terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Prefeito assina ordem serviço para perfuração de poços em comunidades da zona rural

Na manhã desta terça-feira (03), às 11h, nas dependências do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam), o prefeito de Santarém Nélio Aguiar realiza assinatura da ordem de serviço para perfuração de poços pra abastecimento de água Potável que beneficiará as Comunidades: Santa Luzia e Arimum na Região do Arapiuns e Murui no Lago Grande. O montante da ordem de serviço das três obras é de R$ 177.543,69 e a empresa vencedora da licitação terá 30 dias para concluí-las.
Na ocasião estarão presentes o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, vice-prefeito José Maria Tapajós, Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, responsável pela empresa contratada, além de técnicos da Semap e representantes das comunidades.
A população residente nas comunidades, onde serão perfurados os poços tubulares de água é predominantemente de baixa renda, estando às mesmas desprovidas de qualquer sistema de microdrenagem, podendo ocasionar a contaminação do lençol freático mais superficial, através de vírus e bactérias patogênicas.
Sensível a esta situação o município dá continuidade aos investimentos na implantação de novos sistemas de abastecimento de água na Zona Rural. Os projetos justificam-se não somente no que se refere aos aspectos ambientais e de saneamento básico, mas também, e principalmente, na possibilidade de melhorias nas condições de saúde e nutrição de seus habitantes. Trata-se, portanto, de investimentos na área social da mais alta importância.

Santa Luzia

Atualmente a Comunidade não possui sistema de abastecimento de água para atender seus moradores. Hoje em dia, os comunitários existentes se abastecem em sua maioria de água superficial proveniente de rios e igarapés.

Arimum

Esta localidade também não possui sistema de abastecimento de água para atender seus moradores. Atualmente os comunitários existentes se abastecem em sua maioria de água proveniente do rio Arapiuns. A população da comunidade sofre com a falta de água, fato este que aliado também à falta de tratamento adequado para os dejetos humanos, provoca o aparecimento de casos de doenças de veiculação hídrica.

Murui

Esta comunidade localizada no PAE Lago Grande também não possui sistema de abastecimento de água. Os moradores da comunidade se abastecem de poços rasos tipo cacimbas existente na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário