domingo, 10 de novembro de 2019

Círio 101 será um marco na vida católica dos santarenos

O município de Santarém já começa a receber fiéis de todos os cantos do mundo para viver seu Círio 101, que tem como tema: “Maria, nossa mãe”, que se realizará no dia 24 de novembro. Na próxima semana, fiéis vindos da várzea, planalto e municípios vizinhos também estarão presentes na cidade para participar e homenagear a Virgem da Conceição, numa celebração que coincide com a elevação de Diocese à Arquidiocese, o que vem só ilustrar ainda mais este grande momento de manifestação de fé à Virgem da Conceição.

Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 6, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese. O Vaticano nomeou como primeiro arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. O Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses. Santarém estava vacante desde 2018, quando dom Flávio Giovenale tomou posse como bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Dom Irineu tomará posse como Arcebispo de Santarém no dia 2 de fevereiro de 2020 na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'aniello, de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais. Até o dia da posse, padre Odirley Maia continua como administrador diocesano.
Para os católicos, este é um momento mágico e a tradição nos leva à celebração que se estende à confraternização das famílias, seja na participação da Caminhada com Maria, do Círio, na celebração dos cultos ecumênicos, ou até no prestígio da culinária usual que neste grande momento se manifesta nos lares dos santarenos. Cada fiel realiza sua reverência de maneira bastante íntima e a reação é a mais adversa diante das celebrações.

Lembranças

Há vários anos o Círio teve a presença de diversas pessoas que se destacaram pelo empenho na realização desta grande festa. Podemos destacar algumas celebridades cristãs, que não estão mais aqui presentes entre nós: Wilson Fonseca (criador do Hino da Festa), Machadinho, Bigode da Rede Celpa, Ray Brito, Francis; os bispos Dom Tiago Ryan, Dom Lino Vombommel, dentre outros. Estes são apenas alguns dos colaboradores que se identificaram com esta grande festa, empenhando-se ao máximo para que ela chegasse a ser o que é hoje. Vale ressaltar que os que estão presentes, atuando como Gilberto Dinely, sua equipe e outros voluntários, tem empregado o real valor desta celebração, que é a devoção à Maria, intercessora junto a seu Filho, Jesus Cristo.
O blogdojurandiranselmo.blogspot.com.br, a partir de hoje estará publicando fatos históricos sobre o Círio, entrevistas e acontecimentos referentes a esta grande festa católica, que chega à sua 101 edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário