quarta-feira, 1 de abril de 2020

Homem de 60 anos com suspeita de coronavírus morre em Juruti

Paciente estava internado no Hospital Municipal, 
após chegar do estado do Amazonas
Um homem de 60 anos que estava internado desde a semana passada no Hospital Municipal de Juruti, no Pará, com suspeita de coronavírus, não resistiu e faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 01 de abril. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a coleta do material biológico do paciente foi feita na segunda-feira, dia 30 de março, para que fosse realizado o exame da Covida-19 em Belém.
Informações repassadas à reportagem, durante uma coletiva da Prefeitura à imprensa na segunda-feira (30/03), são de que duas semanas atrás o homem de 60 anos havia chegado ao município de Juruti vindo do Manaus (AM), e apresentava quadro de gripe, ocasião em que foi internado no Hospital Municipal para tratamento de pneumonia, mas após os profissionais de saúde tomarem conhecimento que a pessoa havia chegado do Amazonas onde já haviam sido registrados vários casos de coronavírus, ele foi colocado em isolamento e o material coletado foi encaminhado para Belém, onde é feita a análise no Laboratório Central (Lacen). O quadro clínico do paciente se agravou na terça-feira, dia 31 e a Secretaria de Saúde do Município tomou todos os procedimentos para mantê-lo vivo. Infelizmente o paciente não resistiu e foi a óbito por volta das 4:30 horas desta quarta-feira.
A Prefeitura de Juruti encaminhou uma Nota à imprensa informando sobre o falecimento do paciente. Apesar de todos os procedimentos tomados pela Secretaria de Saúde, o paciente foi a óbito. Veja abaixo a Nota na íntegra:

Comunicado

É com pesar que a Prefeitura de Juruti, por meio da Semsa - Secretaria Municipal de Saúde, informa que o paciente de 60 anos, internado no Hospital Municipal, sob suspeita de Coronavirus, faleceu por volta das 4h30 desta quarta-feira, 01/abril.
Ontem, o quadro clinico do paciente se agravou subitamente. Ele recebeu todos os procedimentos necessários, inclusive com ventilação mecânica, foi assistido por uma equipe de 4 médicos, porém, não foi possível estabilizá-lo. A Semsa estava aguardando a liberação de um leito de UTI em Santarém para a transferência do paciente.
Informamos ainda que a liberação do corpo seguirá todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde já solicitou à Sespa - Secretaria de Estado de Saúde, celeridade na liberação do resultado do exame do referido paciente, que só é feito no Laboratório Central, em Belém.
Comunica também que os testes rápidos só estarão disponíveis no mercado daqui a 15 ou 20 dias, conforme contato com as empresas fornecedoras.
(Fonte: Portal Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário