quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Governo do Pará garante que licitação para 100% de esgoto tratado em Alter do Chão será em 2020

 Serão investidos R$ 51,6 milhões com previsão de dois anos de obras

Foto: Reprodução

Cinco anos depois do Balneário de Alter do Chão sofrer um surto de Hepatite A, por falta de saneamento básico, o Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou, no dia 16 de setembro último, que o “Caribe da Amazônia” terá 100% de esgoto tratado. Em janeiro de 2015, autoridades de Saúde de Santarém suspeitaram que a contaminação da doença em pessoas em Alter do Chão, ocorreu por consumo de água de poços artesianos ou do Lago Verde. 

Na época, profissionais da área da saúde trabalharam com a possibilidade de que a grande quantidade de esgotos em frente à Vila de Alter do Chão lançaram coliformes fecais no Lago Verde, assim como podem ter contaminado o lençol freático e, com isso aumentaram a possibilidade de que pessoas que tiveram contato com a água, tenham sido acometidas pela Hepatite A. 

Segundo Helder, serão investidos R$ 51,6 milhões com previsão de dois anos de obras. “O distrito já está passando por serviços de ampliação no sistema abastecimento de água, mas ainda não conta com estruturas de tratamento de esgoto, que ainda é despejado na orla da vila”, disse o Governador.

Ele reitera que Alter do Chão é um paraíso fantástico no Estado, onde serão realizados coleta e tratamento de esgoto. “Essa medida é importante na vida das pessoas, como também, na preservação e cuidado com o meio ambiente. O próximo passo, a partir de agora, é o início do processo licitatório para que as empresas vencedoras possam iniciar as obras até o final do ano”, garantiu Helder.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que um emissário submarino será construído para despejar o esgoto já tratado na água a cerca de 5 quilômetros da praia, para garantir mais segurança a banhistas e turistas que visitam a vila.

O projeto básico prevê a construção da estação de tratamento de esgoto, 28 quilômetros de rede coletora e 1.035 ligações domiciliares, elevatórias.

Em postagem em uma rede social, na noite desta quarta-feira, 07, o senador Jader Barbalho (MDB), cumprimentou o governador Helder, por anunciar as obras sanitárias em Alter do Chão. “Cumprimento o governador Helder por contratar financiamento junto à Caixa Econômica e realizar as obras sanitárias necessárias para ter todo o esgoto de Alter do Chão, em Santarém, coletado e tratado. Quando fui governador fiz a estrada de acesso, coloquei água e energia firme, além de outras obras e serviços. Importante garantir a conservação ambiental de um dos mais belos destinos turísticos e ecológicos do mundo. Estou no Senado apoiando e o trabalho continua”, declarou Jader. 

CONSTATAÇÃO DO SURTO DE HEPATITE A

Em fevereiro de 2015, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) intensificou o trabalho de combate à Hepatite A, em Santarém. Após a divulgação do relatório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que apontou a presença de coliformes fecais em mais de 80% das amostras de água coletada nas praias de Alter do Chão, a Sespa ampliou a campanha de combate à doença e liberou 500 doses de vacina contra Hepatite A adulto, destinada aos moradores do balneário. 

Além da Sespa, a Divisão de Vigilância em Saúde de Santarém (Divisa), na época, alertou os órgãos responsáveis com informações sobre o aumento do número de casos de hepatite A, em Alter do Chão. 

Dados da Divisa apontaram que no ano de 2012, foram registrados 52 casos de Hepatite A, em Santarém. Enquanto que em 2013 se somaram 45. Em 2014, houve um considerável aumento: foram registrados 126 casos, sendo 12 somente na vila de Alter do Chão. Já em janeiro de 2015, das 14 pessoas que foram atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Alter do Chão, em cinco foi confirmada a doença. 

Na época, o médico da UBS de Alter do Chão, Frederico Galante também alertou as autoridades do Município e do Estado, sobre o aumento nos casos de Hepatite A, na Vila Balneária. Segundo Galante, no período de 09 a 19 de janeiro de 2015, cerca de 15 pessoas procuraram a unidade de saúde, apresentando os sintomas da doença.

Fonte: Portal Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário