análise de campo e dados científicos.

Uso da internet

Devido à pandemia do novo coronavírus, a notificação pode também ser realizada via internet, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3), que está disponível para acesso no site da Adepará.
Os registros das campanhas anteriores mostram que regularmente alcança-se a meta e que normalmente os índices estão acima de 98%. O Estado do Pará sempre ultrapassa a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que é de 90% de proteção em animais e propriedades, para áreas livres de febre aftosa com vacinação.

'Tiroteio' e confusão em bares são registrados no plantão da Seccional de Santarém

Homem que disparou tiros contra a fachada do bar na Rodagem
 foi flagrado por câmeras instaladas no local — Foto: Câmeras de segurança




















Seis pessoas foram apresentadas na delegacia, presas em flagrante por dirigir sob efeito de álcool, portar arma de fogo, furtar fios de cobre, e enquadramentos na Lei Maria da Penha.
O plantão da noite de sábado (3) e madrugada deste domingo (4) na 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, foi bastante movimentado. Casos de Maria da Penha e confusões em bares foram alguns dos casos registrados pelo delegado plantonista Herbert Farias.
Em um bar localizado na Avenida Magalhães Barata um homem disparou tiros contra a fachada do estabelecimento, por volta das 2h30, e em seguida foi embora. As ação foi capturadas por imagens das câmeras de segurança do local.
"Teve troca de tiros em um bar na Rodagem, já em outro local na Curuá-Una, teve 'pancadaria', em outros bares recebemos denúncias de perturbação do sossego alheio, ou seja, as pessoas hoje não sabem mais sair para brincar com respeito, mas sim com muita violência. A maioria dos crimes se baseia na irresponsabilidade", ressaltou o delegado.
Seis pessoas foram apresentadas na delegacia, presas em flagrante por dirigir sob efeito de álcool, portar arma de fogo, furtar fios de cobre, dessas, três por enquadramento na Lei Maria da Penha.
Com relação a confusão nos bares, os fatos devem ser comunicados a Divisão de Polícia Administrativa, que é responsável pela autorização desse tipo de "evento". "Acontece que algumas pessoas vão para se divertir, outros pra brigar e atirar. É uma confusão generalizada que tem acontecido em vários bares da cidade. Muitos não respeitam o decreto de receber só 50% da capacidade total, e você vê que fica lotado", disse Herbert.
* Colaborou Bena Santana, da 94 FM.